sábado, 7 de abril de 2012

Aula sobre moradores de rua

Moradores de rua são indivíduos que perdem a condição de cidadãos à medida que se dissipam as simbologias que os retratam como tal em adjetivos pejorativos – mendigo, vagabundo, etc.

A Geografia estuda a sociedade pelo viés espacial. Entretanto, em determinados momentos, faz-se necessário recorrer a outras ciências, como História, Sociologia, Economia, etc. No caso do ensino de Geografia, também é imprescindível buscar essa interdisciplinaridade.
O tema “moradores de rua” é muito importante nesse processo. As várias representações sociais direcionadas aos moradores de rua – “vagabundos, mendigos, sujos” etc. – nos instigam a conhecer de perto a realidade desses sujeitos.
Em 2008, no Brasil, numa pesquisa realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social sobre a população em situação de rua, foi constatado que 71% dos moradores de rua trabalham e apenas 16% dependem da mendicância para sobreviver. O alcoolismo e as drogas são as razões que levam a maioria dessas pessoas a morar na rua: 35,5%. A seguir, vem o desemprego com 30% e conflitos familiares com 29%.
Os indivíduos desprovidos de família, emprego, residência e bens materiais passam a ser vistos como não cidadãos. Os que não estão familiarizados com essa expressão utilizam-se destas: mendigos, indigentes, desocupados, vagabundos e uma série de outros estereótipos, dos quais a cidadania assume papel coadjuvante.
Quando se explicita o que leva um sujeito a morar na rua, notam-se contradições, uma cultura de negação de padrões (sejam eles políticos ou econômicos), vitimações sociais, processos de revolta, inconformação, etc. De forma oposta surge o termo “inclusão”, que se resume em ativar a pessoa a uma reinclusão ideológica para o reingresso em uma sociedade de consumo.
As disciplinas de Geografia, História e Sociologia podem fazer um rico trabalho interdisciplinar sobre esse tema. Converse com os professores dessas disciplinas sobre essa proposta metodológica. O trabalho consiste em uma pesquisa, por parte dos alunos, in loco, em lugares onde moradores de rua se aglomeram. Por ser um trabalho escolar e tratar-se de adolescentes, escolha um local onde são desenvolvidos projetos sociais com esse grupo de pessoas, tais como centros de reabilitação de drogas, instituições e organizações religiosas, ONG’s, etc.
Cada professor poderá pedir algo específico de sua disciplina, porém os alunos deverão tratar de questões inerentes a todas, tais como: por que virou morador de rua; as condições de vida morando na rua; como ele se vê enquanto morador de rua, etc.
Em relação à Geografia, busque identificar elementos como: se a pessoa é ou não migrante; sua territorialidade no espaço urbano; os meios de sobrevivência; questão familiar, etc.
Essas questões são importantes, pois a partir delas pode-se encontrar a gênese de tal problemática. Por exemplo, grande parte dessas pessoas pode ser migrante de uma mesma cidade ou estado e pode-se descobrir que migraram atrás de emprego. Logo, achou-se a raiz do problema.
Realizada a pesquisa, façam um seminário discutindo os pontos de vista geográfico, histórico e sociológico. Peça para que os alunos debatam a gênese e as possíveis soluções da problemática.
É uma metodologia simples que busca o exercício da cidadania e a luta por justiça social.

