quarta-feira, 13 de julho de 2011

Uniped encerra atividades a partir de hoje e abre lacuna na estrutura da saúde de Mossoró e região

Mossoró deixará de contar com mais um hospital. Depois do fechamento de unidades tradicionais nos últimos anos, como o Hospital Duarte Filho e a Maternidade Santa Luzia, agora é a vez da clínica pediátrica Uniped encerrar as atividades hoje, às 7h, quando seria a troca do plantão médico. O encerramento deixa lacuna no sistema de saúde de Mossoró.

É que a Uniped era a única clínica pediátrica de Mossoró e a única a oferecer serviço de plantão 24 horas específico para crianças. O fechamento torna ainda mais precário a assistência pediátrica na cidade, comprometendo o atendimento a crianças e adolescentes do município e região, já que sobrecarregará ainda mais a rede pública de Mossoró.
Isso porque o fechamento da Uniped obriga atendimento de urgência nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), cuja carência de médicos pediatras já é motivo de constantes reclamações dos usuários. Com a sobrecarga, a situação certamente piorará, haja vista a demanda crescente.O encerramento das atividades da Uniped, após 15 anos de funcionamento, é motivado por crise financeira e fracasso de negociações com diversos grupos para venda da clínica. Há tempos enfrenta dificuldades financeiras, a exemplo de outras unidades de saúde privadas que, como a Uniped, tiveram que encerrar as atividades devido à crise financeira.O fechamento foi anunciado pela direção da clínica em nota no último dia 16 de junho. "Depois de prolongadas negociações com grupos variados, visando à permanência dos serviços funcionando, sem lograr o êxito desejável, tomamos esta decisão, baseada, principalmente na dificuldade de contratação de novos pediatras e manutenção da Uniped dentro de um orçamento financeiro adequado ao seu funcionamento", diz a nota.Segundo a direção, esses são requisitos básicos para continuidade do atendimento de qualidade e, como não é possível mantê-los, o fechamento da clínica se tornou inevitável, decorrente de dificuldades agravadas ao longo dos anos e contra as quais a direção da Uniped lutou nos últimos tempos, chegando a colocá-la à venda como alternativa ao fechamento. 
NEGOCIAÇÕES
O fechamento da Uniped chegou a ser cogitado em meados de maio, mas foi descartado na ocasião em entrevista ao O Mossoroense pelo médico pediatra Dix-sept Rosado Sobrinho, sócio da Uniped com as colegas pediatras Edna Carvalho e Socorro Estrela. A intenção era manter o funcionamento, mas com outra administração.Na oportunidade, Dix-sept Sobrinho se mostrava otimista. "A clínica está à venda, em negociação. Este mês deveremos receber uma proposta e, quando isso acontecer, vamos analisá-la. A Uniped continua com os plantões normais, à venda, e a expectativa que o negócio seja fechado em breve", disse, em entrevista publicada neste periódico dia 14 de maio.Existiam duas ou três empresas interessadas, mas em maio apenas uma estava com real intenção de compra. As negociações, porém, não prosperaram; Governo do Estado e Prefeitura de Mossoró não se mobilizaram, e Mossoró perde hoje a única unidade pediátrica remanescente e que foi obrigada a fechar, como a Samec.
Prédio deverá ser vendido para saldar dívidas
Localizada em endereço privilegiado, na avenida Rio Branco, próximo à Praça da Criança, a sede da Uniped será vendida para quitação de débitos e pagamento de encargos decorrentes com a demissão de 45 funcionários, disse ontem o médico pediatra Dix-sept Rosado Sobrinho, um dos sócios da clínica.
Ele, entretanto, não descarta a possibilidade de outro empreendimento de saúde assumir o espaço. "Isso não está descartado. Pode ser que aconteça após o fechamento", admite Dix-sept Sobrinho, acrescentando que foi feito o possível para que a clínica continuasse a funcionar e mantivesse a média de 12 mil atendimentos por mês.Mas ele lamenta a falta de apoio e de valorização de uma arte tão complexa e nobre que é a de atender crianças e adolescentes em horas das mais difíceis, qual seja a da dor, a da doença. Ele enaltece o empenho das sócias, colegas pediatras Edna Carvalho e Socorro Estrela, ao longo dos anos e o esforço para manter a clínica.
Unidade é a sexta a fechar nos últimos anos
A Uniped é mais uma unidade de saúde a fechar em Mossoró nos últimos anos. A primeira da série foi a Samec. Pouco tempo depois, a Casa de Saúde São Camilo de Lélis não fechou porque foi socorrida pela Prefeitura. Depois, a Mater Dei decidiu encerrar suas atividades, seguida pela Unicárdio, que foi arrendada pela Unimed.
Por fim, o Hospital Duarte Filho e a Casa de Saúde Santa Luzia também não resistiram às dificuldades e decretaram a falência. A justificativa dos administradores das unidades foi a mesma: insuficiência de recursos para manter a estrutura hospitalar, que está minguando na rede privada enquanto aumenta a demanda por serviços em Mossoró.Outro fato que comprova esse enxugamento é a transferência do Hospital da Unimed para o Hospital Wilson Rosado, o que significará, na prática, menos um endereço hospitalar em Mossoró - subtração de mais um local da minguante estrutura de saúde da cidade, porque eliminará o hospital em funcionamento desde 2007 no bairro Nova Betânia.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário