sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Programa Mais Educação Chega a EEPJA


EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EEPJA
Imagine nossos alunos do 6º ao 8º ano, das Unidades de Ensino da Vila Rio Grande do Norte e da Vila Paraná, da tradicional Escola Estadual Padre José de Anchieta, tendo aulas de LETRAMENTO: Leitura e Produção de Textos; PERCUSSÃO; CAPOEIRA; INSTRUMENTOS COLETIVOS DE CORDA: Violão, Violino; TAEKWONDO E LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS (FEIRAS). Parece sonho mas é o sonho se tornando real.

Há pouco mais de um ano o nosso gestor, prof. Roberto de Araujo tentava junto a coordenadora do Programa Mais Educação na 12ª DIRED, profª Socorro Bezerra a inclusão da EEPJA no sistema do MEC para implantação do Programa, e agora finalmente conseguiram.

As aulas extra-classe será trabalhada por módulos e será no  horário contra-turno do aluno, portanto essas atividades serão desenvolvidas pela manhã em nossa escola. Os alunos atendidos pelo programa serão os de 6º ao 8º ano, mas a equipe gestora já está  pensando na inclusão dos alunos dos 9º ano. A escola será preparada para receber esta demanda no matutino onde oferecerá as aulas de Letramento, Percussão, Capoeira, Instrumentos de Corda, Taekwondo e Laboratório de Ciências. Serão contratados monitores para atender estas necessidades. Após as aulas, os alunos permanecem na escola para o banho e almoço que também será financiado pelo programa.

O Programa chega  a Serra em duas modalidades: A urbana, que funcionará na sede da E E Pe José de Anchieta e a rural, que atenderá os alunos do pólo da Vila Paraná.

"Estou muito feliz, pois estamos nos aproximando daquilo que sonhamos e projetamos para a nossa escola. E com a implantação do Mais Educação que vai atender os alunos do 6º ao 8º ano, onde os mesmos passarão o dia na escola participando de atividades diferenciadas desenvolvendo suas capacidades intelectuais,  culturais e esportivas, formando esses educandos em cidadãos preparados para enfrentar o futuro." Frisou o professor Roberto.

Entendendo o Programa
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

Com informações do MEC

Governo do Estado convoca 1.162 professores e especialistas


Foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (04), a convocação e nomeação de 1.162 professores e especialistas aprovados no concurso público da Educação. Essa é a terceira chamada do concurso, que tem duração de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período. Desde março de 2012, o Governo do Estado já convocou 3.119 professores e especialistas aprovados no concurso, para suprir as necessidades das escolas em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Dos 1.961 convocados nas duas primeiras chamadas, 1.578 assumiram.
Com o quantitativo que chegará às salas de aula no início desse ano letivo, a Secretaria de Estado da Educação espera oferecer uma escola mais completa e com mais qualidade aos seus alunos. "Com os novos professores, que irão substituir aposentados e temporários, podemos dizer que estamos preparados para atender às principais necessidades dos alunos", ressaltou a secretária Betania Ramalho.
"Aliado ao professor na sala de aula, temos uma merenda escolar de qualidade, o transporte escolar sendo ampliado, programas que garantem a escola de tempo integral, como o Mais Educação e o Ensino Médio Inovador, investimentos em infraestrutura e compra de ferramentas, das Novas Tecnologias, para tonar as aulas mais interessantes", completou a Secretária.
Os professores e especialistas convocados nessa terceira chamada participarão de posse coletiva no dia 4 de fevereiro e já iniciarão o ano letivo na sala de aula, em 18 de fevereiro. A lista com os documentos e exames necessários para a posse também foi publicada no Diário Oficial.
Clique AQUI para conferir a lista de documentos e os nomes dos convocados.
Fonte: Assecom/RN

Ufersa retoma atividades nesta segunda-feira


Após o recesso de final de ano, os estudantes e professores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Ufersa vão retomar as atividades do II Semestre de 2012 na próxima segunda-feira, 7 de janeiro.
O segundo semestre letivo, que foi iniciado no dia 26 de novembro, irá prosseguir até o dia 10 de abril de 2013.
Fonte: Ufersa