quinta-feira, 30 de julho de 2015

Alunos de escolas estaduais representam o RN em Feira de Ciências em Londres

Estudantes das escolas estaduais "Abel Coelho", Aída Ramalho Cortez Pereira" e "Moreira Dias", localizadas na região Oeste, estão representando o Rio Grande do Norte em Feira Internacional de Ciências na cidade de Londres, Inglaterra.

Nayonara Yasmim, 17 anos, Bárbara Amorim, 15 anos, e Caio Mateus, 17 anos, participam da 57ª edição da LIYSF (London International Youth Science Forum), que se realiza na capital inglesa, na Universidade de Cambridge, até o dia 5 de agosto. Esses estudantes participaram de projetos científicos selecionados na 4ª Feira de Ciências para Todos no Semiárido Potiguar, ocorrida no período de 5 a 7 de novembro do ano passado, realizada através de parceria da Ufersa (Universidade Federal Rural do Semi-Árido) e a Secretaria da Educação do RN.

A estudante Nayonara Yasmim Alves da Silva cursa o 3º ano do Ensino Médio na Escola Abel Coelho e apresenta em Londres o trabalho premiado "Estudo termoxidativo de biodieseis de gordura animal  e tratamento do seu efluente de purificação por eletrofloculação". A aluna disse que é muito gratificante representar o RN na Universidade de Cambridge, uma das melhores do mundo.

Bárbara Amorim Rodrigues, aluna da Escola Estadual Aída Ramalho Cortez Pereira, apresenta o projeto premiado "De sacos a calçadas: Uma construção sustentável". Para ela, é de grande importância ganhar mais conhecimento acadêmico e cultural. "Conhecer novos lugares e levar essa experiência tanto para a vida pessoal, quanto para a profissional. Sinto-me honrada em estar representando alunos de escola pública. Queria muito que servisse como incentivo para os demais “ afirmou.

Caio Mateus da Silva, da Escola Estadual Moreira Dias, está apresentando o projeto "Uso de Extrato aquoso de folhas de nim (azadirachta indica) como carrapaticida".

Para serem selecionados para a Liysf Londres, os alunos tiveram que passar por provas que incluíam  questões escritas, redação e conversação, tudo no idioma de inglês. Para realizarem as provas eles tiveram três meses de preparação.

A Feira é parte integrante do Programa de Extensão Ciências para Todos do Semiárido Potiguar, da UFERSA - Universidade Federal do Semiárido  e da UERN - Universidade do Estado do Estado do Rio Grande Norte em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura e apoio das Diretorias Regionais de Educação e da Cultura que integram a Feira de Ciências (Angicos, Assu, Umarizal, Mossoró e Pau dos Ferros).

Créditos: Portal da Educação RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário