sábado, 1 de junho de 2013

Serra do Mel Participa da Conferência Intermunicipal da Educação em Mossoró


Ontem, 31, foi realizado no Hotel Villa Oeste em Mossoró a Conferência Intermunicipal de Educação em parceria com as instituições de ensino, órgãos do governo, sindicatos e sociedade civil de forma geral. 

A Conferência iniciou às 8 horas com o coffee brack e a abertura oficial com a coordenadora do Fórum Estadual de Educação do RN, Márcia Maria Gurgel Ribeiro, segundo ela, o objetivo é abrir diálogo com a sociedade civil para discutir políticas educacionais para serem debatidas na Conferência Estadual em 28 de agosto em Natal e na Conferencia Nacional de Educação (CONAE 2014) em fevereiro de 2014.

O encontro contou com representantes de 11 municípios da região, sendo eles: Assu, Apodi, Campo Grande, Espírito Santo do Oeste, Governador Dix-sept Rosado, Umarizal, Triunfo Potiguar, Grossos, Serra do Mel e Upanema, além de Mossoró.

A mesa foi composta por:

Romulo Arnould, coordenador geral do Sinte/RN.
Magali Delfino Nogueira, diretora da 12º Diretoria Regional de Educação de Mossoró.
Milton Marques de Medeiros, reitor da UERN.
Ieda Chaves, secretário municipal de educação de Mossoró.
Márcia Maria Gurgel, coordenadora do Fórum Estadual de Educação.
Fátima Bezerra, deputada federal. 
Luiz Carlos, vereador Mossoró. 
Cirleide Dias de Almeida, presidente do Conselho Municipal de Educação de Mossoró.
Marilda Souza, presidente do Sindiserpum - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró.

O reitor da Universidade Estadual, Milton Marques falou da felicidade de encurtar as distâncias entre a educação básica e o ensino superior deixando de lado o discurso das culpas.


A deputada federal Fátima Bezerra, falou da importância dos fóruns e conferências para aprovar o plano nacional de educação, levar propostas sérias e livres para o CONAE 2014. Enfatizou também que a sociedade deve se movimentar para o congresso nacional aprovar os 10%  do PIB e os 100% dos royalties para a educação. 
Para assim, se ter recursos para financiar as novas ações da educação e melhorar os salários dos professores.


A secretaria Municipal de Educação de Mossoró, professora Iêda Chaves elogiou a união dos municípios em torno de um só objetivo no projeto de educação. Lembrou que sem os 10% do Orçamento Geral da União para a educação fica difícil dos municípios ter os recursos necessários para avançar.

Da Serra do Mel, participaram da COIME:
Milane Azevedo - Secretária Municipal de Educação
Maria Luiza - Orientadora Educacional
Iris Avezedo - Presidente do Condica
Roberto de Araujo - Diretor da E E Pe José de Anchieta
Raimundo Monteiro - Vice-Diretor da E E Pe José de Anchieta
Ana Paula Dantas - Vice-Gestora da E M Vila Rio Grande do Norte
Francisco de Assis - Pai de aluno e Conselheiro da Merenda Escolar
Maria Selma Morais - Mãe de aluno
Cristiane Medeiros - Conselheira Tutelar
Edson Moreno - Professor da E E Pe José de Anchieta
Valéria Galvão - Apoio Pedagógico da E M Vila Rio Grande do Norte
Enilda Barbosa - Professora da E M Vila Rio Grande do Norte
Rejane Dantas - Assistente Social
Maria José de Oliveira Costa - Aluna da E M Vila Rio Grande do Norte
Elenir Maria - Professora da E M Vila Rio Grande do Norte  

No primeiro expediente foi trabalhado as palestras  do Eixo I - O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação. E o Eixo IV – Qualidade da Educação: Democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.

No segundo expediente a plenária foi dividida em grupos de trabalhos chamados “colóquios”, onde cada grupo discutiam um eixo temático. Na leitura dos textos foram discutidos, retirados, acrescentados, enfim alterados os textos do PNE, conforme a necessidade e o interesse o bem comum para melhorar a educação. Após os grupos voltaram a plenária novamente para colocar em votação a alteração dos textos propostos que foram apresentados pelos relatores de cada eixo temático e aprovados pala Assembleia.

Em seguida, a coord, Márcia  Maria parabenizou os conferencistas pelo estudo, alterações e aprovações do documento.

Na sequencia foi realizada a eleição para os delegados que irão apresentar as propostas aprovadas na Conferência Estadual em Natal no dia 28 de agosto.

Da Serra do Mel, foram escolhidas a professoras Enilda Barbosa e Erivaneide Zacarias (vice-prefeita), o prof. Roberto de Araujo ficou como 1º suplente na categoria de gestores estaduais. A eleita neste seguimento foi a profª. Maria Eunice, diretora da 14ª DIRED de Umarizal/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário