quarta-feira, 16 de março de 2011

Papel reciclado transforma-se em arte

A ex­po­si­ção “Ori­gens Nor­des­te Bra­sil” será aber­ta hoje, às 19h, na ga­le­ria New­ton Na­var­ro, da Ca­pi­ta­nia das Artes, com 80 obras de arte as­si­na­das pela ar­tis­ta plás­ti­ca Ana Selma Gal­vão, que usa como téc­ni­ca e matéria-prima a reu­ti­li­za­ção papel, doado por ins­ti­tui­ções, em­pre­sas e es­co­las. A ini­cia­ti­va visa in­cen­ti­var a sus­ten­ta­bi­li­da­de. Ana Selma reu­ti­li­za o papel por meio de téc­ni­cas como o pa­pier mâché, que sig­ni­fi­ca papel amas­sa­do, pi­ca­do e es­ma­ga­do, uma téc­ni­ca mi­le­nar feita com papel pi­ca­do em­be­bi­do em água, coado e mis­tu­ra­do com cola. Com esta massa é pos­sí­vel mol­dar ob­je­tos em di­fe­ren­tes for­ma­tos. Ana Selma tam­bém uti­li­za nas suas obras a téc­ni­ca da pa­pie­ta­gem, em que usa o balão, fo­lhas de papel e goma de man­dio­ca.

Para a ex­po­si­ção “Ori­gens Nor­des­te Bra­sil”, a ideia foi aliar arte e sus­ten­ta­bi­li­da­de, transformando-as em íco­nes que re­pre­sen­tam a cul­tu­ra nor­des­ti­na, como Lam­pião e Maria Bo­ni­ta, a Baia­na, o Bumba-meu-Boi, o Pes­ca­dor, entre ou­tros. A ex­po­si­ção fi­ca­rá na Ca­pi­ta­nia das Artes du­ran­te um mês – até o dia 15 de abril, com vi­si­ta­ção de se­gun­da a sexta-feira, das 9h às 17h. 

A ex­po­si­ção é in­te­gran­te do pro­je­to “Ana Selma Arte Eco­ló­gi­ca nas Es­co­las”, que tem como con­cep­ção ar­tís­ti­ca a re­ci­cla­gem do papel por meio da trans­for­ma­ção dessa matéria-prima tão sim­ples - o papel maché - em ricas peças de arte, além de ou­tras téc­ni­cas. As peças para essa ex­po­si­ção co­me­ça­ram a ser ela­bo­ra­das em maio de 2010 e têm como ins­pi­ra­ção a cul­tu­ra nor­des­ti­na, que é um pa­tri­mô­nio na­cio­nal. As ren­dei­ras, va­quei­ros, can­ga­cei­ros e ou­tros per­so­na­gens foram re­cria­dos a par­tir do papel. O pro­je­to conta com apoio da Lei de In­cen­ti­vo à Cul­tu­ra Djal­ma Ma­ra­nhão.

Des­per­tar o in­te­res­se pela re­ci­cla­gem, sus­ten­ta­bi­li­da­de e apro­xi­mar as crian­ças das ques­tões am­bien­tais são os ob­je­ti­vos da ar­tis­ta. Du­ran­te a ex­po­si­ção, serão mi­nis­tra­das qua­tro aulas, onde o vi­si­tan­te irá apren­der as téc­ni­cas, além de ter a pos­si­bi­li­da­de de criar sua pró­pria obra pin­tan­do más­ca­ras de pa­pier mâché. 
Após esse pe­río­do na ca­pi­tal po­ti­guar, a ex­po­si­ção segue rumo ao Porto, em Por­tu­gal, com aber­tu­ra mar­ca­da para o dia 9 de maio, no Gran­de Co­lé­gio Uni­ver­sal. Em ter­ras lu­si­ta­nas, a “Ori­gens Nor­des­te Bra­sil” fica em exi­bi­ção até o dia 23 de maio.

Serviço:
Exposição Origens 
Nordeste Brasil
Projeto Ana Selma Arte Ecológica nas Escolas”
Abertura hoje (15), às 19h, na Galeria Newton Navarro - Capitania das Artes - Ribeira
Visitação de segunda à sexta, das 9h às 17h, até 15 de abril.
Entrada gratuita


fonte: correio da tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário