terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Projeto idealizado por professores do IFRN leva cinema gratuito às comunidades rurais

APODI - A comunidade do sítio Grossos, neste município, recebeu uma equipe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), Campus Apodi, com o Projeto Cinema na Zona Rural para uma sessão de cinema com o filme "Narradores de Javé". Os participantes tiveram direito a pipoca e refrigerante.
O filme narra a história de uma comunidade que luta, através da valorização de suas origens, para impedir que a construção de uma hidroelétrica venha a inundar a cidade. Os moradores da comunidade compareceram em grande número no local de exibição do filme.
O projeto, idealizado por Genildo Fonseca e Ângela Gracindo, do IFRN, e apoiado por Cléia Macedo, responsável pelo Departamento da Fazenda Escola, teve seu início no último dia 22 e está programado para ocorrer mensalmente, em diferentes comunidades rurais do município de Apodi, a partir de fevereiro de 2011.
Os idealizadores entendem que as populações rurais não dependem só de comida, eles também querem diversão e arte, como já dizia a música. Baseado nisso, eles resolveram ampliar o projeto, possibilitando que outras localidades rurais sejam contempladas como Cinema na Zona Rural.   
Ainda como atividade marcante neste final de ano, as turmas de Biocombustível Integrado realizaram visita técnica ao parque eólico Rosa dos Ventos, em Aracati (CE). Os alunos que participaram da viagem tiveram a oportunidade de explorar, na prática, assuntos relacionados às disciplinas de Inglês, Física e Educação Física.
A atividade externa foi coordenada pelo professor Jean Francisco, de Língua Inglesa, que levou os alunos após a visita ao parque, à vila de Canoa Quebrada para observação do uso do inglês como língua franca no vilarejo. Lá se pode identificar o uso constante deste idioma desde os estabelecimentos mais simples às placas de identificação e orientação histórica e direcional da vila.
Na biblioteca pública do local é possível folhear obras em diversos idiomas. Esses livros são geralmente doados pelos turistas ou até mesmo esquecidos nas pousadas, que direcionam para o acervo da biblioteca.
Força e produção de energia oriundas dos aerogeradores foram pontos observados pelo professor de física Glauco Eduardo Rocha. O professor Marcos Antônio da Silva atribuiu algumas atividades físicas como alongamento e respiração aos estudantes antes da caminhada até o ponto onde se encontravam os geradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário