segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012 da EEPJA

O ano de 2012 foi um ano de muitas realizações na E E Pe José de Anchieta. Uma equipe organizada e articulada com os planejamentos e a promoção das atividades extra-classe mostrou aos docentes e discentes da nossa instituição educacional como é possível fazer educação pública com responsabilidade e melhorar-la a cada dia.

Esta equipe é formada por:
Roberto de Araujo Silva (diretor)
Raimundo Monteiro de Araújo (vice-diretor)
Elilde da Silva Tavares de Araujo (Coord. Adm. Financeiro)
Meire Fernandes da Silva (Coord. Pedagógica)
Ana Paula Dantas (Inspetora Pedagógica)
Maria Alves de Souza (Apoio Pedagógico)
Francisca Marluce de Oliveira Azevedo (Apoio Pedagógico)
Vera Lúcia Régis de Morais (Apoio Pedagógico)
Edilson Alves de Oliveira (Assist. Administrativo)
Terezinha Maria de Oliveira Medeiros (Assist. Administrativo)

Mostraremos neste espaço as atividades pedagógicas, culturais e esportivas promovidas pela EEPJA durante o ano de 2012.

ASSEMBLEIA GERAL

Realização da Assembleia Geral, para a escolha dos membros para o Conselho Escolar e Conselho Fiscal em 26 de janeiro de 2012.

40º ANIVERSÁRIO DA EEPJA

Realização do 40º Aniversário da EEPJA nos dias 20 e 21 de abril, onde foi entregue os certificados dos mini-cursos e seminários, entrega de medalhas aos ex-alunos homenageados que hoje ocupam lugar de destaque na sociedade. Apresentações culturais dos alunos da EEPJA  e do Mais Educação das Escolas Estaduais de Mossoró.

FUNDAÇÃO DO GRUPO DE ESCOTEIROS DA SERRA DO MEL

Fundação do Grupo de Escoteiros "Edinaldo Filgueira" na EEPJA, em 24 de março. Foi eleita a profª Edna Marques para dirigir o grupo local.

CORTEJO CULTURAL

Participação da nossa instituição no Cortejo Cultural, atividade promovida pela Secretaria Municipal de Educação no dia 13 de maio, data do aniversário da nossa cidade. Nossa Escola desfilou homenageando os 40 anos de história da nossa instituição.


CURSO DE INFORMÁTICA PARA PROFESSORES

Realizamos de maio a setembro, juntos ao NTE/DIRED um curso de introdução a micro-informática com os nossos professores, preparando-os para que os mesmos possam desenvolver melhor suas atividades com os nossos alunos. 

VISITA DO DESTACAMENTO MILITAR A EEPJA

Fizemos uma parceria com o destacamento militar do município de Serra do Mel/RN, onde realizamos durante duas semanas no mês de junho, visitas as salas de aulas com mini-palestras, informações educativas sobre segurança, condução de transporte e uso e tráfico de drogas, porte de armas, queima de bombas juninos em locais inadequados alertando aos estudantes os perigos e as consequências destes tipos de crimes

COPA 40 ANOS DA EEPJA

Promovemos no mês de junho o torneio interclasse intitulado COPA 40 ANOS DA EEPJA, onde tivemos 9º ano II e o 4º Período I, campeões destes jogos. O campeonato foi realizado em duas modalidades, de acordo com as idades dos meninos.

I FESTIVAL  JUNINO DA EEPJA

Executamos o projeto junino intitulado o I Festival Junino da EEPJA, no dia 28 de junho. Com concurso de quadrilhas matutas, rainha do milho, casal matuto e o melhor chamador de quadrilhas. Além de muitas barracas e comidas típicas. Durante o mê de junho foi apresentados recitais e murais sobre a literatura junina de acordo com as pesquisas realizadas pelos alunos e orientados pelos professores. A Quadrilha Junina Campeã foi a Explosão Serrana.

II SEMINÁRIO AMBIENTAL 

Realização do II Seminário sobre Meio Ambiente em parceria com o CEMAD/UERN no dia 07 de junho em nossa escola.

AULA DE CAMPO NOS LABORATÓRIOS DA UERN

Aula Passeio - Visita dos nossos alunos do ensino fundamental aos laboratórios da UERN, trabalha feito em parceria com o CEMAD/UERN em 16 de junho.

AULÃO DE MATEMÁTICA/FÍSICA

Iniciamos este ano com os aulões de matemática e física preparatórios para o vestibular e ENEM, em parceria com nosso ex-aluno Paulo Henrique, hoje estudante de ciências tecnológicas da UFERSA. Os aulões iniciou em agosto e concluiu em outubro.

CJURSINHO PRÉ DA 12ª DIRED

Alunos do 3º ano da nossa escola frequenta cursinho pré-vestibular promovido pela 12ª Dired. No período de junho a dezembro.


Magali (12ª Dired), Joaquim, Ivonete, (seec/rn) Roberto, Ana (EEPJA), Judivânia e Augusta (12ª Dired)
O secretário adjunto da Educação e Cultura acompanhado da diretora da 12ª DIRED visitam a nossa instituição escolar no dia 10 de julho de 2012.

CURSO DE NOÇÕES BÁSICAS DE DIREITO

Alunos do Ensino Médio participam de Curso de Noções Básicas de Direito, realizado durante os meses de agosto e setembro em parceria com o escritório do Dr. Aldo Araujo. O mesmo é ex-aluno da nossa escola, foi um dos homenageados no 40º aniversário da EEPJA, atualmente é advogado, escritor e jornalista.

CURSO DE TURISMO AMBIENTAL

Nossos estudantes participam do Curso de Turismo Ambiental, realizado período de 31 de julho a 03 de agosto em parceria com IDEMA.


PROJETO PRATICANDO A CIDADANIA
Realização da campanha de doação de sangue em nossa escola envolvendo toda a comunidade escolar. O Projeto intitulado como Praticando a Cidadania, trabalhou com palestras e informações sobre a importância de doar sangue e foi realizado em parceria com o HEMOCENTRO de Mossoró no dia 13 de agosto.


CAMPEÃO DOS JERNS EM MOSSORÓ
Nossos alunos/atletas foram campeões dos jogos escolares em Mossoró durante o campeonato 2012. Conseguimos dois títulos do campeonato nas categorias mirim e juvenil. O evento foi realizado durante o mês de agosto.


DESFILE CÍVICO
Participação dos nossos alunos no desfile cívico juntamente com os alunos da Escola Municipal Vila Rio Grande do Norte no dia 07 de setembro.


3ª FEIRA DO JOVEM EMPREENDEDOR DO PROJETO DESPERTAR
Realização da 3ª edição do Projeto Despertar na EEPJA. O curso iniciou em setembro e concluiu em 05 de dezembro com a tradicional feira de negócios do jovem empreendedor.

CURSO DE APICULTURA
Curso de Apicultura realizado em parceria com  o SENAR, financiado pelo PRONATEC. Realizado durante o período de setembro a novembro com alunos do ensino médio regular e da EJA.

FEIRA DE CIÊNCIAS 2012 DA EEPJA

Realização da Feira de Ciências 2012 da EEPJA. Culminância dos Projetos em 28 de setembro. Desta feira, foram escolhidos três Projetos para serem apresentados nas V Feiras de Ciências da 12ª Dired e na II Feira do Ciências Para Todos em Mossoró.


PARTICIPAÇÃO DOS JERNS EM NATAL
Participação dos nossos atletas/alunos nos jogos escolares em Natal no mês de outubro.

PARTICIPAÇÃO DAS FEIRAS EM MOSSORÓ
Participação dos nossos alunos na V Feiras de Ciências da 12ª Dired no dia 18 de outubro e da II Feira do Ciências Para Todos na UFERSA em 09 de novembro.

REORGANIZAÇÃO DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DA EEPJA

Reorganização da Biblioteca Comunitária Prof. Cortez Pereira em 13 novembro.

CONFRATERNIZAÇÃO: UNIDOS PELA EDUCAÇÃO
Confraternização Unidos Pela Educação realizado em parceria com a E M Vila Rio Grande do Norte em 14 de novembro.


PROJETOS NÃO AS DROGAS
Realização do Projeto: Não as Drogas. Executado em parceria com o grupo de escoteiros da Serra do Mel no dia 30 de novembro.

CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA DA EEPJA
E finalmente... A realização do café da manhã no espaço de convivência da EEPJA, onde houve a confraternização dos professores e servidores e o tradicional amigo secreto no dia 28 de dezembro.

Estas ações foram desenvolvidas pela equipe administrativa/pedagógica em parcerias com ex-alunos e diversas instituições.

"Fico feliz em concluir este ano e sentir a satisfação de ter cumprido o nosso dever como gestor público na nossa escola. Vencemos muitas dificuldades e hoje agradeço a DEUS, a nossa equipe, aos colegas professores, funcionários e alunos por acreditar em nossos projetos que tem feito a diferença no rumo da nossa EEPJA. Obrigado a todos e vamos continuar no caminho certo, fazendo parcerias com ex-alunos, com universitários e instituições para somarmos nossas forças e oferecer ao nosso educando uma formação cada vez melhor." Prof. Roberto de Araujo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário