terça-feira, 31 de agosto de 2010

Servidores da Educação realizam assembleia em protesto contra benefícios atrasados

Professores da rede pública estadual de ensino realizaram ontem assembleia para discutir a situação dos servidores da educação. O principal motivo do encontro foi a insatisfação de cerca de 6 mil docentes, segundo dados da Dired, que atuam nas escolas de Mossoró e região com atrasos nos pagamentos de progressões e outras vantagens.
Um dos coordenadores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte), Josué Damasceno, explicou que desde o início de agosto o governo estadual foi informado sobre uma parada de advertência que aconteceria ontem. "Nós informamos que se o governo não sinalizasse com uma proposta de pagamento dos atrasados, realizaríamos uma parada estadual no dia 30. Mas, no dia 24 o governo mandou um ofício se comprometendo a colocar tudo em dia no final de setembro".
Devido a promessa, os servidores decidiram não realizar a parada, mas apenas uma assembleia. "Até 2001 nós recebíamos uma gratificação por trabalho em sala de aula (GISA). E ainda tem servidores com pendências desse pagamento, por exemplo. Além disso, ainda tem as promoções e outras vantagens que foram publicadas desde janeiro, mas não foram pagas", diz Josué. Ele reforça que a categoria está pressionando o sindicato na tentativa de resolver esses impasses.
"Eles estão pressionando e querem uma resposta. Após a última greve já tivemos várias audiências com o governo e eles prometeram que pagariam em junho, depois julho, adiaram para agosto e agora setembro. Sabemos que é difícil fazer greve agora, pois está no fim do ano e também pelo período eleitoral, mas isso não está descartado", garante o coordenador. A falta de professores nas escolas é outra questão que está na pauta da categoria.
"A dired anunciou a seleção para contratados, mas já estamos praticamente em setembro. Nós sabemos que o número não será suficiente para suprir a necessidade. Só este ano cerca de mil docentes se aposentaram em todo o Estado", explica Josué. A manifestação da categoria ocorreu também em Natal, onde os professores estiveram durante toda a manhã em frente à Secretaria de Educação, no Centro Administrativo.

> matéria extraída do Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário