quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Editoras apostam nos pequenos leitores


O público infantil já se mostra cativo nas tardes da sétima edição da Feira do Livro de Mossoró. Objetivando atrair a atenção dos pequenos leitores, muitos dos estandes de editoras montados no pavilhão do evento, na Estação das Artes Elizeu Ventania, têm apostado em programações lúdicas para atraí-los.
E vale de tudo para fisgar a atenção dos pequeninos: atividades artísticas, dinâmicas, e, claro, muitas atividades de leitura e contação de histórias. Arlene Maranhão, 9 anos, convenceu a empregada doméstica a levá-la na tarde de ontem. Nos planos não tinha nada de extraordinário. "Queria ver os livrinhos de história em quadrinho", diz ela. A pequena fala como gente grande e a destreza com as palavras, ela garante que "as historinhas sempre têm palavras novas", de onde abastece seu vocabulário.
O universo literário para a pequena Arlene e as demais crianças que passam pela Feira do Livro é imenso e vai desde atividades específicas em editoras, cujos títulos atendem a leitura dos adultos a estandes montados com total foco no público infantil. É o caso do espaço da Petrobras, que com a denominação "Escolinha da Roça" oferece às crianças atividades de recreação, contação de histórias, desenhos e muito mais.
FORMANDO
NOVOS LEITORES
No estande do JORNAL DE FATO, o Projeto Formando Novos Leitores leva a mesma proposta: por meio de atividades recreativas, atrair a atenção dos pequenos apaixonados pelos livros e ainda induzir as crianças a criar gosto pela literatura. Diariamente, são ministradas três oficinas por cada turno, abarcando uma média de 50 crianças.
Durante os três dias de oficinas, aproximadamente 250 crianças devem passar pela iniciativa. De acordo com Larissa Gabrielle, gerente de Marketing do JORNAL DE FATO, a principal intenção do projeto é "estimular a leitura nas crianças através da criatividade". Ela defende ainda que "cada texto, cada leitura traz em si a verdade de quem o escreve e é isso que buscamos passar para as crianças".
Frei Beto, um dos principais nomes da Feira do Livro, sobe hoje ao palco do Circo da Luz, às 20h30, com o professor Antônio Capistrano, para um bate-papo sobre sua obra, composta de 53 títulos e atuação política em defesa dos direitos humanos.

Seminário discute hoje Jornalismo Esportivo
O JORNAL DE FATO promove hoje a segunda noite de discussões dentro do 1° Seminário de Jornalismo, no auditório do pavilhão da Feira. Hoje, o tema de debate será Jornalismo de Esporte, com as "pratas da casa" Magnus Alves e Marcos Santos, que recebem para a discussão Fábio Oliveira (TCM) e Fabiano Mores (Inter TV Cabugi).
Os interessados devem se inscrever na sede do JORNAL DE FATO, Avenida Rio Branco, 2203, ou ligar para o telefone 3323-8900 e doar um quilo de alimento não perecível.
A primeira rodada de debate aconteceu ontem, com a presença do jornalista Jomar Morais, que, juntamente com Higo Lima, Izaira Thalita e Janaina Holanda, conversaram sobre Jornalismo de Revista. No leque de discussão entram os desafios e as perspectivas e as experiências de profissionais que escrevem para o segmento revista.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário