quinta-feira, 7 de março de 2013

Escolas públicas e privadas tem até o dia 15 de março para concluir o Censo Escolar


A Secretaria de Estado da Educação faz um alerta aos gestores de todas as escolas públicas e privadas do Rio Grande do Norte. Termina no dia 15 de março, o prazo para inserção dos dados da segunda etapa do Censo Escolar 2012, para apresentação da trajetória dos alunos durante o ano letivo. O trabalho é feito através do Educacenso, plataforma on-line que realiza o mapeamento de estatísticas sobre as redes de ensino do país.

Das 3.925 escolas públicas e privadas do Rio Grande do Norte, apenas 42% realizaram o censo até agora, embora essas unidades sejam responsáveis por 70% dos alunos potiguares. Segundo a coordenadora do Censo Escolar no Estado e responsável pelo setor de Estatística da SEEC, Senise Doriana, as escolas com o maior atraso no envio das informações são as municipais.

Doriana alerta que os novos gestores municipais e diretores devem realizar o censo dentro do prazo fixado para não correrem o risco de suas escolas serem penalizadas. “O não envio dessas informações ocasionará a desatualização dos dados dos alunos junto ao Ministério da Educação, a suspensão de verbas destinadas de acordo com a situação de cada escola e quebra no acompanhamento que as secretarias de Educação realizam.”

Desde o dia 1º de fevereiro, todas as escolas do Rio Grande do Norte foram convocadas a apresentar os dados do acompanhamento, transferência e abandono dos estudantes durante o ano letivo de 2012. Essas informações importantes para a atualização do banco de dados da Educação no país, que serve para análise dos resultados obtidos pelos alunos que permaneceram matriculados e frequentando a escola durante o ano letivo, assim como das desistências e transferências.

MARINHA: 2.200 VAGAS PARA NÍVEL FUNDAMENTAL

A Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil (DEnsM) lança Edital para a realização do novo Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros, com o preenchimento de 2.200 vagas para quem possui nível fundamental.
O interessado deverá se inscrever no período de 08 de fevereiro 15 de março através do sitewww.ingressonamarinha.mar.mil.br ou em um dos postos de inscrição da Marinha. O valor da inscrição é R$ 12,00.



Secretaria de Educação abre inscrições para o Pronatec


A Secretaria de Estado da Educação abriu inscrições para o Pronatec 2013.1. Nesse primeiro semestre, estão sendo ofertadas 11.272 vagas no total, sendo 10.797 para os cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC, e 475 vagas para os cursos Tecnológicos – TEC. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de março, no sitewww.pronatec.rn.gov.br.

Após a inscrição no site, os estudantes selecionados devem procurar as instituições onde os cursos serão ministrados para efetuar a matrícula, entre os dias 8 a 12 de abril. É necessário apresentar CPF, comprovante de residência e declaração da escola onde estuda. As aulas estão previstas para começar na primeira quinzena de abril.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego é voltado para estudantes da rede estadual, que estão cursando Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos - EJA. Os cursos de Formação Inicial e Continuada tem carga horária de 180 a 360 horas. Já os cursos Técnicos Profissionalizantes tem carga horária de 800 a 1.200 horas. Ambos são oferecidos no contra turno.

A Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte e o Ministério da Educação realizam o Pronatec em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através da Escola Agrícola de Jundiaí, Escola de Enfermagem e Escola de Música; com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN.


Fonte:

domingo, 3 de março de 2013

Começa hoje o PSV 2013 da UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) aplica hoje e amanhã, dias 03 e 04 de março, as provas do Processo Seletivo Vestibular (PSV) 2013. Os candidatos farão os testes das 8h às 12h, em Mossoró, Assu, Caicó, Natal, Pau dos Ferros e Patu, onde estão localizados os cursos da instituição.
Os portões dos locais de prova serão abertos às 7h15 e fechados às 7h45. Os vestibulandos precisam levar para os exames o documento original de identidade utilizado na inscrição, cartão de identificação, caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis e borracha.
A UERN aconselha o candidato a deixar o celular em casa para não ter nenhum transtorno. Quem tiver que levar o celular deve tirar a bateria e colocá-lo num saco plástico. Também serão usados detectores de metais para identificar qualquer pessoa que tente usar equipamentos como pontos eletrônicos.
Neste domingo, o caderno de provas será composto por 60 questões objetivas específicas ao grupo o qual o curso escolhido pertence. Amanhã, os candidatos devem elaborar uma redação e responder 30 perguntas de múltipla escolha sobre português, literatura e língua estrangeira.
PSV
O PSV oferece 2.602 vagas, metade delas para estudantes que cursaram todo o Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas. A lista dos cotistas foi divulgada no dia 15 de fevereiro. O curso de Medicina oferecido no 2º semestre em Mossoró é o mais concorrido do vestibular, com 143,23 candidatos por vaga na concorrência geral. Acesse a concorrência completa.
O resultado final do PSV 2013 está previsto para 05 de abril, quando também será publicado o cronograma de matrícula e de novas chamadas. Outros detalhes podem ser conferidos no Edital ou pelo telefone (84) 3315-2153.

Fonte: http://vestibular.brasilescola.com

sexta-feira, 1 de março de 2013

EEPJA Realiza Reuniões com os Pais

Unidade de Ensino Vila Paraná
Os gestores da E E Pe José de Anchieta se reuniram ontem e hoje com a comunidade escolar nas Unidades de Ensino da Vila Paraná e da Vila Rio Grande do Norte.
Ontem, as 13:30 h, os professores Roberto de Araujo e Raimundo Monteiro estiveram com os pais, funcionários e professores na Escola Pólo da Vila Paraná, onde tratou dos assuntos relacionados ao desenvolvimento do ano letivo 2013, a chegada do Programa Mais Educação e a criação do Conselho de Escola daquela unidade de ensino.
Diretor Roberto de Araujo com os pais na Vila PR
O gestor Roberto de Araujo fez a abertura do evento dando as boas vindas a todos e falou da felicidade da Escola ser contemplada com o Programa Mais Educação. Falou também sobre a importância do Conselho de Escola para contribuir na gestão democrática.
Professores Marluce, Rosa e Raimundo 
"Conseguimos a independência financeira da Unidade de Ensino da Vila Paraná, agora estamos lutando pela independência administrativa desta unidade, pois este pólo com um diretor para atender somente esta escola vai ter condições de prestar um serviço melhor". Frisou o diretor Roberto de Araujo.
O vice-diretor, Prof. Raimundo Monteiro e a Coordenadora Pedagógica Marluce Oliveira conversaram com a comunidade o   dia a dia do ano letivo, assuntos este, que envolve a merenda escolar, transporte, fardamento, comportamentos e atitudes dos alunos.
Após a conversa com os pais foi servido um lanche para todos e o gestor agradeceu-os pela presença e incentivou a todos a visitarem a escola em dias de aulas normais.

Unidade de Ensino da Vila Rio Grande do Norte

Hoje, as 13:30h, foi a conversa com os pais dos alunos da Unidade de Ensino da Vila Rio Grande do Norte, conhecida como a escola central. 
Kamila Cáren
O diretor fez a abertura e em seguida convidou a cantora gospel Kamila Káren, para louvar um dos seus hinos para reflexão dos presentes. 
Em seguida o apoio pedagógico Vera Régis falou sobre o Programa Bolsa Escola - frequência e infrequência dos alunos. 
Vice-Diretor Raimundo Monteiro
Após, o vice-diretor falou sobre a implantação do Programa Mais Educação, a secretária geral Ana Paula falou sobre a regularização de matrículas.
Equipe Adm. do Grupo de Escoteiros
A professora Edna Marques - presidente do grupo de escoteiros local - falou sobre a importância do grupo para a comunidade escolar, grupo este que foi fundado em 24 de março de 2012, fez também um resumo das atividades desenvolvidas no ano anterior. 
Profª Marluza Bezerra
A professora Marluza Bezerra fez um apelo aos pais para que visitem a escola e conscientizem os filhos (alunos) a assistirem aula, pois a mesma relatou que após o intervalo alguns alunos não retornam mais a sala de aula. 
Os pais questionaram a super lotação dos transportes, a falta de carteiras em algumas sala de aula e solicitaram da direção a cobrança do fardamento ao estudante. Quanto o questionamento dos pais o gestor registrou as queixas e adiantou que o problema das carteiras já está encaminhado e sobre o transporte escolar o diretor se comprometeu em falar com responsável pelo transporte dos estudante na Serra.
Após as discussões o vice-diretor, prof. Raimundo Monteiro agradeceu a todos e encerrou convidando os pais para um lanche.

Ana Paula Dantas 

Nossos Professores

Vera Régis