quinta-feira, 5 de junho de 2014

Hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente


5 de junho foi a data escolhida para celebrar anualmente o Dia Mundial do Meio Ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972 com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.

Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano (durou até dia 16) e por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente. 

Este ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente, fixado pela ONU em 5 de junho, aborda o tema "Aumente sua voz, não o nível do mar". No Espaço Ciência, a programação enfoca no manguezal, importante ecossistema costeiro, além de temas relacionados à poluição e reciclagem.

Fonte: http://www.calendarr.com/ e http://g1.globo.com/

UFRN promove Festival Internacional de Música

Começa nesta terça-feira (14/09) o 2º Festival Internacional de Música da UFRN . A programação é gratuita, voltada a alunos da Escola de Música da universidade e público em geral. Alguns dos professores europeus mais renomados participarão do evento, que contará ainda com as participações da Orquestra Sinfônica da UFRN, da Orquestra Municipal de Macaíba, do Jerimum Jazz e do&nbspConjunto de Violoncelos da UFRN, além de apresentações dos professores Martin Ostertag, Katrin Melcher e Fany Solter, da Universidade de Karlsruhe, na Alemanha.


A programação com início nesta terça-feira será estendida até sexta-feira (17/09),&nbspno auditório Onofre Lopes, da Escola de Música da UFRN. Sempre a partir das 20h, concertos acontecerão com entrada franca. A exceção é a noite de encerramento, quando os professores europeus sobem ao palco a partir das 20h30. Durante a semana também haverá workshops com os professores convidados, das 14h às 17h.


A&nbsppromoção do 2º Festival de Música da UFRN&nbspfaz parte de&nbspestratégias da  Escola de Música da UFRN, visando firmar parceria para intercâmbio mútuo entre universitários potiguares e alemãs. Os professores convidados realizarão workshops abertos ao público geral.


O projeto é uma iniciativa da UFRN em parceria com a&nbspPrefeitura de Macaíba, que  reúne hoje 500 alunos na Escola de Música de Macaíba (EMMA).


Programação


14/09 - 20h - Concerto de Abertura com a Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Municipal de Macaíba. O programa contará com a participação dos maestros André Muniz e Ronedilk Dantas e com obras de Alceo Bocchino, Johann Strauss e Guerra-Peixe.


15/09 -20h - Jerimum Jazz, sob direção artística de Ranilson Bezerra.


16/09 - 20h - Conjunto de Violoncelos da UFRN sob a direção artística do Prof, Fabio Presgrave, com obras de Villa-Lobos, Lindembergue Cardoso, Ernst Widmer, J.S.Bach e F. Lachner.


17/09- 20h30 - Concerto de Encerramento com os Profs. Fany Solter (Piano), Katrin Melcher (violino) e Martin Ostertag (Violoncelo) com obras de Mozart e Beethoven.


Workshops - Inscrições para ouvintes - hall da Escola de Música da UFRN - custam R$ 30,00. Entrada gratuita para alunos da UFRN.
O Tempo e a Beleza



É moça, as faces rubras, a cútis macia!

- Olhos claros, o colo é de Vênus! Fineza

Escultórica! O corpo egrégio, que extasia,

Atrai, agrada a todos, hoje! É a Beleza!



E todos querem ver essa Beleza, um dia,

Apenas; tal a sua excelsa natureza

Física! E, quando passa, ela vai pela via

Pública, exacerbando a Plebe atenta e presa!



Mas, com vagar, o Tempo, empós dessa Beleza,

Como empós de qualquer Arte, onde se ela ponha,

Virá! Consigo, o mal, o vício de magoar!



E arrebata, sem dó nem piedade, a Grandeza

Da Forma, a graça, como arrebata a risonha

Expressão, a Beleza antiga, só, sem par!!!



J.F.da Costa Rêgo

A Escola Estadual Comemora o Dia do Estudante em Grande Estilo

E. E Pe Jose de Anchieta Comemora Dia do Estudante em Grande Estilo








Hoje a E E Pe José de Anchieta esteve em festa. A gestão da escola, juntamente com seu corpo docente, equipe pedagógica e de apoio planejou durante toda a semana para que hoje nossos alunos pudessem ter uma manhã recreativa.

Desde as 08:00 horas da manhã a Escola Estadual abriu suas portas e recebeu os alunos do ensino fundamental dos anos finais, ensino médio e da educação de jovens e adultos para atividades de lazer e recreativas, comemorando assim o dia do estudante, apesar da data no calendário ser no dia 11 de agosto. As atividades foram realizadas hoje em grande estilo com todos aqueles que fazem a nossa escola.

Entre as atividades oferecidas tivemos jogo de futebol de salão na quadra ao lado do colégio. No prédio da escola oferecemos sala de jogos educativos e diversos, sala com pista de dança para forro, sala com músicas de diversos ritmos, cinema em telão, sala de leitura e a escolha do mais belo e da mais bela estudante da E. E. Pe Jose de Anchieta – Ano 2010. Todas as atividades foram desenvolvidas e acompanhadas pelos professores e coordenadores que compõem nosso quadro funcional. Servirmos lanche para todos os convidados.

As atividades foram encerradas as 12:00 horas com a divulgação do resultado da escolha da mais bela e do mais belo estudante, onde, na oportunidade o vice-diretor Roberto de Araujo entregou a mensagem de saudação aos alunos e agradecimentos a todos da Escola Estadual, em nome da diretora Akinoã Costa dos Santos, e concluiu dizendo que este ano, essas atividades foram apenas um ensaio diante do que vamos fazer no ano de 2011.

Veja os mais belos estudantes da EEPJA – Ano 2010.



Profª Vera e o mais belo estudante 2010 - Felipe Profª Meire e a mais bela estudante 2010 - Daliany

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Final de futsal do Jerninhos é marcada pela celebração do esporte

 
Após um mês de disputa pelo título dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerninhos), na modalidade futsal, as escolas Facex, Marista, Salesiano D. Bosco, Salesiano São José, Impacto, PH3 (Parnamirim), Contemporâneo, Sistema (Parnamirim) , CEI (Romualdo Galvão, Zona Sul e Mirassol), Escola Estadual Presidente Kennedy, Auxiliadora, NEC, Faculdade da Criança, Dom Marcolino, Datacomput e Lápis de cor disputaram com bastante empenho toda a competição. O Cei Mirassol foi  a instituição campeã pela segunda vez.

A 20ª edição do campeonato que foi promovida pelo Governo do RN, por meio da Secretaria de Educação. Organizada pela Coordenadoria de Esportes e Lazer(CODESP), órgão ligado a secretaria, o Jerninhos contou com a participação de mais de 30 escolas, da rede pública e particular. Os modalidades foram marcadas pela disputa, equilíbrio entre as equipes, torcedores, vários familiares que estiveram presentes.

Para o coordenador da CODESP, Gileno Souto, a promoção do esporte é uma das formas que a escola pode proporcionar a democratização do acesso às atividades educativas e cidadãs. “A inclusão social deve ser feita por meio da educação, combate à violência e às drogas e a formação integral dos alunos , por meio de incentivo aos torneios e campeonatos como este”, declarou o coordenador. O final do campeonato foi marcado pela disputa final entre as equipes finalistas e a entrega de medalhas e troféus. O placar foi de 2 a 0, com a vitória do Cei Mirassol.
 
Fonte: SEEC/RN

Governo quer estimular municípios a planejar implantação do PNE

Com a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que agora aguarda apenas a sanção do Planalto para que as metas comecem a ser cumpridas, a estratégia do governo será estimular estados e municípios a elaborar planejamentos próprios, para a área, o mais rápido possível. As 20 metas estabelecidas no plano precisam balizar essas medidas para que o PNE produza o impacto esperado na educação brasileira.
Para que as metas previstas no PNE sejam alcançadas, o complemento dos recursos deve ser ampliado. A mesma previsão serve para outros estágios de ensino. Pelo texto, o investimento em educação terá que crescer anualmente até atingir o equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024

Governo do Estado inaugura novos laboratórios de ciências

 
No último dia (30), em visita a Mossoró, a governadora Rosalba Ciarlini e a secretária de Educação Betania Ramalho inaugurarão dois novos laboratórios de ciências que beneficiarão a Escola Estadual Prof. Abel Freire Coelho e o Centro de Educação Integrada Prof. Eliseu Viana. Os laboratórios fazem parte do projeto Espaço do Conhecimento, projeto financiado pela Petrobrás e com parceria da Secretaria de Estado da Educação e Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Técnologico do RN, e tem como objetivo melhorar o ensino das ciências da natureza, matemática e português. 

O evento de inauguração será as 10h na Escola Abel Coelho, onde a governadora e a secretaria visitarão as novas instalações e conhecerão os novos recursos e atividades que serão desenvolvidas. Logo após a comitiva visitará o centro de educação Eliseu Viana. Também ocorrerá a certificação do corpo docente responsável pelo projeto.
 
A secretária de Educação, Betania Ramalho, apontou os ganhos dos novos laboratórios: "Estamos construindo uma nova fase na educação do RN. Novas escolas, incentivo a pesquisa, reconhecimento de direitos que antes não eram vistos. Os novos laboratórios ajudarão na construção do conhecimento que nossos estudantes devem constituir ao longo de sua vida escolar. Um ganho importante para a educação."

Durante o ano passado três unidades de ensino passaram por adequações dos laboratórios, como reformas e ambientações, aquisição de equipamentos e matérias de uso contínuo. Os professores que serão responsáveis pelo novo espaço participaram de treinamentos para realizarem atividades ligadas as áreas de conhecimentos atendidas pelo projeto. Além das duas unidades em Mossoró, a Escola Estadual Monsenhor Honório, em Pendências, também receberá o Espaço do Conhecimento. 
 
Várias ações foram realizadas com o intuito de proporcionar aos estudantes uma ambientação à nova realidade que as escolas terão como projeto, como palestras de sensibilização e preparação para escolha dos líderes de sala de aula, escolhendo de forma correta os seus representantes por meio do voto;  aulões para o ENEM e simulados; oficinas de mídias sociais, culminando na construção de uma página no facebook referente ao projeto; oficinas de sensibilização, mobilização e preparação para as Feiras de Ciências, como o RN Ciência e a feira de ciências do Semiárido Potiguar.
 
Para a diretora da escola Abel Coelho, Ady Gomes, o projeto representa um avanço para a escola: "O projeto mostra os alunos a diversidade existente na ciência. Eles irão se integrar. Essa prática irá valorizar as aulas. Para a escola será muito bom, porque irá mudar a visão da comunidade com relação à escola. A comunidade irá ter uma nova visão de escola”.
 
Fonte: SEEC/RN

terça-feira, 3 de junho de 2014

2º JECAR >>> Secretaria de Educação realiza abertura dos Jogos Estudantis de Carnaubais

A abertura oficial do 2º JECAR - JOGOS ESTUDANTIS DE CARNAUBAIS - aconteceu  em grande estilo, com desfile nas ruas e apresentações culturais no Ginásio Poliesportivo Francisco Weldenny de Brito.
 
 
O JECAR reune 18 modalidades divididas em três categorias, mirim, infantil e juvenil, no masculino e feminino.
 
Consta na programação para esta terça-feira, 3, as eliminatórias das provas de atletismo, na praça central, a partir das 7 horas da manhã. Às 8h, será realizado o Xadrez, na Câmara Municipal.
 
Amanhã, quarta-feira, acontecerá o Futsal no Ginásio Poliesportivo, nos turnos da manhã e tarde. Paralelamente, acontece o vôlei de areia na praça.
 
Já na quinta-feira, dia 5, a partir das 7 horas da manhã serão realizadas as finais das provas de atletismo, na Praça Central.
 
As 13h serão realizados os jogos de “queimada” no Ginásio Poliesportivo. As 15h, final do Futsal Mirim, em seguida, as finais do futsal Infantil e Juvenil.
 
Fonte: Toni Martins

domingo, 1 de junho de 2014

Atletas do Taekwondo da EEPJA São Graduados


GRADUAÇÃO 
Os estudantes do Programa Mais Educação da E E Pe José de Anchieta,  participaram na última sexta-feira, 30, da Graduação do Taekwondo.

O Programa Mais Educação foi implantado na EEPJA em novembro de 2013 com seis modalidades - LETRAMENTO: Leitura e Produção de Textos; PERCUSSÃO; CAPOEIRA; INSTRUMENTOS COLETIVOS DE CORDAS: Violão, Violino; TAEKWONDO E LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS. 

Após, seis meses de trabalho, os professores de Taekwondo Wagner Oliveira e João Batista preparam os atletas para sua primeira Graduação, onde todos foram aprovados pelo Mestre Suetoni, mestre convidado para avaliar a Graduação. 

Os atletas graduados foram: Marcos Antonio Nascimento, Thiago Tavares Oliveira, Lucas Eduardo Gurgel do Nascimento, Henrique Gabriel Mendes de Medeiros, Lucas Felipe Gomes Oliveira, Djanilson Mateus Leite da Silva e Márro Breno César Moura. 

No mesmo evento, foram graduados mais quatro atletas: Felipe 
Matheus, Felipe Lorenzo, Diogo Gomes e Josué Santiago. Os atletas são estudantes da EEPJA e pioneiros no taekwondo na Serra do Mel, alunos do Professor Ronam Gomes e Wagner Oliveira da Academia TKD SM.

Origem do Taekwondo
O surgimento do Taekwondo foi na Coréia a aproximadamente 2000 anos atrás. A história do Taekwondo no Brasil é relativamente curta, desde o seu aparecimento em 11 de abril de 1970 com o mestre SAN MIN CHO 8º dan. Neste pequeno intervalo de tempo o Taekwondo tem se expandido rapidamente pôr todo o mundo, comparando com qualquer outro esporte ou arte marcial. Não tem sido somente em competições nacionais ou internacionais, mas também em campeonatos mundiais que tem ocorrido todos os anos desde 1974 e a partir do ano 2000 fará parte das olimpíadas. Na Serra do Mel, chegou em 2012 com os Professores Wagner Oliveira e Ronam Oliveira.

O diretor da EEPJA, Prof. Raimundo Monteiro e a coordenadora do Programa Mais Educação Charliene Silva, parabeniza aos atletas/estudantes pela conquista da primeira graduação no Taekwondo e torce pelo crescimento da carreira atlética dos graduandos e que conquistem muitos troféus e medalhas nos torneios e campeonatos que participaram no decorrer da vida.

Nota do Blog
O estudante da EEPJA, Diego Andreolly está participando neste final de semana, da Copa das Federações de Taekwondo no Ginásio de Esportes Nélio Dias em Natal