Por Régis Rodrigues
Graduado em Geografia

Concorrência em concurso deve ser divulgada amanhã

A concorrência do concurso para o preenchimento de 101 vagas da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) deve ser divulgada amanhã à tarde, dia 5, no site da instituição, que pode ser acessado pelo endereço eletrônico www.ufersa.edu.br. A informação foi repassada pelo presidente da Comissão Permanente de Processo Seletivo da Universidade, professor Marlon Feijó. 
Segundo ele, estão sendo providenciados os últimos acertos para que seja feita a divulgação da concorrência. Ao todo, 12.090 pessoas se inscreveram para participar do processo seletivo. Elas disputam as 101 vagas que estão sendo oferecidas para os diferentes campi da Ufersa. 
Até o momento, as provas continuam marcadas para o dia 29 de abril e a expectativa é que não haja anulação do concurso em decorrência da auditoria interna, que investigou a suspeita de inconformidades na inscrição de dois candidatos. Segundo reitor da Universidade, Josivan Barbosa, caso haja anulação será apenas para a vaga de médico veterinário. 
No entanto, o reitor pretende não adiantar nenhuma informação. Ele informa apenas que recebeu a documentação da auditoria interna na quarta-feira da semana passada, dia 28 de março, o que gerou abertura de um processo administrativo, encaminhado para a Procuradoria Federal, órgão responsável pela assessoria jurídica da Ufersa, que irá analisar a documentação e averiguar se a denúncia é procedente.
Como o concurso será realizado no dia 29 de abril, o reitor espera uma resposta o mais rápido possível. 
De acordo com Marlon Feijó, os inscritos devem ficar atentos as informações postadas no site, pois, em breve, serão divulgados também os locais de provas.

Fonte: Gazeta do Oeste

Por aumento salarial, professores da rede municipal deflagram greve; outras categorias também ameaçam paralisação


Professores da rede municipal entraram em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada na tarde de ontem (4) durante assembleia no auditório da sede do Serviço Social da Indústria (Sesi). De acordo com a categoria, a Prefeitura de Mossoró recusa-se a cumprir a nova lei do piso, que, baseado no aumento do custo-aluno, eleva o valor em 22,22%. Os professores dizem que o executivo municipal ofereceu aumento de pouco mais de 6%.


"A desculpa apresentada para esse reajuste tão pequeno, menos da metade do reajuste do salário mínimo, é de que o município está dentro do limite prudencial. Pura balela, já que o reajuste do piso não entra nessa conta. A prefeita está praticando um ato de improbidade administrativa", afirmou Marilda Sousa (foto), presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum).
Ainda segundo os professores, outras categorias do serviço público municipal também reivindicam aumento de 22,22% e se reunião em assembleia no dia 12 para tratar da campanha salarial. Caso não sejam atendidos, podem deflagrar uma greve geral na cidade.
Com informações da assessoria de imprensa do Sindiserpum.
Fonte: Jornal O Mossoroense

Justiça declara ilegalidade da greve dos servidores públicos de Natal

O desembargador Vivaldo Pinheiro, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, concedeu tutela antecipada decretando a ilegalidade do movimento grevista dos servidores da Prefeitura do Natal. Pinheiro também determinou o imediato retorno dos servidores às atividades de trabalho sob pena de pagamento de multa por dia de atraso.
A decisão do desembargador, de plantão no feriadão, foi em resposta a uma Ação Cível Interposta pela Procuradoria Geral do Município. A Prefeitura elencou os prejuízos causados pela greve com a interrupção de serviços prestados à população, notadamente na área de saúde pública. Um dos principais argumentos em relação ao caráter abusivo da greve foi a paralisação dos guardas municipais que são responsáveis pela proteção dos prédios públicos.
A paralisação da Guarda Municipal não obedeceu sequer ao dispositivo legal que obriga o trabalho de pelo menos 30 por cento do efetivo. Por causa disso, a prefeita recorreu à governadora Rosalba Ciarlini e a PM passou a oferecer segurança em diversas unidades de saúde que oferecem atendimento de urgência 24 horas.
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinsenat) emitiu um comunicado à 
imprensa na manhã deste sábado (7) e repudiou a decisão da Justiça 
de entender a paralisação dos servidores da Prefeitura como ilegal.
"Por três meses tentamos, exaustivamente, negociar com a Prefeitura do 
Natal o cumprimento da data-base e demais reinvindicações dos servidores
municipais. Neste tempo tivemos acordos não cumpridos e pleitos que 
chegaram a ser publicados no Diário Oficial, mas, não foram implantados 
no contracheque do servidor, como o Adicional da Banda Sinfônica", diz 
um dos trechos da nota.
O Sindicato comunicou ainda que os servidores do município em greve irão realizar um protesto em frente à 
Prefeitura na próxima segunda-feira, 9. Ainda segundo a nota, "a greve dos agentes de saúde está decretada e mantida a partir de segunda-feira".


Fonte: Tribuna do Norte

Ato Público reúne aposentados em frente à Governadoria

Aposentados de todo o Estado se aglomeraram em frente à Governadoria nessa terça-feira (3) para protestar contra o parcelamento do reajuste salarial feito pelo Governo. A direção do Sinte protocolou um ofício(leia aqui) destinado à governadora Rosalba Ciarlini sobre o posicionamento da entidade e destacando a reivindicação do pagamento em parcela única.
Em seguida, os trabalhadores partiram em caminhada para a Secretaria de Educação, mas não encontraram as responsáveis pela pasta. A coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso informou que a busca por uma audiência com a secretária será mantida esta semana.

Além de Fátima Cardoso, os dirigentes Rômulo Arnaud, Assis Silva, Marlene Moura, Vicência Arimateia, Vera Messias, Simonete Carvalho, Marilanes França e Luzinete Leite participaram da atividade. 
Veja a galeria de fotos da atividade clicando aqui.

Fonte: sinte/rn

quarta-feira, 4 de abril de 2012

CHAPA 1 É A VENCEDORA DO PLEITO 2012

Ana Paula e Cleide - VENCEDORAS
A Escola Municipal Vila Rio Grande do Norte da Serra do Mel realizou hoje sua segunda Eleição para Gestor Escolar.
COMISSÃO ELEITORAL
Estavam concorrendo o pleito deste ano duas chapas, a chapa 1 encabeçada pela professora Cleide Simônia de Azevedo e a chapa 2 encabeçada pela professora Maria Jarlene de Moura. 
Saiu vencedora da eleição deste ano a chapa 1 composta por: Gestora: Cleide Azevedo; Vice-gestora: Ana Paula e Coord. Administrativo/Financeiro: Ledjane Araujo que trabalhou o lema de campanha - Para Continuar Avançando e Inovando - 

Veja os números da eleição:
Número de votantes - 615
Chapa 1 - 395
Chapa 2 - 213
Branco  -   01
Nulo      -   06

Veja os números da eleição em percentual:
Chapa 1 - 64,22%
Chapa 2 - 34,63%
Branco  -  0,16%
Nulo     -   0,97%

Que a equipe gestora reeleita para o biênio 2012-2013 possa continuar seu trabalho e inovar de fato como está proposto no lema de campanha.
Desejamos a chapa vencedora muito sucesso e um bom trabalho em benefício das nossas crianças e adolescentes, para que assim possamos construir uma educação melhor para todos.

MP abre inscrições de concurso para credenciamento de estagiários

O Ministério Público do Rio Grande do Norte está com inscrições abertas para o V Concurso para Credenciamento de Estagiários para a área Administrativa da Instituição. O processo seletivo destina-se a cadastro de reserva para o provimento de futuras vagas que venham a ocorrer após a expiração das atuais seleções em vigor.

O Concurso é para os estágios remunerados nas áreas de Administração; Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Biblioteconomia; Ciências Contábeis; Ciências da Computação/Engenharia da Computação/Sistemas de Informação/Informática; Comunicação Social – Jornalismo; Engenharia Civil; Pedagogia; Serviço Social; Psicologia; e Tecnólogo em Lazer e Qualidade de Vida.

As inscrições já estão liberadas e seguem até o dia 20 de abril, o candidato deverá levar uma lata de leite em pó a ser doada para uma instituição beneficente.

As inscrições para o V Concurso para Credenciamento de Estagiários do Ministério Público serão realizadas mediante apresentação de formulário (ficha de dados cadastrais) disponibilizado no portal do MP na Internet no endereço eletrônico www.mp.rn.gov.br, na seção de “Concursos”, devidamente preenchido e assinado pelo candidato, acompanhado de cópia e original do documento de identificação expedido por órgão oficial, além de documento oficial da Instituição de Ensino em que conste o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA).

