domingo, 21 de outubro de 2012

Ao mestre, com carinho


O Dia do Professor é uma data que celebra uma das profissões mais importantes e nobres do mundo, pois envolve comunicação, liderança, juventude e conscientização, sem falar da orientação e da proximidade com os estudantes. Muitos professores acabam cumprindo um papel que deveria ser da família, como orientar o jovem, dar afeto, saber ouvir e ensiná-lo o caminho certo a seguir.

Porém, nem tudo está perdido. Ainda há aqueles professores que levam adiante a sua missão de ensinar, o compromisso de mostrar ao jovem que há vários caminhos difíceis e cheios de obstáculos, e que é preciso escolher aquele que vai levá-lo à fonte que jorra para matar a sede. Sede de conhecimento, de saber, de verdade e de persistência.

Houve um tempo em que os mestres eram presenteados, respeitados e valorizados só porque eram professores. Atualmente, essa realidade mudou. E a desvalorização do profissional é visível, a começar pelo salário e pelas condições em que se encontram as salas de aula do país.

Quem não se lembra do tempo em que levava um presentinho para a professora, um batom, uma fruta, um perfume, mesmo que do mais barato...? Isso era no antigo primário. Hoje quase não se tem esse hábito de presentear o professor pelo que ele representa na vida do aluno. 

E se o professor fosse dar um presente para o próprio professor, o que ele daria? O Escola conversou com 4 professores e ouviu deles os presentes que dariam nessa data tão importante para o mestre.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário