sábado, 22 de outubro de 2016

SEEC lança sistema próprio de monitoramento e avaliação institucional


O Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional da Secretaria da Educação do RN (SIMAIS) á apresentado a comunidade educacional em evento na manhã desta terça-feira (18) na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, em Natal.
O Simais é um conjunto de ações integradas, voltadas para a produção e gestão de indicadores educacionais que deverão subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para o desenvolvimento da educação estadual e promover a elevação do padrão de desempenho do sistema público de ensino. Entre as ações está o RN Aprende, destacou durante o evento a secretária da Educação do RN, Cláudia Santa Rosa.
A secretária lembrou que o Rio Grande do Norte fazia parte da lista dos estados que não contavam com um sistema próprio integrado de monitoramento e avaliação institucional, ao lado de Sergipe e Alagoas. "Agora temos o sistema e poderemos com os dados educacionais levantados através de seu uso, subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a educação estadual", disse Cláudia Santa Rosa.
O levantamento do Simais abrangerá dados educacionais junto a todos os alunos, professores e a equipe técnica das 600 escolas, 3.700 turmas e 120.000 estudantes, além de conjunto dos profissionais da rede estadual de ensino que atuam em todas as suas unidades escolares, nas Direcs e DRAES, e no órgão central da SEEC, distribuídos em 53 polos de aplicação em todo o Estado. As avaliações serão feitas no período de 24 de outubro a 1º de novembro, quando acontece a primeira edição do RN Aprende – Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar, que tem como objetivo  diagnosticar os níveis de proficiência dos estudantes  nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática , Ciências Humanas e Ciências da Natureza, assim como as condições de oferta do ensino nas escolas da rede estadual, atendendo as diretrizes do Plano Estadual – PEE.
A avaliação será realizada com todos os estudantes matriculados no ensino regular, do quinto, sexto e nono anos do ensino fundamental e na primeira e terceira séries do ensino médio do ensino médio da rede estadual. Essa ação faz parte das metas da SEEC, no Acordo de Empréstimo – BIRD 8276-BR , com o Banco Mundial  e tem por relevância contribuir para o desenvolvimento educacional do Estado.
Estiveram presentes à solenidade, além da titular da SEEC, Cláudia Santa Rosa, que representou o governador do Estado, a representante do Banco Mundial, Fátima Amazonas, secretária-adjunta da Educação, Mônica Guimarães , subsecretário da SEEC, Marino Azevedo, subcoordenador de Avaliação Escolar (SUAVE/SEEC), Afonso Gomes, chefe da 11ª DIREC, Júlio César de Medeiros, representante da Empresa Avalia, Edmar Cesar Falleiros Diogo, coordenadora do SINTE/RN, Fátima Cardoso, secretário de Esporte e Lazer, Canindé de França, diretora acadêmica do Centro Universitário Maurício de Massau, Maristela Carvalho, e a diretora do Instituto de Formação Superior Presidente Kennedy, Antônia Zélia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário