sábado, 7 de janeiro de 2012

Ensino Médio Inovador é ampliado para mais 19 escolas

Programas educacionais que buscam sair do ensino convencional e sem maiores atrativos começam a dar resultados e, consequentemente, se expandirem na rede pública.  Um dos principais exemplos dessa demanda de programas é o Ensino Médio Inovador. Implantado em 2010 em onze escolas estaduais, o programa está sendo ampliado no início deste ano para mais dezenove e com presença nas diversas regiões do Rio Grande do Norte.

O Ensino Médio Inovador valoriza a capacidade empreendedora das escolas e coloca o aluno como protagonista efetivo do processo educacional. O programa, feito em parceria com o governo federal, é desenvolvido no Estado pela Subcoordenadoria de Ensino Médio da SEEC. 

As dezenove escolas estaduais que passam a oferecer o Ensino Médio Inovador estarão presentes, por meio de seus gestores e coordenadores pedagógicos, a um Encontro no Auditório Angélica Moura da SEEC nesta segunda-feira (9), ás 9h, para receberem o repasse das propostas curriculares do programa. As propostas privilegiam prática pedagógica que leve em consideração um currículo dinâmico e flexível, contextualizado, compatível com as exigências da sociedade. As escolas que aderem ao programa passam a oferecer uma carga horária de 1.200 horas/ano, 200 a mais que no Ensino Médio convencional (regular). No programa, os professores envolvidos têm uma carga hora com 10 horas a mais por semana - cinco horas atuando diretamente com os alunos, e cinco utilizando em planejamento. O programa conta com recursos do Ministério da Educação com contrapartida do Governo do Estado através da cessão e remuneração dos professores.

"O Ensino Médio enseja grandes possibilidades de aprendizagem para o aluno e também para o professor. Nosso interesse é valorizar programas e ações que se traduzam na melhoria da qualidade do ensino que oferecemos", afirma a secretária estadual de educação, professora Betania Ramalho.

As novas Escolas Estaduais com Ensino Médio Inovador serão: Escola União do Povo da Cidade Nova (Natal), Ana Júlia de Carvalho Mousinho (Natal), Professor Francisco Ivo Cavalcanti (Natal), Dom Nivaldo Monte (Parnamirim), João Tibúrcio (Goianinha), Francisco Barbosa (São José do Mipibu), Rosa Pignataro (Nova Cruz), Maurício Freire (São João do Potengi), Interventor Ubaldo Bezerra de Melo (Ceará Mirim), Professor Francisco de Assis D. Ribeiro (Santa Cruz), Francisco Veras (Angicos), Aristófanes Fernandes (Santana do Matos), Teônia Amaral (Florânia), Professora Calpúrnia Caldas Amorim (Caicó), Juscelino Kubitschek (Assú), Professor Antônio Dantas (Apodi), Escola 11 de Agosto (Umarizal), Gilney de Souza (São Miguel) e Doutor José Fernandes de Melo (Pau dos Ferros). Já integram a rede do Ensino Médio Inovador: Escola Professor Anísio Teixeira (Natal), Antonio Pinto (Natal),  Pedro II (Lajes), Tristão de Barros (Currais Novos), Desembargador Silvério Soares (Areia Branca), Manoel João (Mossoró), Aída Ramalho (Mossoró), Moreira Dias (Mossoró), Maria Stella Pinheiro Costa (Mossoró), Hermógenes Nogueira da Costa (Mossoró) e Gov. Dix-Sept Rosado (Mossoró).


Fonte: Tribuna do Norte

Colhendo leitores

Um projeto que tem feito a diferença na cidade de Alexandria e região. Desenvolvido pelo Instituto Zulmirinha Veras, o Colhendo Leitores existe desde 2008 e tem feito com que jovens, crianças e idosos tenham maior contato com a literatura. "Paralelamente à criação do Instituto, passamos a idealizar ações voltadas ao incentivo à leitura, como ferramenta para se proporcionar engrandecimento cultural à comunidade alexandriense. Lançado em 2008, o edital do Programa BNB de Cultura, edição 2009, externamos aquele propósito à professora aposentada Matilde Carlos Fernandes que, confirmando seu intuito de, voluntariamente, colaborar com nossas atividades, concebeu e elaborou o Projeto Colhendo Leitores", explica George Veras, presidente do instituto.
De acordo com ele, o projeto consiste numa biblioteca itinerante que, constituída, também, por teatro de fantoches visita comunidades urbanas e rurais, democratizando a leitura e contribuindo para uma melhor formação cultural da população, especialmente do público-alvo, formado por crianças em idade escolar, adolescentes e membros do programa EJA (Educação para Jovens e Adultos). "As atividades do projeto são desenvolvidas, geralmente, em sombras de árvores, alpendres e oitões, através de uma programação de deslocamento, em veículo pick-up, do acervo bibliotecário e de mesas e cadeiras", destaca.
Em 2009 e 2010, o Colhendo Leitores foi contemplado pelo Programa BNB de Cultura, edições 2009 e 2010, recebendo patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil, em parceria com o BNDES e do Governo Federal. "Além disso, mantemos uma constante parceria com escolas públicas - municipais e estaduais - e privadas sediadas em Alexandria, levando ações de leitura e arte aos estabelecimentos de ensino ou recebendo visitas de alunos e professores na sede do instituto, onde, igualmente, atividades do projeto são realizadas", comenta George.
Ele salienta que o projeto está atualmente sem patrocínio, pois não participou da edição 2011, do BNB de Cultura. "Mas estamos no aguardo de contemplação na edição 2012, do mesmo Programa, cujo resultado está previsto para maio. Enquanto isso, desenvolvemos ações do Colhendo Leitores com algumas limitações, por não dispormos de recursos para remunerar os mediadores de leitura", diz.

