sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O analfabetismo funcional no Brasil justifica a incompreensão de alguns internautas nas redes sociais


Segundo dados de 2005 do IBOPE 1 2 , no Brasil o analfabetismo funcional atinge cerca de 68% da população (30% no nível 1 e 38% no nível 2). Somados esses 68% de analfabetos funcionais com os 7% da população que é totalmente analfabeta, resulta que 75% da população não possui o domínio pleno da leitura, da escrita e das operações matemáticas, ou seja, apenas 1 de cada 4 brasileiros (25% da população) é plenamente alfabetizado, isto é, está no nível 3 de alfabetização funcional.
censo 2010 mostrou que um entre quatro pessoas são analfabetas funcionais. A porcentagem é de 20,3% de analfabetos funcionais. O problema maior está na região Nordeste, onde a taxa de analfabetismo funcional chega a 30,8%.3
Em 2012, o Instituto Paulo Montenegro e a ONG Ação Educativa divulgaram o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) entre estudantes universitários do Brasil e este chega a 38%4 , refletindo o expressivo crescimento de universidades de baixa qualidade durante a última década.
Esses índices tão altos de analfabetismo funcional no Brasil devem-se à baixa qualidade dos sistemas de ensino público, à falta de infraestrutura das instituições de ensino (principalmente as públicas) e à falta de hábito e interesse de leitura do brasileiro. Em alguns países desenvolvidos e/ou com um sistema educacional mais eficiente, esse índice é inferior a 10%, como na Suécia, por exemplo.

Existem três níveis distintos de alfabetização funcional, a saber:
  • Nível 1, também conhecido como alfabetização rudimentar, compreende aqueles que apenas conseguem ler e compreender títulos de textos e frases curtas; e apesar de saber contar, têm dificuldades com a compreensão de números grandes e em fazer as operações aritméticas básicas.
  • Nível 2, também conhecido como alfabetização básica, compreende aqueles que conseguem ler textos curtos, mas só conseguem extrair informações esparsas no texto e não conseguem tirar uma conclusão a respeito do mesmo; e também conseguem entender números grandes, conseguem realizar as operações aritméticas básicas, entretanto sentem dificuldades quando é exigida uma maior quantidade de cálculos, ou em operações matemáticas mais complexas.
  • Nível 3, também conhecido como alfabetização plena, compreende aqueles que detêm pleno domínio da leitura, escrita, dos números e das operações matemáticas (das mais básicas às mais complexas).

Texto extraído do http://pt.wikipedia.org/wiki/Analfabetismo_funcional

Ao ver este texto no wikipedia, pude compreender o baixo nível de entendimento e compreensão de muitos internautas frequentes nas rede sociais. O cidadão comenta ou escreve algo e logo em seguida aparece os comentaristas, que interpretam diferentemente tudo que você escreveu e tenta responder de forma equivocada, com uma bandeira na mão em defesa de algo, que muitas vezes nem ele sabe o porque está defendendo ou criticando tal fato. Pois, falta reflexão sobre as palavras lidas e fazer conexão entre as frases e os fatos que realmente estão diante do cidadão, ainda mais, rotula quem está escrevendo se pensa como ele ou pensa diferente; não se apura o teor do texto e nem contextualiza o que está sendo lido para compreender de forma melhor e comentar de forma mais lógica possível embasados em argumentos sólidos.

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