As inscrições podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 14h, em Natal (sede da Procuradoria-Geral de Justiça – Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF/Setor de Estágio, na Rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, nº 97, Candelária, Natal/RN – Fone: 3232-4098) e em Mossoró (na sede das Promotorias de Justiça da Comarca de Mossoró, situada à Rua José de Alencar s/n, Centro – Fone: 3315-3858).

O estagiário cumprirá jornada de vinte horas semanais, devendo o horário do estágio corresponder ao expediente da Procuradoria-Geral de Justiça e se compatibilizar com o horário do curso de graduação em que esteja matriculado, e receberá, a título de bolsa, uma vez obedecida a jornada máxima, a importância mensal correspondente a um salário mínimo.

O estagiário também receberá auxílio transporte no valor equivalente a duas passagens do transporte coletivo de passageiros praticado no município de Natal, por dia, proporcionalmente aos dias efetivamente estagiados.

Estão habilitados para efetuar a inscrição no processo seletivo os estudantes em instituições de ensino de nível superior, oficiais ou reconhecidas, conveniadas com a Procuradoria-Geral de Justiça.

O Concurso para Credenciamento de Estagiários para a Área Administrativa do MP constará de Prova Escrita e Análise do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA). E respeitará o percentual de 10% das vagas reservadas para pessoas com deficiência.


Fonte: nominuto.com

Especialistas dão dicas para manter a pele do rosto jovem

Os cuidados com a pele do rosto foram destaques no programa Bem Estar, exibido pela Globo, nesta terça-feira (13).  Achei bem interessante, porque este é um assunto que interessa a todos. Quem não quer estar sempre com a pele bonita e saudável?

A dermatologista Márcia Purceli e o cirurgião plástico Pedro Vital Uso falaram sobre as cirurgias plásticas, tratamentos estéticos e cremes podem ajudar a restaurar as curvas do rosto.
Porém, antes de partirmos para estes procedimentos, podemos seguir três dicas super básicas que fazem grande diferença.
Confira:
Proteção: O filtro solar é o melhor amigo da pele e deve ser usado diariamente.
Hidratação: Usar um creme hidratante próprio para o rosto diariamente é essencial para evitar a pele seca e desnutrida.
Limpeza: É essencial lavar o rosto todos os dias de manhã e à noite, para limpa-la da poluição e agressão sofridas durante o dia. Detalhe: Um sabonete próprio é o suficiente, mas, se preferir, um esfoliante também pode ajudar, quando necessário.

Fonte: Diário de Natal

Potiguares são premiados na maior feira de Engenharia e Ciências

Nove alunos potiguares, do município de Doutor Severiano, foram premiados na 10ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Os alunos Josemar Gomes da Silva Júnior; Sara Sebastiana Nogueira e Edilton Antonio de Oliveira apresentaram o projeto "Energia solar: uma alternativa sustentável para promover economia". O trabalho foi orientado pelo professor José Nilton de Souza.
Os vencedores receberam um prêmio credencial, passagem aérea e hospedagem para participar da Feira de Ciências, Tecnologia e Meio Ambiente (Femact Rio + 20). 
A Febrace é promovida pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Universidade de São Paulo (USP) e se constitui na maior feira brasileira de Ciências e Engenharia. 
Seu objetivo é estimular a cultura científica na educação básica brasileira. Foram selecionados entre 1.505 trabalhos, para esse ano. Os finalistas foram avaliados por uma comissão formada por professores de diversas instituições das áreas das ciências e engenharia. A premiação foi realizada nos dias 16 e 17 de março.
No total, 743 jovens de todas as regiões do País participaram do Febrace. Os futuros cientistas apresentaram 325 projetos desenvolvidos em escolas de ensino fundamental, médio e técnico. Foram 218 escolas públicas, 80 particulares e 19 fundações.
Na opinião da coordenadora geral da FEBRACE, Roseli de Deus Lopes, feiras como esta têm o poder de estimular também o espírito investigativo e empreendedor nos jovens – algo fundamental para uma economia baseada no conhecimento. “A FEBRACE é uma mostra do potencial dos nossos jovens, de sua capacidade para inovar, encontrar soluções para problemas da sociedade e contribuir para o desenvolvimento do País”, afirma. “Cada vez mais as empresas buscam profissionais especializados, com competências para a investigação sistemática e científica, que resulte em solução de problemas reais”, enfatiza Roseli.


