quarta-feira, 26 de julho de 2017

Educação: Realização do Encceja 2017


Com as recentes mudanças no ensino médio de todo o país, o Enem deixa de oferecer a opção de jovens e adultos obterem a certificação relativa a esse nível de escolaridade. Como forma de continuar oferecendo esse direito aos maiores de 18 anos que ainda não concluíram seus estudos na idade própria, o Inep volta a oferecer a possibilidade de certificação através do exame do Encceja, com provas mais adequadas para esse público. Também continua sendo oferecida a certificação relativa ao ensino fundamental para aqueles que têm a partir de 15 anos de idade.

O que é o Encceja
O Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que afere as competências, habilidades e saberes adquiridos durante o processo escolar ou no convívio social na família, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.É um exame gratuito e de participação voluntária dos interessados.
Elevação da escolaridade da população
O Encceja Nacional consiste tambémnuma excelente oportunidade que deve ser aproveitada pelo estado do RN e seus municípios para elevarem a escolaridade média da população, buscando atender o que preceitua o plano estadual de Educação, na sua Meta 5, entre outras.

Certificação e Declaração de Proficiência do Encceja
O participante poderá solicitar a certificação ou o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em edições anteriores do Encceja ou do Enem.A emissão dos documentos certificadores (Certificado e Declaração de Proficiência) é de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação.

Áreas do conhecimento avaliadas
As áreas do conhecimento avaliadas foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum Curricular, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

As provas do Exame são estruturadas da seguinte forma:
I - Para o Ensino Fundamental:
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.
II - Para o Ensino Médio
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Cronograma
São as seguintes as datas de publicação do edital, inscrições e aplicação das provas do Encceja Nacional:
Publicação do edital: 24 de julho
Inscrições: 7 a 18 de agosto
Aplicação: 8 de outubro

Onde realizar as inscrições
Os candidatos à certificação deverão fazer suas inscrições exclusivamente via internet, no portal do Inep, conforme o período programado.

Locais de aplicação das provas
No Rio Grande do Norte, são as seguintes as cidades onde haverá aplicação de provas do Encceja 2017, devendo os candidatos optarem por uma delas e não sendo possível fazer permuta após efetivada a inscrição:
▪ Açu (11ª Direc)
▪ Caicó (10ª Direc)
▪ Joao Câmara (16ª Direc)
▪ Mossoró (12ª Direc)
▪ Natal (1ª Direc)
▪ Pau dos Ferros (15ª Direc)

Atribuições das Direcs
Tendo em vista o Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o INEP e as Secretarias Estaduais de Educação para a realização do Encceja em todo o país, cabe à SEEC viabilizar as condições para a aplicação do Exame, através das 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura. Desse modo, cabe a cada Direc:
▪ Promover conjuntamente a divulgação do certame, a partir dos materiais de divulgação e outras informações disponibilizadas pelo INEP, utilizando-se de diferentes canais de comunicação, dentre eles as escolas da rede de ensino, rádios e sistema de difusão locais, blogs, redes sociais, etc.;
▪ Sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do Encceja para a elevação da escolaridade da população de jovens e adultos, conforme preconizada em diferentes metas do Plano Estadual de Educação;
▪ Articular-se com os municípios e outras entidades da sua jurisdição para um maior alcance das informações relativas ao Exame junto à comunidade;
▪ Orientar e apoiar o processo de inscrição dos interessados, através das equipes das Direcs e das escolas, viabilizando, sempre que possível, o acesso à internet para a concretização das inscrições, as quais serão realizadas exclusivamente via internet, no portal do Inep;
▪ Disponibilizar espaço físico de unidades de ensino para a aplicação das provas, uma vez consolidado pelo Inep o número de participantes em cada município polo;
Mediar, no âmbito regional,todo o processo de articulação da 

Nenhum comentário:

Postar um comentário