quinta-feira, 14 de junho de 2018

Estudantes do RN apresentam projetos de lei do Programa Parlamento Jovem


Na tarde ontem (13), onze alunos do ensino médio da rede estadual, apresentaram os projetos de lei selecionados para concorrer às vagas de Deputado Jovem na 15ª edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro. Ao total, o programa recebeu 65 inscrições de estudantes de todas as redes de ensino do RN, sendo 52 inscritos da rede estadual. A solenidade aconteceu no auditório Cortez Pereira, localizado na Assembleia Legislativa do RN. 
Jordana Graziele Corrêa, da Escola Estadual em Tempo Integral, Dom Nivaldo Monte, localizada em Parnamirim, foi uma das estudantes que apresentou um projeto e destacou a experiência como importante para sua vida. “É um momento em que me senti ouvida, é como se estivessem nos dando uma voz que em muitos momentos tivemos que conter. O meu projeto sendo selecionado para a próxima etapa, vai atuar na parte de seres humanos e pessoas e ter esse direcionamento é muito importante”, declarou ela.
Nessa etapa, os estudantes fizeram a apresentação oral dos seus projetos e suas motivações. A Comissão Estadual do Programa, composta por três técnicos da SEEC, foi a responsável por fazer a avaliação da desenvoltura dos alunos e  vai selecionar 04 propostas que serão enviadas para a fase final, que acontece do dia 1 a 5 de outubro, em Brasília. O resultado será divulgado no próximo dia 20.
Em sua fala, a Secretária de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa, destacou que o Programa coloca os jovens como protagonistas, encorajando-os a irem em busca do que acreditam. “São jovens protagonistas parlamentares, envolvidos em um projeto extraordinário que proporciona transformação e engajamento. O que proporciona também um empoderamento, mostrando o potencial de cada um. Precisamos acreditar nos sonhos, pois vocês podem ser o que quiserem”, declarou Santa Rosa.
Desenvolvido pela Câmara dos Deputados, o programa tem como objetivo oferecer aos jovens do ensino médio das escolas públicas do país, a possibilidade de vivenciar o processo político e democrático, através da participação desses estudantes, como jovens deputados, em uma jornada parlamentar. Para participar, os interessados criaram um projeto de lei que ajuda a resolver problemas cotidianos da sociedade. A temática dessa edição foi “Você escolhe seu representante. Você escolhe ser representante”.
“Nós seguimos os três critérios da própria Câmara para fazer a seleção na atual etapa. São eles a justificativa, que consiste nos motivos e na intenção da proposta, a relevância e o mérito para a sociedade e a técnica legislativa, ou seja, como o projeto foi escrito. Além disso, fazemos uma triagem para evitar plágios”, explicou Vera Reis, Coordenadora Estadual do Programa.
Os selecionados nessa etapa vão viajar com todas as despesas custeadas pela Câmara dos Deputados, para apresentar seus projetos de lei e vivenciar uma semana do trabalho dos deputados federais, convivendo com jovens de todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário