segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Estudantes da EEPJA desfilaram hoje


A E. E. Pe José de Anchieta, realizou hoje, 7,  pela manhã o Desfile Cívico do tradicional 7 de setembro. O desfile foi organizado pelos gestores, coordenadores, apoios pedagógicos e docentes da Escola.
 
A marcha puchada por uma banda da própria Escola, saiu em frente a EEPJA e seguiu na Avenida Graciliano Ferreira dos Santos, contornando pela praça da terceira idade, passando em frente ao hospital e seguindo pela Avenida 13 de Maio, passando pela praça da criança, em frente a E. Munic. Vila Rio Grande do Norte e concluindo a mesma em frente a EEPJA. Em seguida, cantaram o hino nacional, logo após foi servido o lanche e os estudantes foram dispensados para as suas residências.







2ª Rodada da 2ª Fase da II Copa de Futsal Talentos da Serra

Na última quarta-feira, 02, tivemos a segunda roda da 2ª fase da II CFTS. Ontem se enfrentaram na primeira partida Santa cruz e Rio de Janeiro e em seguida Oz Pipokdos e Top Sven.

As duas partidas foram bastante disputada, a primeira conflitante, onde o Rio de Janeiro venceu o Santa Cruz por 6x3.


O Santa Cruz, líder do grupo da primeira fase, joga na vantagem de dois resultados iguais. Mas, o Rio de Janeiro que não perdeu em quadra nem uma partida, apesar de perdido os pontos para o Top Seven por uma irregularidade de um de seus atletas, e foi por este motivo que o Rio de Janeiro não passou de fase como lider do seu grupo. Portanto, o time veio para cima, jogando muito duro e aproveitando os espaços deixado por Santa Cruz, abriu o placar e logo fez 3x0, mas o placar final Santa Cruz 3x6 Rio de Janeiro. Os gols do Santa Cruz foram dois de Germano Nobre, líder isolado com 17 gols e um gol de Leandro Monteiro. Os gols da equipe vitoriosa foram três de Mathues e RAfael Bezdrra, Lindeberg Cirino e Jeferson de Souza, marcaram um gol cada.



O confronto entre Oz Pipokdos e Top Seven foi mais equilibrado, com número de faltas menor do que o jogo anterior. O Top Seven joga na vantagem de dois empates. Mas, a equipe não confiou na vantagem, partiu para cima e Felipe Santos abriu o placara contra o adversário, e numa disuputa acirrada, Os Pipokdos empatou e virou, e neste confronto empate e vira, o time de Yuri acabou empatando novamente e virou a partida com o placar final de 4x3 para o Top Seven. Os gols dos Top Seven foram dois de Andriely Lima e um de Rogério Filho e outro de Felipe Santos. E os gols dos Oz Pipokdos foram dois de Matheus (11 gols) e um de Alexandre Batista.

Na próxiam terça-feira, 8, estamos com a rodada dos jogos de volta e definindo na quarta-feira, 9, através de sorteio das equipes vencedoras para as semifinais.


A II Copa de Futsal Talentos da Serra é organizada e promovida pela E E Pe José de Anchieta em parceria com a Associação de Apoio ao Desenvolvimento Social, Cultural e Administrativo ao município de Serra do Mel. A comissão é formada pelos desportistas Rafael Linhares, Mulico Costa e Renan Potiguar sob a a liderança do prof. Roberto de Araujo.


07 DE SETEMBRO – DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL


Independência do Brasil é celebrada em todo dia 07 de setembro. Essa comemoração acontece desde a época do Primeiro Império, que, a cada ano, rememorava a ocasião em que o país se tornou independente de Portugal no ano de 1822. O processo de independência do Brasil teve como principais atores históricos, além do príncipe regente D. Pedro (que se tornou oimperador D. Pedro I), alguns representantes da elite interessada na ruptura entre Brasil e Portugal. Entre esses representantes, encontrava-se aquele que também se tornou um dos maiores articuladores do Império, José Bonifácio de Andrada e Silva.
De certa forma, a possibilidade de um “Brasil independente” remonta à época davinda da família real para o Brasil em 1808, acontecimento que inaugurou em nosso país o chamado Período Joanino. D. João VI veio com sua corte para o Brasil por ter se recusado a ser conivente com a política do BloqueioContinental, imposta por Napoleão Bonaparte contra o Reino Unido. Como Portugal possuía importantes acordos econômicos com os ingleses, D. João VI achou por bem desobedecer às ordens do imperador francês e abandonar a Península Ibérica, sendo escoltado por navios ingleses até a costa brasileira.
Nessa época, o Brasil foi alçado à condição de Reino Unido, junto a Portugal e Algarves, deixando assim a condição de ser colônia. Muitas das ações empreendidas por D. João VI no Brasil durante o período em que aqui esteve (1808-1821) colaboraram para que o país ganhasse uma relevância que ainda não possuía. Essa relevância tinha dimensões econômicas, políticas e culturais. Entretanto, nos anos que seguiram após o fim da Era Napoleônica (1799-1815), Portugal passou por intensas turbulências políticas. Essa situação exigiu a volta do rei D. João VI com sua corte em 1821.
O rei português deixou no Brasil como seu representante D. Pedro, seu filho, que recebeu o título de príncipe regente. Durante o ano de 1821 e até os primeiros dias do mês de setembro de 1822, as turbulências políticas de Portugal fizeram-se refletir também no Brasil. As assembleias que ocorriam em Lisboa (que contavam também com representantes brasileiros) ganhavam pautas que defendiam o retorno de Portugal como o centro político do referido Reino Unido e, por consequência, a submissão do Brasil à sua posição.
Ao mesmo tempo, em terras brasileiras, o príncipe regente, orientado por representantes das elites políticas locais, promovia uma série de reformas que desagradavam as elites lusitanas. As ações de de D. Pedro mobilizaram a corte portuguesa a pedir a sua volta imediata para Portugal no início de 1822. D. Pedro recusou-se a abandonar o Brasil e, em 09 de janeiro, optou pela sua permanência no país. Esse dia ficou conhecido como Dia do Fico.
As indisposições entre Portugal e Brasil continuaram ao longo do primeiro semestre de 1822. Esse período de intensas discussões e propostas direcionadas à efetivação da independência foi exaustivamente estudado por muitos historiadores, tanto portugueses quanto brasileiros. No Brasil, destacam-se os nomes de Oliveira Lima e Nelson Werneck Sodré. No mês de setembro, as cortes portuguesas deram um ultimato para D. Pedro voltar para Portugal, sob ameaça de ataque militar. O príncipe que estava em viagem ao estado de São Paulo recebeu a notícia e, antecipando uma decisão que já estava quase nas “vias de fato”, declarou o país independente às marges do rio Ipiranga, no dia 07. Esse gesto implicaria a futura organização do país enquanto nação e enquanto império, um projeto que não era fácil de ser conduzido, como acentua o historiador Boris Fausto:
Alcançado em 7 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, dom Pedro proferiu o chamado Grito do Ipiranga, formalizando a Independência do Brasil. Em 1° de dezembro, como apenas 24 anos, o príncipe, regente era coroado Imperador, recebendo o título de dom Pedro I. O Brasil se tornava independente, com a manutenção da forma monárquica de governo. Mais ainda, o novo país teria no trono um rei português. Este último fato criava uma situação estranha, porque uma figura originária da Metrópole assumia o comando do país. Em todo de dom Pedro I e da questão de sua permanência no trono muitas disputas iriam ocorrer, nos anos seguintes.” [1]
NOTAS
[1] FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013. p 116.

Por Me. Cláudio Fernandes
Créditos: http://www.brasilescola.com/

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

RN Sustentável realiza sorteio e contempla 130 escolas em segunda etapa do PIP

O programa RN Sustentável faz o sorteio para a definição das 130 escolas que serão beneficiadas pela segunda etapa do Projeto de Inovação Pedagógica (PIP). O sorteio aconteceu na manhã da terça-feira (18) no Auditório Angélica Moura da Secretaria da Educação do RN, no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Natal.
As 130 escolas contempladas pertencentes as 16 regionais de Educação (Direcs) receberão recursos para a elaboração e execução de ideias inovadoras em sala de aula. 
Para que as escolas estivessem aptas a concorrer três critérios deviam ser atendidos por todas as instituições de ensino: ter turmas de 4º, 5º e 6º anos do Ensino Fundamental ou 1ª série do Ensino Médio; não participar do programa Ensino Médio Inovador e não ter sido selecionada na primeira edição do sorteio, realizada em 2010.
O sorteio compreende os projetos que serão desenvolvidos no biênio 2015-2016 e prevê ações educacionais de apoio técnico, pedagógico e financeiro às escolas da Rede Estadual de Ensino para elaboração de propostas que oportunizem a solução das necessidades e realidade encontradas pelos educadores em sala de aula, como a redução de problemas de aprendizagem.
Representando o secretário Francisco das Chagas Fernandes, o coordenador de Desenvolvimento Escolar da Educação do RN, Alessandro Azevedo, lembrou do caráter democrático que o PIP tem em relação a utilização dos recursos por meio das unidades de ensino: “Cada escola, por meio do seu próprio olhar pedagógico, decidirá como o dinheiro será gasto, contando sempre com o apoio da equipe gestora do RN Sustentável. Ela [a escola] é quem sabe quais são suas necessidades e prioridades”.
Uma equipe do Banco Mundial foi enviada para realizar o sorteio, que foi efetivado por meio de um software específico auditado por diversos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Estado. “O sistema é uma das formas mais seguras de realizar o sorteio e com a auditoria dos órgãos de controle do Estado podemos assegurar a transparência do resultado”, explicou a economista Isabela Furtado, membro da comissão do Banco Mundial.
As escolas sorteadas receberão formação para elaboração dos projetos inovadores e, posteriormente, apresentarão proposta de trabalho por meio de edital de seleção de projetos por elas elaboradas.
Estiveram presentes no evento a professora Rute Regis, Chefe de Gabinete da Educação do RN, Caio Pizza, economista do Programa Desenvolvimento de Avaliação de Impacto (DIME) ligado ao Banco Mundial, Anderson Brito, secretário de Controle Interno do TCE/RN, Márcio de Loiola, membro do TCE/RN, Jailma Carvalho, coordenadora do PIP, Arandi Câmara, gerente da Unidade Executora Setorial do RN Sustentável,  Manoel Neto, técnico da Codese e coordenador dos orientadores do PIP, diretores e articuladores de Direcs, técnicos da SEEC e equipe do Banco Mundial. 
Clique aqui e confira toda as escolas sorteadas divida por Direc.

Crédito: SEEC/RN

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Juventus goleia o Kobayashi e Muito Bacana empata com Os Barões

Iniciamos ontem, 31, as 19:30 h, a primeira rodada da 2ª fase da II Copa de Futsal Talentos da Serra. Os jogos são resultados do sorteio que houve na última quinta-feira, 27, onde a equipe que fez a melhor campanha em cada grupo, se confronta com a equipe fez a segunda campanha.

Juventus goleia o Kobayashi

Kobayashi 1x7 Juventus

O Kobayashi da Vila Pernambuco fez a abertura da segunda fase com o Juventus de Pedro Cordeiro. O Kobayashi iniciou bem a partida, indo para cima, mas não conseguia finalizar. O juventus jogando meia quadra, bem postado e se movimentando bem abriu o placar com Diego Medeiros, fazendo o primeiro gol para a sua equipe. O jogo foi bastante disputado, os ânimos a flor da pele, pois, o vencedor das duas equipes garantem a classificação para a semifinal. O jogador Diego Augusto do Juventus foi expulso e não jogará na proxima partida. O placar terminou numa goleada 7x1 para o Juventus em cima do Koabayashi, uma das equipes também favorita ao título. Os gols do Juventus foram quatro de Jeferson André (11 gols), Diego Augusto, Diego Medeiros e Pedro Paulo, marcaram um gol cada. O único gol do Kobayashi foi de Gildeony. Na próxima terça-feira, 8, será o confronto de volta, onde o Kobayashi tem a obrigação de vencer por por sete gols de diferença para garantir está nas semifinais.

Muito Bacana empata com Os Barões

Os Barões 4x4 Muito Bacana
A segunda disputa da noite foi entre o Muito Bacana e Os Barões. Os Barões da Vila Guanabara entraram em quadra na vantagem dos dois empates e com o time favorito em relação aos adversários. Mas, o Muito Bacana investiu num goleiro e trouxe mais um estourado para reforçar a defesa da equipe. O jogo foi bastante disputado, apesar dos Barões está vencendo de 3x0, mas, o Muito Bacana reagiu e empatou a partida, e logo virou para 4x3, mas, no últlimo minuto, Os Barões empatou e o placar final 4x4. Os gols do Muito Bacana foram dois de Daniel Ângelo, um de Daniel Nogueira (11 gols) e outro de Sávio Linhares. Os gols dos Barões foram dois de Pedro, um de Valmir e outro de Emerson. Estas equipes se enfrentam também, na próxima terça-feira, 8. Os Barões garantem a classificação com o empate e o Muito Bacana tem que correr atrás da vitória se quiser ir para as finais.

A II Copa de Futsal Talentos da Serra é organizada e promovida pela E E Pe José de Anchieta em parceria com a Associação de Apoio ao Desenvolvimento Social, Cultural e Administrativo ao município de Serra do Mel. A comissão é formada pelos desportistas Rafael Linhares, Mulico Costa e Renan Potiguar sob a a liderança do prof. Roberto de Araujo.