quinta-feira, 7 de junho de 2012

Alunos da EEPJA fazem Trabalho Voluntário no Feriado

Jetur Heber, Pedro Cordeiro, Danilo Nogueira, Paulo Erick e Jefferson Emanuel
Os alunos do 1º ano I do turno vespertino da E E Pe José de Anchieta se organizaram juntamente com o aluno Arthur do 8º ano do turno matutino da E M Vila Rio Grande do Norte e se reuniram com o gestor da EEPJA prof. Roberto de Araujo, solicitando a contribução da gestão para fazer uma limpeza geral na sala de aula dos mesmos, incluindo pintura nas paredes. O prof. Roberto de Araujo prontamente atendeu a solicitação do grupo de alunos e veio hoje, (07 de junho) fazer o trabalho voluntário de limpeza e pintura da sala de aula do 1º ano I juntamente com a representação  de estudantes desta turma.
Pausa para o almoço
Os alunos que participaram voluntariamente da pintura da sala de aula foram Jefferson Emanuel, Paulo Erick, Pedro Cordeiro, Danilo Nogueira, Jetur Heber (1º ano I) e Arhur do 8º ano matutino da Escola Municipal.
"Esta ideia partiu dos próprios alunos do 1º ano I que se sentiam mal de estudar em uma sala onde estava escrito alguns dizeres desagradáveis e solicitaram a mim que providenciasse a tinta que eles mesmos pintariam as paredes da sala e deixariam tudo limpo e arrumado, prontamente aceitei a proposta e hoje estamos aqui com a sala totalmente pintada e limpa." frisou o diretor da instituição, prof. Roberto de Araujo.
Almoço coletivo
"É uma sensação muito boa  em está contribuindo com a melhoria da minha escola". Falou Jefferson Emanuel.
"Eu espero que as outras turmas dos turnos matutino e noturno respeitem o nosso trabalho e mantenham a sala limpa e organizada, não riscando e não sujando as paredes, pois é muito legal está numa sala limpa." Citou Paulo Erick.
Frisou Pedro Cordeiro: "Que esta ideia venha de incentivo para que todas as turmas possam se conscientizar e seguir nosso exemplo, pois creio que quando nós mesmos fazemos este trabalho voluntário temos condições de zela melhor por ela".
Antes

Durante (trabalho)

Depois - Atual

EEPJA promove II Seminário Ambiental

Todas as fotos foram do I Seminário em 2011
A E E Pe José de Anchieta tem trabalhado no último ano em foco na Educação Ambiental, pois é necessário conscientizar e trabalhar  formas sustentável de sobrevivência no ambiente em que ocupamos sem agredir a natureza. Com esta preocupação trabalhamos em 2011 em parceria com o CEMAD/UERN e o IDEMA, onde desenvolvemos diversas atividades publicada neste espaço virtual.
Amanha, 08 de Junho, a partir das 07:30 horas, estamos realizando o nosso II Seminário de Educação Ambiental em parceria com o  Centro de Estudos e Pesquisas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do Semiárido - CEMAD  da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN, sob o comando do Prof. Ramiro. Na oportunidade estamos atendendo todos os nossos professores do Ensino Fundamental II e os alunos que estudam nas Unidades de Ensino da Vila Rio Grande do Norte e da Vila Paraná.
Os trabalhos iniciam as 07:30 h e encerram as 16:30 h. Durante a programação será trabalhado oficinas e palestras. Ao meio dia será servido almoço a todos os participantes do seminário.
Este evento foi programado pela equipe gestora/pedagógica da EEPJA que ver a escola com espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis. 
Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua conseqüência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. Vindo assim refletir efetivamente sobre a Semana do Meio Ambiente.


SEMINÁRIO PROMOVIDO PELA 12ª DIRED MARCA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

O evento foi iniciado com uma apresentação cultural dos alunos da Escola do Abolição IV. Divididos em dois grupos artísticos, eles, sob a organização da professora Elisa Fernandes, fizeram, primeiro, uma apresentação de dança e, em seguida, o segundo grupo apresentou, para a plateia de educadores, uma paródia. Foram levados pela supervisora da escola, Conceição de Fátima.

Após a apresentação cultural, a cerimonialista da 12ª DIRED, Auxiliadora Teixeira, chamou as autoridades para comporem a mesa: 


• Professora Maria Elma da Cunha – coordenadora pedagógica da 12ª DIRED 

• Professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED 
• Professor José Maírton de Figueiredo França – gerente executivo da Gestão Ambiental da Prefeitura de Mossoró/RN
• Sr. José Eraldo – diretor de Gestão Ambiental da Prefeitura de Mossoró
• Professora Maria Vânia Paiva – diretora da E.E. Abolição IV


A palavra foi dada à professora Magali Delfino, para a abertura oficial dos trabalhos, que agradeceu a presença dos educadores da circunscrição e convocou todos a promoverem, em suas escolas, ações voltadas, especificamente, para o meio ambiente no entorno de onde suas escolas estão situadas.
Fechando os discursos dos integrantes da mesa, a palavra foi dada ao Sr. José Erialdo, representante da gerência ambiental da prefeitura de Mossoró, que parabenizou à 12ª DIRED pela iniciativa de promover um debate voltado para a sustentabilidade do planeta com ações desenvolvidas pela comunidade escolar.
 A cerimonialista agradeceu à mesa e, em seguida, ela foi desfeita, passando a palavra para o palestrante do evento, o professor doutor José Maírton de Figueiredo França, para falar sobre “Escola e Políticas Públicas para o Meio Ambiente”. O atual gerente executivo da gestão ambiental do município destacou em sua fala inicial que, enquanto ouvia o Hino Nacional, ia lembrando que a sua letra menciona, justamente, o verde, as matas, os mares e rios, simbolizando a natureza. Mais na frente, quando questionado sobre o que estão fazendo com o nosso rio Apodi/Mossoró, ele deu um exemplo claro de como o homem abandonou seu rio:
No relato de experiências, a professora Maria Dalvanir Marques Bezerra – da E.E. Dix-Sept Rosado falou sobre o projeto desenvolvido por ela e seus alunos com o tema “Na Busca de uma Escola sustentável” que gerou, no seu final, um livro contando a história, feita no gênero cordel.
Seguiram-se outros depoimentos, como o da professora Magna, da E.E.Maria Stella, que falou sobre as experiências feitas na escola, principalmente com a realização das feiras de Ciências, nas quais os alunos criam seus projetos baseados em experimentos voltados para a sustentabilidade do meio ambiente onde vivem.
Da mesma forma, a professora da E.E. Nossa Senhora de Fátima mostrou, em slides, as ações desenvolvidas, na escola, para preservar o meio ambiente, principalmente, na reciclagem de materiais reutilizáveis.
Da mesma forma, a professora da E.E. Nossa Senhora de Fátima mostrou, em slides, as ações desenvolvidas, na escola, para preservar o meio ambiente, principalmente, na reciclagem de materiais reutilizáveis.
Da mesma forma, a professora da E.E. Nossa Senhora de Fátima mostrou, em slides, as ações desenvolvidas, na escola, para preservar o meio ambiente, principalmente, na reciclagem de materiais reutilizáveis.
Por fim, uma das organizadoras do evento, a técnica Fátima Azevedo – da12ª DIRED – fez o lançamento do II Concurso de Produções Escolares em Educação Ambiental cujo tema, este ano, é: Escola sustentável: um projeto possível com o compromisso de todos. A técnica leu o regulamento do concurso e a data final de entrega das produções: 13/07/2012. 


Nota do Blog da EEPJA


A E E Pe José de Anchieta participou deste seminário com o prof. Braz Lino de Oliveira e as alunas do 3º ano, Regina Kelly e  Claudia Karolin.

Professores da UFRN podem entrar em greve no próximo dia 15


Em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira no Centro de Educação, os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) decidiram pela realização de um plebiscito no próximo dia 12, onde pode ser deflagrada a greve que se for aprovada começa a partir do dia 15.

No próximo dia 12, os docentes irão votar a favor ou contra o início da paralisação que atinge 51 universidades e institutos federais.

Fonte: dnoline

Destacamento Militar visita a EEPJA

Prof. Silvestre, Comandante Caio César...


O Destacamento da polícia Militar da Serra do Mel, sob o comando  do Comandante Caio César acompanhado dos policiais Raniere e Railton estiveram ontem a noite em nossa escola, a convite do diretor Roberto de Araujo para fazer juntamente com a escola um trabalho educativo no tocante a segurança.

O prof. Roberto acompanhou o comandante Caio César e os demais policiais a todas as salas de aulas onde foi passado e discutido algumas medidas de segurança  e conscientização dos nossos alunos para que todos que fazem parte desta comunidade escolar possa ir e vir em segurança neste espaço educacional.

O prof. Roberto justificou aos alunos e professores o convite feito ao destacamento militar devido a este período junino, que a cada ano que se passa é frequente alguns alunos soltarem fogos de artifícios conhecido popularmente como bombas na escola e ao redor dela  atrapalhando assim o bom funcionamento das aulas. Este ano não houve explosão de bombas no interior da escola, mas há um agravante, pois alguns jovens da comunidade que não são estudantes estão jogando as bombas de fora da escola (da rua) em direção a escola, assim os fogos explodem em cima do prédio escolar e dentro do pátio provocando revolta e indignação nos alunos que vem a mais de 20 km estudar aqui.

O Comandante Caio César se a disposição de ajudar neste sentido e conversou em todos os alunos nas salas de aulas despertando os mesmos a denunciar os alunos e/ou adolescentes e jovens que não são alunos e trazem bombas para soltar na escola ou ao redor dela, os que estão vindo de motos para fazer direção perigosa nas praças da cidade. O TELEFONE para denúncia é: 3334-0995 e o 8820-2600.

O comandante falou ainda sobre o crime de desacato ao funcionário público em sua função ou em razão dela, sobre sua penalidade, as consequências dos jovens que serão abordados e encontrados com bombas, com bebidas alcoólicas e outros tipos de drogas ilícitas e armas. O comandante Caio César frisou "Não permitiremos que jovens estudantes e não estudantes atrapalhe o bom funcionamento das aulas nesta escola atirando bombas da rua para a escola, com som em auto volume, e motos empinando e com cano esporte, pois estaremos constantemente abordando todos os jovens e adolescentes ao redor da escola e se algum deles forem surpreendidos com algo ilicitamente será encaminhado e feito os procedimentos legais de acordo com a Lei, se for de menor encaminhando a juizado de menor e se for de maior a justiça."

"Estamos tomando todas as providências para garantir o bom funcionamento e o direito de estudar dos que realmente querem estudar e a segurança de todos: alunos, professores, funcionários, ex-alunos  e pais que visitam a escola, estas medidas é para o bem comum de todos".   Frisou o diretor da EEPJA, Prof. Roberto de Araujo.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente 2012

ONU celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente


A ONU celebra neste 5 de junho o Dia Mundial do Meio-Ambiente, com o Brasil como sede das festividades deste ano. A última vez que o país acolheu as celebrações do Dia foi há vinte anos, logo antes da conferência ECO 92.
O tema de 2012 é "Economia Verde: Ela te inclui?", e reflete a importância de cada um para o desenvolvimento sustentável.
No Rio de Janeiro, personalidades visitaram, nesta segunda-feira, a exposição do "Green Nation Fest", um festival "interativo" para a conscientização ambiental.
O evento contou com a presença do diretor-executivo do Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, Achim Steiner, da embaixadora da Boa Vontade do Pnuma, Gisele Bündchen, da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, além do prefeito da cidade, Eduardo Paes.
Gisele disse que informar o público sobre o meio ambiente é fundamental.
"Eu acho que a coisa mais importante que a gente pode fazer é conscientizar e educar as pessoas sobre o que realmente está acontecendo e qual é o impacto do ser humano no meio ambiente. E como a gente pode fazer a nossa parte. É muito legal que as crianças possam ver isso de perto."
Eventos
Entre os outros eventos para marcar o Dia, está a entrega simbólica, às Nações Unidas, do Riocentro, local onde ocorrerá a Conferência para o Desenvolvimento Sustentável, Rio +20.
Em Brasília, a presidente Dilma Roussef anunciará medidas para a proteção do Meio Ambiente, e o Senado brasileiro terá uma sessão especial sobre o tema.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou, em mensagem especial, que um equilíbrio entre o social, econômico, e ambiental, é essencial para o futuro do planeta.

Hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente


Hoje, 8ª Olimpíada de Matemática


segunda-feira, 4 de junho de 2012

EEPJA oferece Mini-curso de Noções Gerais do Direito


Eixo temático a ser discutido durante o curso: 
Direito de Família, Direito do Consumidor e  Direito Penal.

Carga Horária total do curso: 18 horas/Aula

Turno: Noturno           

Horário: 19:00 h as 21:00 h

Dias da Semana: Terças e Quartas
Público alvo: Alunos do 2º e 3º ano do ensino médio

Período de Inscrição: 04 a 14 de junho com a Equipe gestora/pedagógica da EEPJA

Forma de Acesso: processo seletivo através de Dissertação.

Data do Processo Seletivo: 15/06/2012

Horário do Processo Seletivo: 14:00h na sala de multimídia da EEPJA

Data para início: 26/06/2012

Local: Sala de multimídia da EEPJA


Instrutor: Dr. Aldo Araujo

sábado, 2 de junho de 2012

OBRIGADO PELOS 50 MIL ACESSOS!



É com muito orgulho que nós, que fazemos a história da E E Pe José de Anchieta chegamos a marca dos 50 mil acessos em nosso blog.
De público queremos agradecer a todos os nossos visitantes pela audiência, pelos comentários e acesso a nosso blog. 
Pois a responsabilidade de lutarmos por uma educação melhor, de informamos a toda comunidade serramelense sobre os nossos trabalhos e o que está acontecendo na educação do nosso Estado e no Brasil é uma luta incansável da nossa gestão.
Muito obrigado!!!

Virada Sustentável começa neste sábado na cidade de São Paulo


Começa neste sábado (2) em São Paulo, a partir das 8h, a Virada Sustentável, com mais de 600 atrações em 120 pontos da capital paulista. O evento se estende até a meia-noite e será retomado no domingo (3), das 8h às 20h. O objetivo é usar a arte e a cultura para informar a população sobre a sustentabilidade. Todas as atrações são gratuitas.
Entre os palcos da Virada Sustentável está o Mercado Municipal, no Centro da cidade. Nele, estará exposta uma harpa sustentável, haverá destile de moda, uma oficina para aprender a usar o jornal para substituir a sacolinha plástica nas lixeiras e diversas palestras – além de uma feira com produtos naturais e sustentáveis.
Esta é a segunda edição da virada. Em 2011, o evento reuniu 500 mil pessoas. A programação completa está disponível no site do evento.
Fonte: g1.globo.com

Local onde Tim Lopes foi achado morto é palco de ato ecumênico no RJ


Um ato ecumênico foi realizado, neste sábado (2), no mesmo local onde o corpo do jornalista Tim Lopes foi encontrado há 10 anos, na Pedra do Sapo, no Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio. O evento contou com a presença de amigos, parentes e da irmã do jornalista, Tânia Lopes.
Tim Lopes foi torturado e morto, em 2002, quando fazia uma reportagem sobre exploração sexual infantil na favela da Grota, no Alemão. De lá para cá, a região passou por muitas mudanças, entre elas, a pacificação. O ato foi celebrado por um evangélico, um frei e um sacerdote do candomblé.
“Esse ato ecumênico era um desejo que a família tinha há muitos anos. Eu acredito que aqui ainda tenha restos mortais dele, então esse ato foi para purificar esse local”, disse Tânia, acrescentando que a morte de seu irmão não foi em vão e muitas coisas já mudaram nesses 10 anos.
Ao longo da caminhada, os representantes religiosos cantaram músicas evangélicas e de candomblé, ao som do agogô. Segundo o Frei Davi, a caminhada foi realizada para lembrar todo sofrimento que o jornalista passou.
Quando chegou na Pedra do Sapo, foi estendido um pano colorido que, de acordo com Frei Davi, simboliza a paz na cultura africana. Depois, os amigos de Tim, os jornalistas e moradores do local acenderam 51 velas, que representavam cada ano que o jornalista viveu. Ao final da cerimônia, Frei Davi declarou que deveriam pedir ao prefeito que naquele local fosse construído o memorial Tim Lopes.
Antes da caminhada, os moradores da comunidade puderam assistir uma apresentação do grupo AfroReggae no Campo do Sargento.
Homenagens
Os dez anos da morte do jornalista  são lembrados neste sábado com uma série de homenagens, no Alemão. “Valeu, Tim Lopes” é o nome do evento que acontece neste sábado no Campo do Sargento. Um varal foi estendido com 3.653 lenços brancos, que marcam cada dia passado desde a morte de Tim. A idéia partiu da irmã do jornalista, Tânia Lopes. "É uma celebração. A celebração da liberdade, a celebração da paz e de uma vida digna para essas pessoas", disse a irmã.

Serviços para a população
Além disso, o governo do estado montou tendas para prestação de serviços como retirada de documentos e atendimento médico, conforme mostrou o RJTV.
A mãe do jornalista se emocionou ao chegar à comunidade. "Está muito bonito, está muito lindo para o meu filho que está lá em cima", disse Maria do Carmo Lopes.

Fonte: g1.com


Ministro destaca mudanças nas diretrizes nacionais para a educação

Ao participar da cerimônia de homologação das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, explicou nesta terça-feira (29/5) que as normas vão orientar todas as atividades pedagógicas em sala de aula na tentativa de desenvolver um processo de formação voltado para o respeito à diversidade, contra a violência e a favor da solução pacífica de conflitos.
“A escola forma do ponto de vista técnico-profissional, do ponto de vista acadêmico-científico, mas tem que ser uma escola de valores, que forma para a vida e a vida em sua plenitude. Essas diretrizes do Conselho Nacional de Educação [CNE] orientam essa escola nos valores que temos que impulsionar no cotidiano da escola pública brasileira”, ressaltou.
As diretrizes têm como fundamento os seguintes princípios: a dignidade humana; a igualdade de direitos; o reconhecimento e a valorização das diferenças e das diversidades; a laicidade do Estado; a democracia na educação; a transversalidade, a vivência e a globalidade; e a sustentabilidade socioambiental.
Já a inserção dos conhecimentos no âmbito dos direitos humanos, na organização dos currículos da educação básica e da educação superior, poderá ocorrer das seguintes formas: pela transversalidade, por meio de temas relacionados aos direitos humanos e tratados interdisciplinarmente ou como um conteúdo específico de uma das disciplinas já existentes no currículo escolar; e ainda de maneira mista, combinando transversalidade e disciplinaridade.
Na cerimônia, Mercadante disse que vê a homologação das diretrizes não como ponto de chegada, mas como ponto de partida, já que é preciso transformá-las em experiências didáticas, pedagógicas e cotidianas em uma rede que tem 2 milhões de professores e 56 milhões de alunos.
De acordo com o ministro, o país registra anualmente, apenas em escolas públicas, entre 6 mil e 8 mil casos de bullying – ato de agredir fisicamente ou verbalmente alguém, de forma intencional e continuada. “Tudo isso tem que ser enfrentado com coragem, com reflexão pedagógica e com uma orientação cuidadosa. Essas diretrizes, que foram aprovadas por unanimidade no Conselho Nacional de Educação, apontam um caminho para que isso possa avançar”, destacou.
O presidente do CNE, Antônio Carlos Caruso Ronca, classificou a homologação das diretrizes como um momento para celebrar a possibilidade de mudança e de tempo novo. “Quando nos metemos nessa aventura, percebemos que precisaria ser construído por muitas mãos”, disse, ao explicar que mais de 25 pessoas participaram ativamente da elaboração das normas. “Sabemos que, se não atingirmos a escola, a educação básica e superior, a mudança será muito lenta – se houver alguma. A realização desse sonho nos deve levar à consciência de que precisamos continuar e divulgar, espalhar, refletir, levar a escola a pensar.”
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, avaliou que as normas representam “um ato ousado” que aborda temas como o próprio bullying, mas também o racismo e a discriminação de viés homofóbico.
“É algo concreto que cada professor e professora, cada educador e educadora, nas redes formais ou não formais, terão como referência como produzir valores efetivos para uma sociedade que enfrenta a banalização da violência com a qual convivemos no cotidiano”, disse. “Como diretrizes, elas pressupõem que é na escola e nos processos de educação que os educadores e a sociedade poderão estar produzindo melhores possibilidades com os direitos humanos”, completou.
Fonte: Agência Brasil

