quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Iniciamos hoje o Projeto Despertar


Iniciou hoje a 3ª edição do Projeto Despertar. Foram selecionados 37 alunos e esteve presente quase todos sobre a recepção do gestor, Prof. Roberto de Araujo e o curso será ministrado pelo Prof. Adailson Antonio.
O objetivo é mostrar ao estudante como o empreendedorismo pode trazer novas perspectivas e ajudar a identificar oportunidades no mercado profissional para, quem sabe, futuramente, ele abrir seu próprio negócio. Com base nessas premissas, o SEBRAE do Rio Grande do Norte iniciou uma experiência que tem ajudado a transformar a vida de milhares de jovens alunos do Ensino Médio de escolas públicas pelo interior do estado. O Projeto Despertar é uma parceria do SEBRAE/RN com a Secretaria de Educação e Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. A iniciativa nasceu em 2003. Hoje, mais de 100 escolas fazem parte do projeto, que já beneficiou cerca de 15 mil alunos com conhecimentos sobre empreendedorismo. O objetivo do programa segundo o SEBRAE é chamar a atenção do aluno para o empreendedorismo no cenário socioeconômico mundial e prepará-lo para oportunidades e desafios do mercado de trabalho O Despertar surgiu a partir de um levantamento realizado em todo o Sistema SEBRAE sobre experiências de sucesso em educação empreendedora.

Este curso tem uma carga horária de 96 horas/aulas, sendo 30h/a em sala de aula, presencial, onde será desenvolvidos as dinâmicas de grupos, aulas expositivas e vivenciais. 36 horas/aulas em campo, onde os alunos desenvolvem pesquisas de mercado, realizam contatos com empreendedores locais e visitam empresas objetivando conhecer as suas estruturas e funcionamento. E 30 horas/aulas para a feira do jovem empreendedor, que é o momento onde os alunos "vestem a camisa" de empreendedores, transformando em realidade, as ideias em oportunidades de negócios.
A conclusão do curso será em dezembro deste ano e será encerrado com a feira do jovem empreendedor, que nós da EEPJA denominamos de Feira do Projeto Despertar, feira esta, que foi muito bem conceituada nos anos anteriores.

Um comentário:

  1. Aproveitem, o curso de empreendedorismo é muito cobrado tanto no mercado de trabalho quanto nas universidades. E no campo profissional vale mais quem é mais capacitado!

    ResponderExcluir