Fonte: nominuto.com

Mossoró recebe evento do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas

O Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), promove o Curso de Capacitação em Mudança do Clima. O evento acontece de 10 a 12 de abril, no campus Mossoró do IFRN.

A palestra de abertura, que acontece às 20h do dia 10, será proferida pelo professor Neilton Fidelis da Silva, doutor em Planejamento Energético e Ambiental pela Coppe-UFRJ, professor titular do IFRN – campus Natal-Central e secretário executivo do FBMC. A entrada é franca.

O Curso de Capacitação em Mudança do Clima será dividido em duas etapas: a primeira com aulas presenciais e a segunda com aulas e acompanhamento ministrados à distância. O curso objetiva capacitar gestores públicos, acadêmicos e representantes setoriais em questões relacionadas às mudanças do clima.

O evento conta com o apoio da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern), Redepetro RN, Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente do RN (Anamma/RN) e Petrobras. 

O Fórum

O FBMC foi criado pelo Decreto 3.515, de 20 de junho de 2000 e tem por objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade para a discussão e tomada de posição sobre os problemas decorrentes da mudança do clima por gases de efeito estufa. Além disso, discute sobre o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) definido no Artigo 12 do Protocolo de Quioto a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre mudança do clima. 

O FBMC deve auxiliar o governo na incorporação das questões sobre mudanças climáticas nas diversas etapas das políticas públicas. É composto por 12 ministros de estado, do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA) e de personalidades e representantes da sociedade civil e é presidido pelo presidente da República.

Fonte: Ascom Funcern

Rosalba garante apoio as comemorações dos 50 anos do Método Paulo Freire em Angicos

Governadora recebe a visita do diretor do Instituto Paulo Freire de Los Angeles, professor Carlos Alberto Torres, para tratar das comemorações dos 50 anos de implantação do Método Paulo Freire no município de Angicos.

A conversa, ocorrida na residência oficial da governadora na manhã deste sábado (31), contou também com a presença da secretária estadual da Educação, professora Betania Ramalho, e tratou também do fortalecimento da Educação Pública.

No dia anterior, sexta-feira (30), a secretária Betania Ramalho e o professor Carlos Alberto Torres estiveram visitando o município de Angicos. Na oportunidade, estiveram na Escola "José Rufino" que está completando 100 anos de existência, e conversaram com 04 ex-alunos alfabetizados, na época, pelo Método Paulo Freire.

"Precisamos celebrar um passado que pode ser importante para o futuro. Fiquei impressionado em ver os ex-alunos de 50 anos atrás, e as marcas positivas de um passado que pode muito bem ser reconstruído para que possamos reinventar um futuro de uma Educação Pública forte e de qualidade", disse o professor Carlos Alberto Torres.

A governadora Rosalba Ciarlini garantiu total empenho do Governo do Estado para a efetivação de uma programação comemorativa à altura do educador Paulo Freire.

"Há 50 anos, durante o governo Aluízio Alves, a cidade de Angicos foi um modelo para o mundo com a implantação do Método Paulo Freire de Educação Popular. No mês de setembro do próximo ano chegamos aos 50 anos da implantação do método em Angicos, e é o momento de passarmos para as novas gerações, através de um grande encontro, a importância de data tão significativa para a Educação Pública de qualidade. Quem não olhar para o passado, não tirar dele lições, não escreve o futuro", destacou a governadora Rosalba Ciarlini.

Para a secretária Betania Ramalho, o momento em que se revisita o município de Angicos e se mantém contato com pessoas do povo que vivenciaram e foram alfabetizadas pelo Método Paulo Freire também deve servir para se redobrar os esforços na busca de uma Educação Pública de excelência, com cada um cumprindo o seu papel – governo, sociedade, educadores, e famílias.

"Nosso desejo é passar de uma Escola Pública onerosa de baixa qualidade para a Escola Pública de excelência. O projeto do Governo busca o equilíbrio da qualidade pedagógica com a valorização do professor. A Educação Pública é um patrimônio nosso, de toda a sociedade. Nessa responsabilidade de todos, a família jamais deve ficar distante do processo educacional. Precisamos das famílias, dos pais acompanhado o processo do ensino nas Escolas Públicas", completou a secretária estadual da Educação.

Carlos Alberto Torres

Carlos Alberto Torres, natural da Argentina, leciona na Universidade de Los Angeles (UCLA), é professor de Ciências Sociais e Educação Comparada. É diretor do Centro Latino-Americano, sociólogo político da Educação, PHD em Desenvolvimento Internacional da Educação pela Universidade de Stanford– Estados Unidos, detentor de curso de Pós-doutorado em Fundamentos Educacionais na Universidade de Alberta – Canadá.

É diretor fundador do Instituto Paulo Freire de Los Angeles (desde 2002), diretor fundador do Instituto Paulo Freire da Argentina (desde 2003), e diretor fundador do Instituto Paulo Freire de São Paulo (desde 1993).

Carlos Alberto Torres escreveu seu primeiro livro sobre ele no ano de 1975. Começou a se comunicar através de cartas com Paulo Freire em 1976. No início dos anos 80 passou a trabalhar com Paulo Freire, em São Paulo e no exterior.

"Paulo Freire sempre foi um grande amigo do diálogo. Ele sempre defendeu que não se pode separar Educação Popular de Cultura Popular. Ele vai ser homenageado como patrono da Educação Brasileira, e isso é merecido", lembra Carlos Alberto Torres.

Fonte: seec/rn

Hoje Eleição Para Gestor da Escola Municipal

DISPUTA
A Escola Municipal Vila Rio Grande do Norte realiza hoje a Eleição para Diretor Escolar de sua instituição. Há dois que o poder executivo municipal criou a Lei que implanta os passos para o caminho da gestão democrática. 
CHAPA 1: CLEIDE E ANA PAULA - CHAPA 2: JARLENE E ARTHUR
Sabemos que a escolha dos gestores escolares pela comunidade - alunos, professores, pais e funcionários não garante a gestão democrática, mas as escolha feito por estes segmentos é uma ferramenta que democratiza o processo para tornarmos a educação democrática e de acesso a todos, priorizando a qualidade.
Na Serra do Mel são 05 Escolas Municipais, a maior é a Escola Municipal Vila Rio Grande do Norte que matriculou neste ano de 2012 mais de 1000 alunos, onde atende a alunos de educação infantil e ensino fundamental I e II. 


Estão concorrendo ao pleito as professoras Cleide Azevedo e Jarlene Moura.

Composição da Chapa 1:
Gestora: Cleide Azevedo
Vice-Gestora: Ana Paula
Coord. Administrativo: Ledjane Araujo

Composição da chapa 2:

Gestora: Jarlene Moura
Vice-Gestor: Arthur Nelson
Coord. Pedagógico: Daniela Praxedes


A ELEIÇÃO
Data: 04/04/2012
Local: E. M. Vila Rio Grande do Norte
Horas: das 08 as 15 horas
Quem vota: Alunos (a partir de 12 anos), professores, funcionários e pais e/ou responsáveis.

Desejamos sucesso a todos e desde já que a chapa vencedora faça um bom trabalho em prol da comunidade escolar.

segunda-feira, 2 de abril de 2012