LIVRO DE BIOGRAFIAS DE MANOEL JÁCOME DE LIMA - Entre as propostas da entidade para este ano, o livro de biografias, escrito por Manoel Jácome de Lima, tem sido um dos objetivos do instituto.
Nascido na antiga povoação da Barriguda, atual município de Alexandria, além de professor, educador e dirigente escolar, Manoel Jácome de Lima foi um profundo pesquisador da história de municípios e personalidades potiguares.
Na década de 50 do século passado, o "Professor Dubas", como era mais conhecido, escreveu e, gradativamente, publicou na imprensa natalense, dados biográficos dos patronos dos grupos escolares que, na época, funcionavam no Estado. "Quando eu estava elaborando o livro 'Alexandria - Retratos de Uma História' (2007), conheci um neto de Manoel Jácome, o professor Francisco França de Jácome Barreto, residente em Macaíba, o qual disse da intenção de realizar um sonho que seu avô não concretizou, qual seja a publicação de um livro contendo as biografias dos patronos, e pediu apoio para a empreitada. No ano passado, procurei os familiares do autor e disse que o Instituto poderia encampar a luta pela publicação, ocasião em que recebi autorização para organizar as biografias e transformá-las em livro", comenta George.     
Segundo ele, o trabalho integrará a Coleção Poeta Vicente Lopes, vinculada ao Instituto Zulmirinha Veras e, conforme contatos mantidos com o escritor e poeta Eduardo Gosson, receberá o selo da União Brasileira de Escritores (UBE) no Rio Grande do Norte. "Estamos buscando apoio junto a órgãos públicos, havendo endereçado ofícios à Secretaria Extraordinária de Cultura, à Secretaria de Estado da Educação e à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Dos 40 biografados, 15 integraram, como deputados, o Poder Legislativo Estadual. Acreditamos no apoio oficial, pois o livro será de muita importância para o resgate da trajetória de 40 pessoas que muito contribuíram para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, servindo de fonte de consulta para as novas gerações e, principalmente, para os membros das escolas que têm como patronos os biografados", frisa.
George Veras revela que o livro tem passado por atualização da ortografia empregada no texto e elaboração de notas. "Além disso, dotaremos o livro (ainda sem título) de fotografias e caricaturas dos patronos biografados, imagens que, em grande parte, são desconhecidas pelos próprios estabelecimentos de ensino. Esse trabalho ainda não foi concluído devido à falta de recebimento de parte das informações solicitadas às escolas que têm como patronos os biografados", ressalta.
Além de artigos publicados na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, do qual era sócio e dirigente, Manoel Jácome de Lima escreveu "Monografia do Município de Pau dos Ferros", lançado em 1956, e "Martins", relativamente ao município do mesmo nome e publicado após sua morte.

CONHEÇA O INSTITUTO ZULMIRINHA VERAS - O Instituto Zulmirinha Veras é hoje uma referência em Alexandria e região e, de acordo com George Veras, era um sonho antigo. "Sempre pensei em criar uma instituição que pudesse atuar em áreas como cultura, meio ambiente e esportes, contribuindo para o exercício da cidadania e para a melhoria das condições de vida dos meus conterrâneos alexandrienses", fala. "A ideia já se encontrava em um estágio bastante avançado quando, para imensa tristeza de todos nós, familiares e amigos, minha irmã Zulmira, ainda jovem e de maneira brusca, deixou nosso convívio", comenta. "Assim, quatro meses após a partida da inesquecível irmã, na data em que ela completaria 49 anos, criamos o Instituto Zulmirinha Veras, prestando justa homenagem a uma pessoa intimamente ligada à cultura, principalmente como assídua leitora de livros e verdadeira cinéfila", diz.
Hoje, o instituto possui em permanente funcionamento a Biblioteca Professor Dubas, o Cineclube Alexandria, com exibições regulares e gratuitas e o Museu Histórico de Alexandria, inaugurado no final de setembro passado, além de comemoração de datas como o Dia da Poesia, o Dia do Livro Infantil e o Dia do Meio Ambiente.
Para este ano está prevista o lançamento de mais três livros de poesias, mediante parcerias com empresas de comércio e serviços que, oferecendo patrocínio, divulgam suas marcas nas contracapas dos trabalhos, como ocorreu em "Saudades.



Fonte; Jornal Gazeta do Oeste

Concurso da Câmara Municipal de Mossoró deverá ser realizado pela Comperve da UFRN

O tão aguardado primeiro concurso da Câmara Municipal de Mossoró (CMM), anunciado para 2011, deverá ser realizado no mês de abril pela Comissão Permanente do Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Comperve/UFRN). A informação foi anunciada pelo presidente do Legislativo mossoroense, vereador Francisco José Júnior.
De acordo com o parlamentar, as conversas entre a CMM e a Universidade Federal estão avançadas. "Nós queríamos que o certame fosse executado pela Uern, mas devido ao vestibular e também ao concurso para professores que a Universidade promoverá brevemente, não foi possível concretizar as negociações. Por isso, procuramos a UFRN, que é uma instituição com experiência, credibilidade e sem ligações políticas", destaca.
O presidente da Câmara Municipal acrescenta que todas as informações referentes ao concurso já foram encaminhadas à Comperve. "A presidente da Comissão foi bastante receptiva em nossa primeira conversa e solicitou que encaminhássemos as informações, que já enviamos na quarta-feira, dia 4", diz.
O vereador afirma que em até dez dias a UFRN deverá emitir comunicado oficial sobre a proposta da Câmara Municipal. "Caso a resposta seja positiva, a Comperve irá organizar o calendário de atividades, informando a data em que será lançado edital, período de aplicação das provas e resultado", conta Francisco José Júnior.
A expectativa do presidente da Câmara é de que o edital do concurso seja publicado entre os meses de março e abril. "Temos que homologar o resultado até o dia 7 de julho, devido ao período eleitoral de 2012, mas queremos concluir esse processo até o dia 30 de junho", comenta.
O parlamentar revela ainda que serão oferecidas vagas para os níveis médio e superior, com oportunidades nas áreas de jornalismo, direito, enfermagem, letras, contabilidade, entre outras. "Queremos pelo menos dobrar o número de servidores atuais da Câmara, que é de 33. Mas não é possível confirmar a quantidade de vagas, porque isso depende de um estudo orçamentário e também de demanda, o que está sendo feito", conclui Francisco José Júnior.


Fonte: Jornal O Mossoroense

Abertas inscrições para mestrado em Letras Cameam

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), abriu as inscrições para a seleção do curso de Mestrado em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
O prazo vai até o dia 27 de janeiro de 2012. Serão disponibilizadas 25 vagas distribuídas em duas linhas de pesquisa: "Discurso, memória e identidade" e "Texto, ensino e construção de sentidos". Outras informações sobre a Seleção 2012 podem ser obtidas no link  http://www.uern.br/controledepaginas/ppgl-editais2011/arquivos/0744edital_006_2011_selecao_mest_em_letras_2012(1).pdf ou através do telefone (84) 3351.2560 ou 2275- falar com Secretaria do Mestrado em Letras. Outra alternativa para contato e esclarecimentos de dúvidas é o e-mail letras.pferros@mestrado.uern.br.
O Curso de Mestrado em Letras da Uern é reconhecido e recomendado pela Capes e apresenta um corpo docente de alta qualidade, com doutores formados em instituições de diversas regiões do Brasil, com experiência em desenvolvimento de pesquisas e em formação de recursos humanos na própria Uern e fora dela.
O corpo docente é hoje formado por 19 pesquisadores doutores com experiência na aprovação de projetos de pesquisa em agências de fomento nacionais e regionais. Vários deles são também Bolsistas de Produtividade em Pesquisa e atuam em cooperação com pesquisadores e grupos de pesquisa nacionais e estrangeiros.
Devido a sua área interdisciplinar de concentração, em estudos do discurso e do texto, o Mestrado em Letras tem despertado o interesse de profissionais de diferentes áreas do conhecimento: Linguística, Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras Modernas e Clássicas, Literaturas Brasileira e Estrangeira, Pedagogia, Comunicação Social, Biblioteconomia, Artes, Jornalismo, Filosofia, Sociologia, Psicologia, Administração, Direito, História, Ciências Sociais, entre outras.
"O grande encontro dessas áreas está exatamente no interesse pelo estudo dos discursos, pelas práticas discursivas, de identidades e memória inerentes à linguagem humana. Na descrição da própria área de concentração, temos a abertura para esse encontro, o que é também um ponto forte desse Programa de Pós-Graduação", afirma o professor-doutor Gilton Sampaio.



Fonte: Gazeta do Oeste

Inscrições do SiSU para ingresso no primeiro semestre letivo de 2012 na Ufersa iniciam hoje

As inscrições para ingresso na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), começam hoje, 7. No total, 1.165 vagas serão ofertadas para 21 cursos da instituição com ingresso no primeiro semestre letivo de 2012.
De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação da Ufersa, desse total, 665 vagas são destinadas para o campus Mossoró, distribuídas em 13 cursos, 200 para a Ufersa Angicos, divididas em quatro cursos, 150 para o campus de Caraúbas, para dois cursos de graduação, e 150 vagas para o recém-criado campus da Ufersa Pau dos Ferros, que possui dois cursos.
Para o pró-reitor de Graduação, professor Arimatea Matos, o volume de inscrições para Ufersa deve manter a média das últimas edições. "É difícil fazer uma estimativa porque as inscrições ocorrem em nível nacional, mas o número das últimas edições devem se manter, quando mais de 25 mil candidatos se inscreveram para os cursos da Ufersa", avalia.
As inscrições para o processo de seleção começarão no dia 7 de janeiro. Os estudantes interessados em concorrer às vagas deverão acessar o SiSU até o próximo dia 12.
O pró-reitor José Arimatea explica que geralmente as vagas da primeira chamada não são totalmente preenchidas. Isso porque, segundo ele, muitos candidatos realizam inscrição. No entanto, não efetuam a matrícula.
"Estamos conscientizando os estudantes que foram aprovados nos vestibulares de outras instituições, como, por exemplo, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que divulgou resultado recentemente. Queremos evitar que esses estudantes evitem se inscrever só para mostrar aos amigos e familiares que conseguem ser aprovados na Ufersa. Esse comportamento atrapalha o processo de seleção", destaca José Arimatea.
A seleção do SiSU funciona da seguinte maneira: o candidato deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Diariamente, o sistema divulga a nota de corte preliminar de cada curso com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos candidatos que pleiteiam as vagas. Durante esse período, o participante poderá ainda alterar as opções de cursos, caso verifique que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição.
O resultado da primeira chamada do SiSU será divulgado ainda neste mês, no próximo dia 15. Já para efetuar a matrícula, os candidatos aprovados deverão comparecer à instituição nos dias 19 e 20 de janeiro.
A Pró-Reitoria de Graduação da Ufersa alerta que o participante que foi selecionado para a sua primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula. Já os candidatos que forem selecionados para a segunda opção ou não atingirem a nota mínima em um dos cursos escolhidos, podem participar das chamadas subsequentes do SiSU. A etapa da segunda chamada está prevista para ocorrer no dia 26 de janeiro, com matrículas nos dias 30 e 31.
Após essa etapa ainda houve vagas disponíveis, a Pró-Reitora da Ufersa informa que o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão no período de 26 de janeiro a 1° de fevereiro.


Fonte: Jornal O Mossoroense

Protetor solar é a melhor forma de prevenir o câncer

O câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no País. O Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estima 134.170 novos casos em 2012, sendo 62.680 em homens e 71.490 em mulheres. A combinação de praia, sol e pele bronzeada nas férias de verão pode levar a uma exposição excessiva e inadequada à radiação solar. 
Para o chefe do Núcleo de Dermatologia do INCA, Dolival Lobão, o ideal para beneficiar a pele é fugir do sol. "Como o lazer neste período está ligado ao sol, o ideal é se proteger com protetor solar", afirma o médico. Ele explica que é importante aplicar o filtro solar meia hora antes de sair de casa e reaplicá-lo a cada duas horas. "A reaplicação também deve ser feita depois do mergulho ou em caso de suor intenso", acrescenta.
Dolival também aconselha o uso de roupas confeccionadas com tecidos que possuem proteção solar, produzidos com tecnologia especial. Alguns desses materiais garantem o bloqueio de 98% dos raios ultravioleta UVA e UVB. "É bastante interessante, com esta roupa não há necessidade de usar o filtro no corpo, só no rosto", opina.  
O especialista do Inca também explica que para uma proteção adequada, o indicado é usar fator de proteção solar mínimo de FPS 15. "A comunidade dermatológica sugere que use o fator 30. Porém, o 15 espalha melhor que os de FS maior, pois o creme não é tão espesso, então não corre o risco de deixar algumas partes do corpo sem proteção", orienta. Também é conveniente evitar a exposição solar das 10h às 16h, e usar chapéus, guarda-sol e óculos escuros.
"É importante frisar que não é uma exposição eventual que vai te levar a formação do câncer de pele, isso é cumulativo. Vários verões depois, lá com seus 40, 50 anos de vida, é que indivíduo pode desenvolver a doença", observa o médico. Ele ressalta que pessoas que trabalham em exposição direta ao sol, como salva-vidas, pescadores e ambulantes de praia estão mais suscetíveis e, portanto, devem redobrar o cuidado.

iauhsiuahisu - O câncer de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas anteriores. Pessoas de pele clara, sensível à ação dos raios solares ou com doenças cutâneas prévias são as principais vítimas.
Como a pele - maior órgão do corpo humano - é heterogênea, o câncer de pele não melanoma pode apresentar tumores de diferentes linhagens. Os mais frequentes são carcinoma basocelular, responsável por 70% dos diagnósticos, e o carcinoma epidermoide, representando 25% dos casos. O carcinoma basocelular, apesar de mais incidente, é também o menos agressivo.



Fonte: Gazeta do Oeste

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Professores e Alunos da EEPJA participam de aula de campo

Os professores e alunos do Ensino Médio da nossa escola estarão viajando amanhã a Reserva Ecológica Ponta do Tubarão no município de Guamaré. 
Esta é uma atividade pedagógica da E E Pe José de Anchieta em parceria com o Programa Novos Talentos e o Projeto Divulgando a Educação Ambienta na Construção de Saberes e Exercício da Cidadania na Escola Pública, desenvolvidos pelo Centro de Estudos e Pesquisas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do Semiárido (Cemad).
Projeto este, que atua transmitindo conhecimentos de educação ambiental para alunos e professores das escolas públicas e tem a coordenação do professor doutor Ramiro Gustavo Valera Camacho e participação de vários professores, técnicos e alunos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
O objetivo geral da iniciativa é mostrar aos professores e alunos da rede pública municipal de ensino que existem estudos e resultados positivos, alternativas e técnicas de exploração dos recursos ambientais capazes de proporcionar a melhoria da qualidade de vida das comunidades, sem causar danos ao meio ambiente.
Em nosso município o projeto foi instalado na Escola Estadual Padre José de Anchieta (EEPJA )  a convite dos gestores desta instituição escolar e esteve reunidos no dia 9 novembro com os alunos do Ensino Médio e os professores da escola, trabalhando a educação ambiental em forma de oficinas e seminários. As atividades darão continuidade com a visita a reserva ecológica, onde será proporcionado momentos práticos sobre os conceitos teóricos desenvolvidos nas salas de aulas.

Postaremos as fotos da aula de campo após o retorno.

Benefícios acima do mínimo terão reajuste de 6,08%, diz Previdência

O Ministério da Previdência Social informou nesta sexta-feira (6) que os benefícios previdenciários que estão acima do valor do salário mínimo, que foi fixado em R$ 622 a partir de janeiro deste ano, com pagamento em fevereiro, terão um reajuste de 6,08%. Segundo o governo, a portaria com os valores deve ser publicada no "Diário Oficial da União" na próxima semana. Cerca de nove milhões de aposentados ganham mais do que um salário mínimo.
O valor de 6,08% refere-se à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano passado, divulgado nesta sexta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - que serve de referência para a correção dos benefícios previdenciários. O aumento para quem ganha acima do piso previdenciário representará uma despesa de R$ 7,6 bilhões para o governo em 2011, informou o Ministério da Previdência. 
Os benefícios da Previdência compreendem aposentadorias (por idade, invalidez e tempo de contribuição), auxílios para casos de acidente, doença e reclusão, pensões por morte e especiais, salários família e maternidade, além de auxílios de assistência social como o Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).
Fonte: g1.com

Projeto orienta pais sobre segurança nas praias

De olho na movimentação no litoral, a “Operação Verão”, desenvolvida pelo governo do estado, está ganhando mais um reforço a partir deste sábado, dia 07, com o início do projeto “Criança à vista”.
Trata-se de uma parceria entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros Militar e Cruz Vermelha.
A ação “Criança à vista”, será realizada nas praias mais movimentadas do litoral potiguar e consiste na distribuição de 10 mil pulseiras de identificação para serem usadas pelas crianças, na qual deverão ser anotados nomes e telefones de contato dos pais ou responsáveis, evitando assim os casos de crianças perdidas. 
Para que o programa “Criança à vista” possa surtir os efeitos esperados, será realizado também um trabalho de conscientização dos pais sobre prevenção de acidentes com os pequeninos.
O “Criança à Vista” estará presente em todos os finais de semana até o Carnaval, nas praias mais movimentadas do Estado, através de pontos fixos e volantes. 
A Operação Verão é uma integração entre Samu, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, Detran e Secretaria de Turismo do estado. De acordo com Luiz Roberto Fonseca, coordenador geral do Samu, o trabalho se concentra no litoral potiguar e segue até depois do Carnaval. “São 26 ambulâncias disponíveis, sendo 23 de suporte básico e três de suporte avançado – UTI, além de duas motos e dois veículos 4X4”.
Outros cuidados - Além do projeto “criança à vista”, os pais podem tomar outros cuidados com as crianças, para que o veraneio possa ser aidna melhor. É quer o sol forte, o mar agitado, as brincadeiras, a areia suja, são perigos que envolvem uma simples visita à praia e que parecem se multiplicar quando o foco está nas crianças. 
Isso porque elas têm a pele mais sensível, estando mais suscetíveis a queimaduras de sol, além de serem mais curiosas e terem a costume de levar tudo à boca. Por isso, cabe aos pais ou adultos responsáveis ficarem atentos às atividades dos pequenos.
A temperatura da areia também precisa de atenção, para evitar que as crianças adoeçam.


Fonte: Correio da Tarde

Lula deixa hospital após segunda sessão de radioterapia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou ontem, às 12h50, o Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, onde foi submetido na manhã à segunda sessão de radioterapia no combate a um câncer de laringe, diagnosticado em outubro. Lula deu entrada no hospital pela garagem, às 10h30, e evitou a imprensa. Pela manhã, antes de chegar ao local, o ex-presidente compareceu ao velório do padre Adelino de Carli, na Igreja Matriz de São Bernardo do Campo (SP) O religioso, que morreu no Rio de Janeiro, era amigo pessoal de Lula e deu apoio aos movimentos grevistas na região do ABC na década de 1980.
O ex-presidente passou ontem por uma sessão de radioterapia, cuja duração foi de cerca de 20 minutos, e recebeu a visita de um dentista e de um fonoaudiólogo, para evitar o agravamento de possíveis efeitos colaterais do tratamento, os quais devem se manifestar com mais força a partir da terceira ou quarta semanas. As reações mais comuns ao tratamento de radioterapia são mucosites, vermelhidões, escamações e inchaço na região do tumor. Ao todo, o ciclo de radioterapia deve ter duração de seis a sete semanas.
O tratamento do ex-presidente deve ser finalizado na véspera do carnaval. A equipe que assessora Lula trabalha com a perspectiva de que ele participe do desfile da escola Gaviões da Fiel, que o homenageará no carnaval paulistano deste ano. Lula, segundo membros da equipe médica, reagiu bem à primeira sessão de radioterapia, pela qual passou na manhã de ontem. A assessoria do Instituto Lula não confirma se o ex-presidente terá agenda pública nas próximas semanas, mas não descarta a hipótese de ele despachar na sede da entidade, na zona sul da capital paulista.
Na manhã de ontem, o petista recebeu a visita do ministro da Educação, Fernando Haddad, pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo. O ministro utilizou uma entrada reservada do hospital e não teve contato com a imprensa. Lula também tirou fotos durante a manhã com pacientes do Sírio-Libanês.


