segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Jerns continua movimentando o interior. 7 mil e 700 alunos vão participar das próximas etapas.


Os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte, XLI JERNS, chegaram à metade e continuam movimentando o interior do Estado. No próximo final de semana terá início à etapa de Parnamirim, no início da semana a de Currais Novos, Assu e Caicó. Este ano, já foram realizadas seis etapas de um total de doze que serão organizadas, pelo interior do Estado, além da etapa final agendada para o período de 21 a 31 de outubro em Natal.

Nesta edição, a CODESP já realizou as etapas das regiões do Potengi e Trairi, em Santa Cruz, com a participação de 1.600 alunos e 50 escolas. Em julho, foram realizadas as etapas de Umarizal que contou com a participação de 629 alunos e 27 escolas, a etapa de Apodi com a presença de 1.100 alunos/atletas de 36 unidades, além das etapas de João Câmara com a participação de 1.602 alunos/atletas de 48 escolas, Macau com a participação de 1.059 alunos/atletas de 32 escolas e Pau dos Ferros com a presença de 1.461 alunos/atletas, pertencentes a 52 unidades escolares.

A Coordenadoria de Desporto da Secretaria Estadual de Educação, responsável pela organização e execução do certame, espera a participação de 22 mil alunos/atletas até a fase final.  Com isso, a CODESP espera cumprir o objetivo dos Jerns que é buscar a participação do maior número de alunos possível, uma vez que, o propósito não é trabalhar o esporte de rendimento - aquele que busca descobrir talentos e envolvem apenas os melhores – mas trabalhar o desenvolvimento físico, intelectual e a formação do cidadão por meio da prática esportiva.

Com quarenta e um anos de experiência, os Jerns se tornaram uma fase importante da vida do cidadão potiguar. Por meio do evento, o esporte local já descobriu talentos que fizeram sucesso no Brasil e no mundo como Virna, jogadora de voleibol da seleção Brasileira, Vicente lenilson, medalhista olímpico e Magnólia Figueiredo, atleta olímpica também do atletismo.

Com tantos anos de realização, não há estudante que não deseje participar das competições. Um caso emblemático, ao longo desses anos, ocorreu no município de Umarizal sede de uma das etapas da Região Oeste. No ano de 2005, um professor de educação física não inscreveu uma equipe de futsal de sua escola. As competições começaram e ao serem informados do fato os alunos da equipe buscaram a justiça reivindicando o direito de participar. O promotor local se sensibilizou com o desejo dos alunos e exigiu a paralisação dos jogos para que a equipe pudesse participar. Os meninos chegaram a jogar duas vezes ao dia para cumprir o calendário e mesmo assim acabaram sendo campeões.     

O fato narrado deixa evidente a importância que os Jerns representam para os alunos. O professor de educação física Geovany Cavalcante, da Escola Estadual Tancredo Neves de Umarizal, afirma que o esporte é um grande incentivo para manter os alunos na escola e que no interior do Estado essa necessidade é ainda mais importante para diminuir o trabalho infantil e a violência. "Em uma região tão problemática como a nossa com relação à violência, o esporte é fundamental. Esse desejo dos alunos de participar dos Jerns, agente tem que aproveitar e incentivar ainda mais. Eles gostam tanto que alguns chegam a nos (professores de educação física) chamar de pai."  

Nesta sexta (05), as competições prosseguem com a abertura da etapa de Parnamirim que vai contar com a participação de 2.176 alunos/atletas, 60 escolas e 12 municípios. Na segunda (08) será feita a abertura da regional de Assu com 1.653 alunos/atletas inscritos e 50 escolas e na terça feira (09) a de Currais Novos com 1.920 alunos/atletas, 54 escolas e 12 municípios. Na quinta feira (11) é a vez da regional do Seridó Oriental sediada em Caicó que terá a participação de 1.955 alunos/atletas. 

Fonte: seec rn 

Nenhum comentário:

Postar um comentário