Comunidade Escolar protesta contra falta de professores em João Câmara

Pais e alunos do município de João Câmara realizaram um protesto contra a falta de professores nas escolas estaduais locais. A atividade ocorreu na última quinta-feira (31) e foi apoiada pelo Sinte. Na ocasião, foi organizada uma comissão formada por representantes da comunidade escolar e do Sinte, com apoio do Ministério Público, para discutir o problema junto à Secretaria Estadual de Educação.
O coordenador geral do Sinte, José Teixeira, elogiou a atitude da comunidade escolar em João Câmara e ratificou o apoio irrestrito do Sindicato a ações como essa: “tivemos hoje um exemplo de cidadania exercida por pais e alunos que buscam a melhoria da Educação Pública local. Não pudemos deixar de prestar nosso apoio a uma manifestação tão legítima quanto essa e com certeza apoiaremos as próximas, pois só com união entre trabalhadores, pais e alunos é que poderemos alcançar uma educação de qualidade acessível a todos e todas”, disse.


Fonte: sinte/rn

Educador terá diretrizes para enfrentar a violência escolar


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, assinou nesta terça-feira, 29, em cerimônia no auditório do edifício sede do Ministério da Educação, o Parecer nº 8 do Conselho Nacional de Educação (CNE), homologando as diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos. A partir de agora, educadores de escolas de ensino fundamental e médio e também de instituições de ensino superior terão referências para promover, no ambiente escolar, uma educação de respeito à diversidade.
O Ministério da Educação vai distribuir às escolas material didático sobre direitos humanos. O objetivo é que se consolide nas escolas brasileiras uma cultura de paz na solução dos conflitos, uma educação que se posicione contra a agressão aos direitos humanos.
“O primeiro desafio que precisamos vencer é a violência na própria sala de aula, o desrespeito ao professor, as agressões entre alunos, a discriminação de raça, de orientação sexual e de religião”, disse o ministro. “Nós não podemos ter um pacto de silêncio com essa situação que está presente em sala de aula. A escola tem de ser uma escola de valores, para termos uma cidadania plena no Brasil”, ressaltou.
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, também participou da solenidade. “As diretrizes são algo concreto para que cada professor nas redes formais e não formais de ensino produzam ações pedagógicas para enfrentarmos situações banalizadas de violência”, disse. Ela exemplificou com conflitos contemporâneos existentes na escola e na sociedade, como agressão, racismo, homofobia e outras formas de discriminação.
As diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos foram consolidadas após mais de dois anos de discussões e reuniões com especialistas no assunto. “Se não atingirmos a escola, não adiantará nada falarmos em direitos humanos. Precisamos levar a escola a refletir dentro de uma perspectiva de totalidade, onde o ser humano é contemplado.”
Para a ministra Maria do Rosário, a educação de direitos humanos não propõe um currículo, mas uma atitude criativa entre todos os envolvidos com a educação. “As diretrizes são um ponto de partida para propor iniciativas e práticas para transformar a escola em um ambiente voltado para os direitos humanos”, ela acrescentou. ”Esses novos valores devem entrar em sala de aula como conteúdo interdisciplinar, transversal e multidisciplinar.”
Na mesma cerimônia, foi lançada a terceira edição do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos 2012. Serão premiadas as experiências em ambientes escolares de respeito à diversidade. Poderão participar instituições públicas e privadas de educação básica e superior, além de secretarias estaduais e municipais de educação e instituições de educação não formal. As inscrições estarão abertas até 30 de julho. Mais informações na página (http://www.educacaoemdireitoshumanos.org.br/) do prêmio na internet.
Fonte: Boa informação

A semente da Educação Ambiental


Preparar o terreno, plantar a semente, oferecer as condições adequadas para o desenvolvimento e, como consequência, colher os frutos. As etapas da vida de uma planta são semelhantes às fases necessárias ao sucesso da Educação Ambiental. É preciso plantar, iniciar a conscientização desde cedo, para que as crianças de hoje protejam a natureza e sejam os multiplicadores desta prática amanhã. 
Na Escola Municipal Senador Dinarte Mariz, vários projetos relacionados ao meio ambiente estão em andamento. Um deles é o projeto de compostagem. De acordo com o professor de Ciências, Jailson Martins, o trabalho consiste na transformação de todo o material orgânico e dos restos de comida em adubo natural. 
A escola também possui uma horta criada por alunos e professores da instituição. Produtos como cheiro verde, tomate, batata, cenoura, alface e frutas de ciclo mais rápido foram plantados e estão sendo cuidados para que possam dar resultado. "A ideia é esta, o que for produzido aqui será consumido aqui", explica Jailson Martins.
Para criarem a horta, os alunos passaram por uma preparação teórica, fruto do trabalho de uma professora da escola, até partirem para a prática. "Cada qual vai cuidando do seu canteiro ou vai passando por todas as etapas do projeto", explica Jailson. 
Sávio Gurgel, 13, é um dos alunos que participam do projeto de produção de hortaliças. Ele contribuiu com a elaboração dos canteiros, plantio das sementes e agora rega a terra para que as hortaliças floresçam. A lição não foi apenas com relação ao meio ambiente, ele também aprendeu como economizar. "Aprendi que é bom, é melhor do que gastar dinheiro", afirma. O estudante também já não tem o mesmo olhar diante de uma garrafa pet: ao invés de colocá-la no lixo, ele sabe que a embalagem pode ser reaproveitada. 
A escola também trabalha a preservação do meio ambiente e já desenvolveu inclusive um fogão solar, que foi testado e será reproduzido na próxima terça-feira, 5, quando se comemora o Dia do Meio Ambiente, segundo informa o professor Jailson Martins. Atualmente, eles trabalham no desenvolvimento de um aquecedor solar, que vai utilizar a energia do sol para aquecer a água, eliminando os microorganismos. Para ser confeccionado, o aquecedor utilizará garrafas pet, tubos PVC e latinhas de refrigerante. 
Mas as lições começam com os alunos menores, "Quando minha mãe compra chiclete, eu coloco o papel no lixo", conta Gentil Júnior, 6, sobre o que aprendeu com o tio, em casa, e com a professora Aldenora Felício, na escola. 
"A escola está mais limpa", diz a professora. "Melhorou, aqui a gente sempre trabalha a questão do lixo", acrescenta. 
Na Escola Estadual Maria Estela Pinheiro, o Projeto Meio Ambiente, iniciado em 2011, já trabalhou vários temas, desde o Rio Mossoró à devastação da Caatinga. Como frutos do trabalho, a escola criou uma rádio ambiental, um jornalzinho com o mesmo tema e ainda uma horta cujos produtos eram destinados ao consumo na própria escola.
De acordo com a coordenadora pedagógica da instituição, Magda Maria Benevides Gomes, esse último projeto já existia, mas estava desativado e foi retomado após uma visita de professores e alunos à Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), onde os estudantes puderam conhecer uma horta e colocar em prática a experiência observada na escola. 
Os projetos envolvem desde os alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Atualmente, os projetos estão paralisados por causa da Feira de Ciências da instituição, mas devem ser retomados com a conclusão do evento. 
No caso da horta, houve um problema. Magda Maria conta que um dia, após um final de semana, ao chegarem à escola, alunos e professores se depararam com danos ao terreno onde ficava a plantação. Todos os produtos foram roubados. Os alunos se desestimularam um pouco.
A retomada das atividades deve ocorrer com um trabalho de arborização no terreno da instituição. "A intenção é esta: arborizar a escola com plantas naturais e dar continuidade à horta", explica a coordenadora. O programa de rádio, que vai ao ar nos três turnos, durante o intervalo, também deve ser retomado.  
Os trabalhos desenvolvidos já surtem efeito. "Ao menos esta questão da conservação da escola vem melhorando", diz a coordenadora. "A gente observa que a escola está mais limpa", finaliza.


Fonte: Gazeta do Oeste

UFRN promove I Colóquio Internacional Interdisciplinar Comunicação e Discurso


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com a Université du Québec Trois Rivières (UQTR), do Canadá, promove, de 4 a 6 de junho, no Auditório da Reitoria, o I Colóquio Internacional Interdisciplinar Comunicação e Discurso. O colóquio é aberto para alunos e professores de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado de qualquer instituição de ensino superior e professores de ensino fundamental e médio.
A programação inclui mesas-redondas e conferências sobre questões concernentes à linguagem, à comunicação e à análise do discurso sob uma perspectiva formal e linguística. Todos os expositores são professores pesquisadores e autores de universidades brasileiras, francesas, holandesas e canadenses. A professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da UFRN, Maria das Graças Soares, organizadora do evento, explica que “o evento vem materializar o processo de internacionalização da UFRN, proporcionando o diálogo entre alunos, professores e pesquisadores de universidades brasileiras e do exterior”. 
Fonte: Agecom

I Semana do Meio Ambiente da Ufersa realiza debate sobre desenvolvimento sustentável


O Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas com o apoio das Pró-Reitorias de Graduação e de Extensão e Cultura iniciou ontem (1º) a I Semana de Meio Ambiente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). O evento acontece hoje na Central de Aulas V, localizada no Campus Leste da instituição, e se encerra às 17h.
De acordo com os organizadores, o evento surgiu da necessidade de discutir com a comunidade acadêmica o desenvolvimento sustentável, isto é, debater com a sociedade medidas capazes de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.
Para o professor Alan Martins, o assunto relacionado ao desenvolvimento sustentável ganhou grandes dimensões frente a uma das premissas da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que reafirma a busca contínua de um equilíbrio entre os três pilares estruturantes e interdependentes: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental.
O primeiro dia do evento foi marcado pela realização de palestras que abordaram temas de âmbitos nacional e local. Entre os assuntos discutidos durante as exposições, estão ''Educação Ambiental e Conservação do Rio Mossoró'', ''A atuação da Polícia Ambiental na Região do Oeste Potiguar'', ''Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental'', entre outros.
O segundo dia da Semana de Meio Ambiente vai oportunizar aos estudantes da Ufersa, mais especificamente das disciplinas de Ambiente, Energia e Sociedade do curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, como também do curso de Ecologia, nas disciplinas Dendrologia, Ecologia Molecular, Biologia da Conservação e Biologia Evolutiva, apresentarem trabalhos. As atividades acontecem na Central de Aulas V.
"Os estudantes dos cursos de Ciência e Tecnologia, Ecologia e Engenharia Florestal vão apresentar, em pôster, maquetes e vídeos, resultados das pesquisas realizadas. Os trabalhos identificam e propõem medidas resolutivas e preservativas para questões relacionadas ao meio ambiente", diz Alan Martins.
O evento é direcionado para a comunidade acadêmica, bem como para a população de modo geral. As inscrições tiveram início no dia 7 de maio e se encerraram nessa quarta-feira (30). Ao final das exposições, a organização entregará certificado de participação aos inscritos.


Fonte: O Mossoroense

Criação de banheiro unissex na UFRN causa polêmica


A UFRN agora tem um banheiro unissex coletivo. Fica no Departamento de Artes (Deart). Foi inaugurado depois que o Grupo Universitário em Defesa da Diversidade e Expressão das Sexualidades (Guddes) decidiu "extra-oficializar" um fato: o banheiro feminino do segundo andar do prédio era usado tanto por meninos quanto por meninas. A placa "feminino" foi retirada com pompa: teve direito até a peça de teatro e público de aproximadamente 80 pessoas acompanhando o momento histórico no campus. Aconteceu no dia 11 de maio, dia em que ocorreu a 1ª Calourada da Diversidade Sexual da UFRN, com o nome fantasia "Gaylourada".
Outro fator contribuiu para a criação do banheiro unissex de combate ao preconceito no campus universitário: a transexual Leilane Assunção, doutoranda em Ciências Sociais, foi impedida de entrar no banheiro feminino. Um funcionário da segurança do prédio alertou que ela não poderia usar o banheiro destinado às mulheres. Ontem Leilane não foi localizada pela reportagem para comentar o assunto. Como tudo que acontece no ambiente universitário, lugar de pluralidade de opiniões e pensamentos, o assunto virou polêmica. 
Alguns alunos aprovam, outros desaprovam. Os servidores técnico-administrativos idem. Os seguranças evitam dar entrevistas. A reitoria não se pronunciou oficialmente sobre o assunto e a chefia do Deart entende a reivindicação dos estudantes, embora reconheça que o banheiro não está adaptado para ser usado por ambos os sexos. Não tem mictório para os homens, por exemplo. "É uma questão de higiene mesmo", diz o chefe do departamento, professor Marcos Alberto Andruchak. 
A polêmica principal é o uso de banheiro público. No caso em questão, uma transexual, ou seja, alguém que nasceu homem e que se assume com identidade feminina, precisou usar o banheiro. Para evitar o constrangimento, o problema foi resolvido com a criação de um banheiro que pode ser usado por qualquer pessoa, independente do sexo. Simples assim, ou quase. "Muitas pessoas questionam se, nesse caso, ela deveria ter ido ao banheiro feminino ou ao banheiro masculino. Acho que o banheiro não tem nada demais. É um banheiro normal, como qualquer outro", afirmou um estudante do Deart, que pediu para não se identificar. Com efeito, o banheiro não difere de outros banheiros públicos. Apenas adesivos, placas e pichações na parte de fora indicam que homens e mulheres podem usá-lo. 
Entre os alunos, há quem seja a favor. "Já era um banheiro utilizado pelos dois sexos. Foi algo meio oficializado agora. Como o banheiro era próximo da porta e o outro fica distante, geralmente o pessoal usava rapidamente não para urinar, mas pra lavar as mãos. Por isso ele acabou sendo usado por ambos os sexos. Não costumo usar esse banheiro, mas eu acho normal a criação dele. Talvez a ideia devesse ser levada para toda a universidade", opinou o aluno de design, Anderson Divino. Já Aryellen Dias, se disse contra. "É uma discussão à toa. O normal é ter um banheiro masculino e outro feminino. Virou uma confusão desnecessária. Sempre vem alguém e escreve uma coisa diferente sem necessidade. É só um banheiro como outro qualquer", afirmou ela. 
Amanda Pereira, também estudante, disse que o tema é relativo. "Antes, nesse banheiro, havia uma parte comum no corredor de entrada e havia o lado masculino e o feminino. Só que como o feminino ficava sempre fechado, todo mundo usava o masculino mesmo", observou. "Se as pessoas souberem usar o banheiro com educação, souber deixá-lo limpo, será muito bom. Mas o mais provável é que homem e mulher entrem e possam juntos usar o mesmo banheiro. Ai vira bagunça", observou a universitária.


Fonte: dnoline

Concurso da Câmara Municipal de Mossoró acontece neste domingo

O concurso da Câmara Municipal de Mossoró acontecerá na manhã deste domingo. 3.691 candidatos se inscreveram para realizar a prova e tentar uma das 24 vagas oferecidas.

O cargo de Agente Administrativo foi o mais procurado pelos candidatos, com 2877 inscritos para tentar uma das 14 vagas disponibilizadas, gerando assim uma concorrência de 205,5/1. 

O menos procurado foi o de técnico em informática, com 33/1. Cada candidato terá três horas para responder as questões. O acesso ao local da prova ocorrerá das 7h30 as 8h.

Para ter acesso a sala da prova o candidato deverá portar o documento original de identificação utilizado no momento da inscrição.



Fonte: Jornal de Fato

MP recomenda que municípios em situação de emergência evitem eventos


O Ministério Público publicou recomendação no sentido de que os 139 municípios do Rio Grande do Norte que decretaram Estado de Emergência, entre os quais Mossoró, não realizem despesas com eventos festivos.
O documento é assinado pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas, Thiago Martins Guterres, do procurador-geral de Justiça, Manoel Onofre de Souza Neto, do procurador regional Eleitoral, Paulo Sérgio Duarte da Rocha Júnior, e da procuradora da República, Caroline Maciel da Costa, e tem o objetivo de preservação do dinheiro público.

Os procuradores entendem que alguns municípios, apesar de se encontrarem em situação de emergência, vêm empregando verbas públicas na contratação de bandas e realização de festas em geral, o que se mostra incompatível com a grave situação de estiagem enfrentada.
A medida tomada ontem orienta as prefeituras a não contratarem artistas, serviços de buffets e montagem de estruturas para eventos, sob pena de adoção de providências cabíveis a cargo de cada uma das instituições que subscrevem a Recomendação.
A recomendação soma-se a uma série de ações desencadeadas com o intuito de preservar os recursos públicos num ano com previsão de grandes dificuldades, geradas pela estiagem.
Na última terça-feira, prefeitos de 13 cidades do Alto Oeste se anteciparam e cancelaram as programações de festejos juninos previstas para este ano. Algumas cidades inclusas na lista mantêm a tradição de realizar tais eventos por várias décadas de forma ininterrupta.

Município que descumprir recomendação poderá ter corte de contas e sustação de contratos 

Segundo o documento expedido pelos procuradores, o gestor que porventura não acatar a recomendação da Procuradoria-Geral do Ministério Público,.será acionado no Tribunal de Contas.
Os Órgãos de Controle ainda podem solicitar a sustação de atos, contratos e procedimentos administrativos. Além de pedir a suspensão do recebimento de novos recursos, sem prejuízo da aplicação de multa, e outras sanções.
A exceção fica para o uso de verbas federais recebidas do Ministério da Cultura ou do Ministério do Turismo, quando sua destinação estiver especificamente vinculada à realização de festas ou eventos culturais no município.
O documento alerta ainda que a hipótese não se aplica o art. 24, IV, da Lei 8.666/1993, por não se tratar de bem necessário ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa.
Em tal caso, a documentação relativa à execução do convênio, acompanhada do processo licitatório - inclusive notas fiscais pertinentes -, deve ser encaminhada ao Ministério Público Federal no prazo de 30 dias após a realização da festa ou evento.

Fonte: O Mossoroense

Enem: inscrições seguem abertas com quase 2 milhões de inscritos em cinco dias


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seguem abertas até 15 de junho, exclusivamente pela internet. Até as 19h de ontem (1°), 1.966.270 estudantes se inscreveram para participar da prova. A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é que as inscrições superam 2 milhões neste fim de semana.
O exame será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. No ano passado, cerca de 6 milhões se inscreveram no Enem e pouco mais de 5 milhões pagaram a taxa, confirmando a participação.
A região com maior número de inscritos para o Enem 2012, conforme o último balanço, é o Sudeste (730 mil). Na sequência aparecem o Nordeste (650 mil), Sul (230 mil) e Centro-Oeste e Norte (177 mil cada uma).
Desde 2009, o Enem ganhou mais importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. A prova também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras. 


Fonte: Agência Brasil

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Secretaria de Educação realiza Semana de Meio Ambiente


O Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação realiza entre os dias 4 e 6 de junho, no Centro Administrativo, a Semana de Meio Ambiente, com o tema “A Rio+20 também é aqui”. O objetivo é discutir a inserção da Educação Ambiental nos currículos escolares, socializar experiências exitosas das escolas e promover uma caminhada ecológica.

A programação será aberta na segunda-feira, 4, com Aula-passeio no Barco-Escola pelo estuário do Rio Potengi. Na terça-feira, 5, as atividades serão concentradas no auditório Angélica Moura, da SEEC, com palestra do professor Thiago Mesquita, da UnP, sobre o Sistema de Gestão Ambiental no Contexto Educacional, e mesa redonda com professores da Educação Básica, para debater os desafios da inserção da Educação Ambiental nos currículos escolares.

Ainda na terça-feira, haverá apresentação de experiências exitosas e exposição de trabalhos das escolas e setores da SEEC no pátio da secretaria. O terceiro dia da programação será dedicado a uma caminhada ecológica no Centro Administrativo, a partir das 8h. Devem participar técnicos da Educação, gestores, coordenadores, alunos e sociedade civil.

PROGRAMAÇÃO

Segunda, 4 de junho
9h – Aula-passeio no Barco Escola
Local: Estuário do Rio Potengi

Terça, 5 de junho
8h – Hino Nacional (Banda da E. E. Nestor Lima)
Local: Praça do Centro Administrativo

8h30 – Abertura Oficial da Semana do Meio Ambiente
Local: Auditório Angélica Moura/SEEC

9h às 17h – Exposição de trabalhos das escolas e setores da SEEC

9h20 – Palestra
Tema: Sistema de Gestão Ambiental no Contexto Educacional
Palestrante: Prof. Thiago Mesquita, UnP
Local: Auditório Angélica Moura/SEEC

10h – Mesa redonda
Tema: Desafios da inserção da Educação Ambiental nos currículos escolares
Coordenadora da Mesa

14h – Apresentação de experiências exitosas
Local: Auditório Angélica Moura/SEEC

Quarta, 6 de junho
8h – Caminhada Ecológica
Local: Centro Administrativo

Fonte: Blog da Educação