segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Nutricionista aponta erros na alimentação das crianças

O dia-a-dia é corrido. Criança para cuidar, casa para arrumar, cozinhar, passar. Tantos afazeres domésticos acabam por limitar o tempo das mamães no preparo de uma alimentação mais saudável para os filhos. Nessa hora, a maioria das mães peca ao escolher alimentos industrializados, de maior praticidade no preparar e no servir, mas, que com sua oferta diária, acarretam sérios prejuízos à saúde dos pequenos. Pensando em alertar sobre essa prática, a Divisão de Nutrição do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel realizou nesta segunda-feira (30), às 9h, no setor de pediatria, a palestra "Erros Alimentares na Infância: Como Tratá-los".


A nutricionista Bet-Gleide, que ministrou a palestra, esclarece que, ao contrário do que se possa pensar, o fator financeiro nem sempre é o maior motivo para que as mães procurem os alimentos industrializados como primeira fonte de alimentação para os filhos. "Conheço casos em que as mães até têm os alimentos como frutas e verduras em casa, mas preferem a praticidade dos industrializados. Algumas mães são muito acomodadas".


O uso de alimentos industrializados na dieta de crianças, pode ser um preço alto demais a ser pago a curto prazo.  A nutricionista conta que já atendeu crianças com idade entre 6 a 8 anos com níveis de triglicerídeos muito elevados. "Essas crianças são fortes candidatas a ser vítimas de um acidente cardiovascular (AVC)", alerta. Uma alimentação errada também pode gerar vários outros distúrbios na criança como desnutrição, diabetes, anemias, além de comprometer sua imunidade.
Segundo Gleide, o ideal é que a partir dos seis meses o bebê já tenha incorporado a sua alimentação, pelo menos uma refeição salgada como sopa, feijão e arroz, entre outras. Aos 10 meses, duas refeições já são indicadas. Confira abaixo algumas dicas preciosas e os principais erros que as mães podem cometer na alimentação dos filhos.


CERTO
- Oferecer o aleitamento materno até os primeiros seis meses de vida
- Preparar lanches saudáveis como frutas, um ou dois legumes e/ou verduras ao dia
- Nunca substituir o almoço ou jantar por mingau ou sanduíche
- Não substituir sucos naturais por refrigerantes e bebidas artificiais
- Ter hábitos alimentares corretos para dar bom exemplo às crianças.

ERRADO
- Introduzir do leite de vaca nos primeiros seis meses de vida
- Após os seis meses de vida com aleitamento materno exclusivo, não introdução de frutas, verduras e legumes
- Substituir almoço e jantar por mingau, sanduíches e refrigerantes
- Oferecer lanches não saudáveis (biscoitos recheados, balas, chocolates, refrigerantes, entre outros)
- Usar excessivamente o açúcar nas preparações
- Permitir que as crianças consumam pirulitos, balas ou chicletes, próximo às principais refeições.

Para outras informações: Assessoria de imprensa 3232-7166

Nenhum comentário:

Postar um comentário