Fonte: Jornal de Fato

Rosalba sanciona a Lei Orgânica do TCE

A governadora Rosalba Ciarlini sancionou ontem a Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado (TCE). "O Tribunal de Contas do Estado vive um momento profundo e significativo. Sua nova Lei Orgânica, aguardada há 17 anos, chega como uma Lei democrática, pois foi amplamente discutida com todos os segmentos do Tribunal", destacou o presidente do TCE, Valério Mesquita.





De acordo com a governadora, a nova Lei vai ajudar o Tribunal a fazer um trabalho melhor e mais completo, adaptado à nova realidade da sociedade. "A questão que fiz de sancionar a nova Lei Orgânica demonstra o respeito e admiração, a importância do TCE para o Rio Grande do Norte, a instituição que defende o cidadão do Estado", disse Rosalba Ciarlini.
O conselheiro Valério Mesquita disse que a Lei é moderna e se adapta a todas as exigências que visam garantir a lisura na Administração Pública. Ela foi discutida na Assembleia Legislativa e "aprovada com apenas dois votos de discrepância. Com essa Lei Orgânica, o TCE passa a tomar novas atitudes", comentou. Ele ainda reforçou a iniciativa falando sobre a nova fase do TCE, que está fazendo mutirão para avaliar os processos existentes e que vão passar, em breve, pelo processo de digitalização.
A nova Lei Orgânica do TCE representa uma adaptação à ordem jurídica vigente, profundamente modificada nos últimos treze anos pelas reformas introduzidas por intermédio de Emendas Constitucionais.

Fonte: Tribuna do Norte

Pagamento do Bolsa Família será antecipado em 71 cidades mineiras atingidas pela chuva

Brasília - O pagamento do Programa Bolsa Família será antecipado em 71 municípios de Minas Gerais atingidos pelas chuvas. Todos as famílias incluídas no programa que vivem nas cidades listadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) poderão sacar o pagamento de janeiro no dia 18, primeiro dia de repasse do benefício. Normalmente, o pagamento é feito de acordo com o número de inscrição do beneficiário do programa, com alguns dias de diferença entre os primeiros e os últimos beneficiários.
Segundo o MDS, mais 16 cidades mineiras que também decretaram situação de emergência serão incluídas na lista de municípios em que haverá adiantamento do benefício. Entre as cidades que terão o pagamento unificado, estão a capital, Belo Horizonte, e os municípios de Raposos, Brumadinho, Itabirito, Congonhas, que registraram grandes prejuízos com as enchentes.
Quem perdeu documentos pessoais ou o cartão de saque do benefício deve procurar as prefeituras para emissão da Declaração Especial de Pagamento, que autoriza o saque em uma agência bancária, de acordo com o MDS. O documento, de caráter provisório, só é emitido em situações de emergência.
A Defesa Civil mineira estima que 2 milhões de pessoas em todo o estado tenham sido afetadas pelas chuvas. Quase dez mil estão desalojadas e 512 desabrigadas. Pelo menos oito pessoas morreram.
Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Inscrições para concurso da Prefeitura de Parnamirim terminam nesta quinta

Termina nesta quinta-feira (05), o período de inscrição do concurso da Prefeitura de Parnamirim para as áreas da Saúde, Trânsito, Tributação e Assistência Social. As inscrições devem ser realizadas via internet, através do site da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern). Ao todo serão 324 vagas e a taxa de inscrição é de R$ 80 para os cargos de nível superior e de R$ 60 no caso de nível médio.

As provas serão aplicadas no domingo, 5 de fevereiro, em horários e locais que serão posteriormente informados no cartão de inscrição. Os cartões, de acordo com o calendário do concurso, começam a ser entregues a partir do dia 23 de janeiro.

Fonte: Dnonline

Governadora nomeia diretores e vice-diretores das Escolas Estaduais

Veja a baixo a cópia do ato da Governadora do Rio Grande do Norte, publicado no Diário Oficial do Estado a nomeação dos novos diretores e vice-diretores eleitos para o próximo biênio.

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuições constitucionais,
 
R E S O L V E nomear para a Função Gratificada de Diretores e Vice-Diretores das Escolas Estaduais, a seguir nominadas, jurisdicionadas a 12ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Desportos – DIRED, no Estado do Rio Grande do Norte, retroagindo os efeitos do presente Ato a 28 de dezembro de 2011.

DIRED
MUNICÍPIO
ESCOLA
PORTE
DIRETOR/VICE-DIRETOR
12ª
Serra do Mel
E. E. Pe. José de Anchieta
FGDE-II
Roberto de Araújo Silva
FGVDE-II
Raimundo Monteiro de Araújo

Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal, 26 de dezembro de 2011, 190º da Independência e 123º da República.



ROSALBA CIARLINI ROSADO
Betânia Leite Ramalho

SEEC investe mais de 21,4 milhões no Transporte Escolar

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) está ampliando o Programa de Transporte Escolar do Rio Grande do Norte (PETERN). Já se encontram estacionados, no pátio do Centro Administrativo do Governo do Estado, em frente ao Papódromo, os 70 ônibus e 30 microônibus adquiridos para atender estudantes das cidades de Natal, Mossoró, Caicó e Macaíba.

Com o investimento de mais de 21, 4 milhões, a Secretaria pretende resolver definitivamente os problemas de transporte escolar, além de oferecer um sistema de transporte seguro, eficiente e adequado aos alunos, uma vez que os veículos são adaptados exclusivamente para o transporte escolar. A ampliação do programa está inserida em um conjunto de ações que visam melhorar a qualidade do ensino na rede estadual. Os ônibus e microônibus têm capacidade para transportar 59 e 25 alunos respectivamente.

Além dos veículos adquiridos pelo Governo do Estado, o Rio Grande do Norte também vai receber 50 ônibus do Ministério da Educação, por meio do Programa Caminho Escola, como uma forma de contra partida do Governo Federal. Desses 50, 20 veículos já têm destinação definida: Angicos 1, Guamare 3, Jardim de Angicos 1, lagoa Salgada 2, lajes Pintadas 1, São José do Campestre 2, Apodi 2, Doutor Severiano 2, Felipe Guerra 2, Santana do Matos 2 e São Paulo do Potengi 2. A destinação dos veículos adquiridos pelo Governo Federal é responsabilidade do Ministério da Educação.  

Os recursos investidos pelo Governo do Estado são oriundos do Tesouro Estadual. Atualmente, a secretaria contrata empresas de locação de veículos. A opção pela compra, em detrimento da locação, se deve a possibilidade de redução de custos e principalmente em função dos problemas ocorridos, ao longo de 2011, que causaram grandes prejuízos aos alunos com a falta do transporte. 

A administração do serviço será feita em regime de colaboração entre a SEEC e os municípios. O processo para regularização veicular, junto ao DETRAN/RN, também já está encaminhado e a perspectiva é de que já no início do calendário letivo 2012 o transporte comece a funcionar. 
De acordo com a secretária adjunta, Adriana Diniz, essa é apenas uma etapa do programa. "Inicialmente a ampliação do PETERN vai atender as cidades de grande porte, contudo, essa é apenas uma primeira etapa. Gradativamente estudantes de outros municípios serão beneficiados porque essa é uma das alternativas que temos para melhorar a qualidade da educação no Estado". Informou a secretária.  

Complementação às prefeituras

O PETERN é um programa realizado em regime de colaboração entre as Prefeituras e o Governo do Estado, no qual o governo repassa recursos para ajudar os municípios a transportar, em conjunto, os alunos da rede estadual e da rede municipal. Como o calendário 2011 foi alterado em função da greve dos professores na rede estadual, os municípios terão que atender os alunos do Estado durante os meses de Janeiro e Fevereiro para cumprir os duzentos dias letivos. 

Nesse sentido, foi publicada no Diário Oficial do Estado, edição de 31 de Dezembro, uma portaria na qual a SEEC autoriza o repasse de recursos financeiros adicionais a título de complementação para realização do serviço de transporte escolar nos municípios em que haverá aula nos meses de Janeiro e/ou Fevereiro.

Os recursos que serão repassados já foram empenhados e representam investimento de R$ 1.817.059,00 e irão beneficiar a estudantes de todas as regiões do Rio Grande do Norte.

O repasse está condicionado à autorização previa da secretaria, no entanto, os prefeitos devem solicitar, por meio de ofício dirigido a SEEC, autorização para uso do recurso apresentando justificativa e documentação.
 
Nota do Blog: Apesar de ser o programa mais rico da educação é o serviço campeão de reclamação, pois funciona na prática com muitas dificuldades, segundo a secretária adjunta Adriana  Valéria Diniz.

domingo, 1 de janeiro de 2012

FELIZ 2012!


De repente, num instante fugaz, os fogos de artifício anunciam que o ano novo está presente e o ano velho ficou para trás. 
De repente, num instante fugaz, as taças de champagne se cruzam e o vinho francês borbulhante anuncia que o ano velho se foi e ano novo chegou. 
De repente, os olhos se cruzam, as mãos se entrelaçam e os seres humanos, num abraço caloroso, num so pensamento, exprimem um só desejo e uma só aspiração: PAZ E AMOR. 
De repente, não importa a nação, não importa a língua, não importa a cor, não importa a origem, porque todos são humanos e descendentes de um só Pai, os homens lembram-se apenas de um só verbo: amar.
De repente, sem mágoa, sem rancor, sem ódio, os homens cantam uma só canção, um só hino, o hino da liberdade. 
De repente, os homens esquecem o passado, lembram-se do futuro venturoso, de como é bom viver. 
De repente, os homens lembram-se da maior dádiva que têm: a vida.
De repente, tudo se transforma e chega o ano radiante de esperança, porque só o homem pode alterar os rumos da vida. 
De repente, o grito de alegria, pelo novo ano que aparece. 

Que 2012 seja recheado de muita paz e muitas conquistas para todos nós.

FELIZ ANO NOVO!

Especialista afirma que Brasil ainda não está preparado para mudanças ortográficas

O ano de 2012 é o último para a adaptação às mudanças ortográficas na língua portuguesa. Livros didáticos dos ensinos Fundamental e Médio têm somente este ano para passar a seguir o novo acordo ortográfico. A partir de janeiro de 2013, serão corretas apenas as novas grafias, válidas também para vestibulares e concursos públicos, segundo o Ministério da Educação.
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entrou em vigor em 2008, 18 anos após sua elaboração. O Brasil é o primeiro país entre os que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) a adotar oficialmente a nova grafia.
O objetivo das mudanças é unificar o idioma - falado oficialmente em oito países e que tem 230 milhões de falantes no mundo - e disseminar a língua portuguesa. As novas regras mudam o uso do hífen, padronizam palavras, extinguem o trema e a acentuação em algumas palavras.
Porém, as mudanças são bem vistas por alguns especialistas. É o caso do professor Édimo Jales, para quem o Brasil não está preparado para aplicar as mudanças definitivamente no prazo estabelecido. Segundo ele, as próprias instituições não se preocupam com isso.
"Por exemplo, a Academia Brasileira de Letras não publicou ainda nenhum dicionário, nenhuma obra completa expressando essas mudanças. Nenhuma escola, até hoje, preparou os estudantes para essa mudança", critica o professor.
E continua: "E digo mais, os próprios professores também não estão preparados, e o aluno também não está dando muita importância a isso". Para Édimo Jales, isso ocorre porque o novo acordo foi imposto, colocado sem ouvir o conjunto da sociedade.
Segundo o professor, o Brasil vai precisar de mais tempo para aplicá-lo em sua plenitude, tempo para conquistar mais credibilidade e transmitir mais seriedade. Até porque, entende ele, o acordo é superficial, não resolve as necessidades que se buscam.
"As mudanças não precisam ser apenas no aspecto gráfico, mas no semântico. A gramática não acompanhou a evolução da sociedade, continua com herança machista, privilegiando o masculino nas palavras. O novo acordo é uma mudança política", critica. 
MUDANDO
As principais mudanças são fim do acento que diferencia palavras escritas de forma igual. Exemplo: Pára, o verbo, vira para; desaparece o acento agudo nos ditongos abertos -ei, -oi-, -eu das palavras paroxítonas (Idéia vira ideia, paranóico vira paranoico).
O trema deixa de existir. Agüentar vira aguentar, cinqüenta vira cinquenta. Abolido acento circunflexo nos encontros de vogais -oo e -ee. Vôo vira voo; eliminado o hífen em palavras compostos cuja noção de composição se perdeu, como em pára-quedas, que vira paraquedas, e manda-chuva, que vira mandachuva.
Fim do hífen também em palavras derivadas por prefixação, quando o prefixo terminar com vogal e a palavra seguinte começar por qualquer consoante, exceto "h", ou por uma vogal diferente. Contra-regra será escrito contrarregra e auto-escola vira autoescola.
O hífen passará a ser usado em palavras derivadas por prefixação, quando o prefixo termina com uma vogal igual à vogal inicial do outro elemento. Antiinflamatório será escrito anti-inflamatório e microondas passará a ser micro-ondas

Fonte: Jornal O Mossoroense

Novo salário mínimo nacional de R$ 622 entra em vigor neste domingo

Entra em vigor a partir de hoje (1º) o reajuste do salário mínimo, que passa de R$ 545 para R$ 622, um aumento de R$ 77. O novo salário mínimo corresponderá a R$ 20,73 por dia e o valor pago pela hora de trabalho será de R$ 2,83.
De acordo com cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o aumento de 14,13% vai injetar R$ 47 bilhões na economia brasileira. Descontada a inflação estimada para 2011, o aumento real do salário mínimo deve ser de 9,2%.
Ainda segundo o Dieese, 48 milhões de pessoas têm sua renda vinculada ao valor do salário mínimo e, portanto, serão diretamente beneficiadas com o aumento. O governo também passará a arrecadar R$ 22,9 bilhões a mais devido ao aumento do consumo causado pelo reajuste.
O novo salário mínimo de R$ 622 terá impacto de R$ 23,9 bilhões nas contas públicas em 2012. De acordo com governo, a maior parte desse montante corresponde aos benefícios da Previdência Social no valor de um salário mínimo que serão responsáveis pelo aumento de R$ 15,3 bilhões nas despesas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O método de reajuste do salário mínimo foi definido por meio de medida provisória aprovada pelo Congresso. A lei que fixa a política de reajuste do salário mínimo estabelece que o valor será reajustado, até 2015, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.
Também começa a valer hoje o reajuste de 14,12% no valor do benefício do seguro-desemprego. Com isso, o valor máximo pago ao trabalhador passa de R$ 1.010,34 para R$ 1.163,76. O percentual de reajuste está em resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador publicada no dia (30) no Diário Oficial da União.
O benefício é pago em, no máximo, cinco parcelas de forma contínua ou alternada. Quem, nos últimos três anos, trabalhou entre seis meses e 11 meses recebe três parcelas. Aqueles que trabalharam entre 12 meses e 23 meses recebem quatro parcelas e quem comprovar vínculo empregatício de, no mínimo, 24 meses, recebe cinco parcelas.
Tem direito ao seguro-desemprego o trabalhador dispensado sem justa causa, que tenha recebido salários consecutivos no período de seis meses anteriores à data de demissão e tenha sido empregado de pessoa jurídica por pelo menos seis meses nos últimos 36 meses.
O trabalhador tem do sétimo dia ao 120º dia após a data da demissão do emprego para requerer o benefício.

Fonte: Agência Brasil