quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

DIRETORES ELEITOS FAZEM CURSO DE GESTÃO NO SEBRAE

Os diretores das escolas estaduais da circunscrição da 12ª DIRED, que foram eleitos agora em dezembro de 2011, estão se capacitando na função, fazendo um curso de Gestão de Qualidade, no SEBRAE/Mossoró/RN.
Uma das finalidades do curso, além de promover uma melhor interação entre o gestor e o corpo docente e discente – e funcionários –, é o de possibilitar a opção de ter uma vida profissional mais leve, a partir das mudanças a que se propõe o curso – através do emprego de técnicas e instrumentos como a auto-exposição, a busca do feedback, o desenvolvimento das habilidades de saber ouvir e da empatia na relação administrativa.
Os nossos gestores eleitos no último pleito, Roberto de Araujo e Raimundo Monteiro também estão participando deste curso, que é de grande importância para as relações entre todos que compõe a comunidade escolar no ambiente de trabalho.
O curso também oferece aos gestores, uma compreensão maior sobre o significado de humanização nas relações e da necessidade de propor diretrizes para o desenvolvimento de relações mais humanizadas – dentro e fora da instituição.
O curso também disponibiliza meios de se conhecer os principais elementos que estruturam o trabalho em equipes e o processo de liderança de grupos, podendo até propor a construção de equipes para os mais diversos assuntos e direções.
Por fim, o curso se propõe a fazer o gestor ter condições de compreender a si mesmo, a relação com o outro e a importância do trabalho em equipe – valorizando a humanização das relações.




COMPETÊNCIA GERAL DO CURSO 


Encontro 01 – Compreendendo a si mesmo
Encontro 02 – Compreendendo as outras pessoas
Encontro 03 – Construindo equipes (1ª parte)
Encontro 04 – Construindo equipes (2ª parte) 
Encontro 05 – Valorizando a relação humana
Encontro 06 – Compreendendo o cliente

Fonte: Blog da 12ª Dired

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Alunos do Projeto Despertar apresentam trabalhos em feira de empreendedorismo

Na próxima quarta feira (07), 30 alunos da E E Pe José de Anchieta em Serra do Mel/RN que integram o Projeto Despertar participam da II Feira de Negócios do Projeto Despertar, realizada pela Escola em parceria com o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e 12ª Diretoria Regional de Educação (Dired). A Feira será no Espaço de Convivência da referida escola localizada na Vila Brasília – centro, das 09h às 16 horas.
Durante o evento, os alunos irão expor 04 trabalhos, ou seja, 04 mini empresas, nos mais variados segmentos como alimentação, acessórios, artesanatos e produtos da Serra.
Quem visitar a feira poderá conhecer os 04 stands e com as mini empresas criadas, as quais possuem nomes variados como “Anacardium”, “Gastronomia Serrana”, “Acessórios Despertar” e “Desp Artesanato”.
Durante quatro meses, os estudantes receberam orientações sobre elaboração de plano de negócios, trabalho em equipe, possibilidade de riscos e captação de recursos.
“Os alunos divididos em grupos formando as mini-empresas tiveram a liberdade de idealizar seu negócio, criar nomes, fazer seu marketing, buscar patrocínio, tudo com orientação do professor Adailson Antonio. Agora, eles terão a oportunidade de mostrar o resultado de todo o trabalho”, destacou o coordenador do Projeto Despertar na Escola Estadual Padre José de Anchieta, prof. Roberto de Araujo.
O PROJETO - É uma proposta inovadora para disseminar a educação empreendedora nas escolas de Ensino Médio do Estado. É realizado por meio da parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura (SEEC), Sebrae.
A intenção é estimular o desenvolvimento profissional, tornando os alunos aptos a atuarem no mercado de trabalho, assumindo o papel de empreendedores. 
Ao longo de quatro meses, os alunos da rede pública recebem aulas com noções teóricas e práticas sobre empreendedorismo, ministradas no horário oposto ou nos dias de sábado, conforme orientação da instituição de ensino participante do projeto.
O professore que ministram as aulas do Projeto Despertar na escola recebeu uma capacitação de 96 horas sobre a metodologia a ser aplicada, a qual inclui aulas expositivas e vivências, pesquisa de mercado, contato com empreendedores locais, visitas às empresas, além de elaboração do plano de negócio.

Veja o vídeo:



Os Matutos da Serra se apresentam na Festa de Santa Luzia

Os Matutos da Serra é um grupo formado por alunos e ex-alunos da E E Pe José de Anchieta que venceram o Concurso Literário promovido pela escola no ano passado. A partir daquele momento o grupo passou a se apresentar em escolas e eventos importantes no município como na abertura oficial da Festa do Caju neste ano. 
Os meninos transformaram o texto literário Os Sete Constituintes do poeta Antonio Francisco em uma dramatização teatral, dando cores, animações e vida aos personagens (animais) na obra artística do poeta mossoroense sob a orientação na época dos professores Raimundo Monteiro e Ana Paula Vale..
A equipe liderada por Rafaella Dalilla e Kayo Jeferson recebeu o convite da Secretária Municipal de Ação Social da Serra do Mel, Iris Azevedo que através da sua pasta, patrocinou o espetáculo que foi apresentado com muito glamour hoje a noite na Festa de Santa Luzia em Mossoró/RN.
Mais uma vez, parabenizamos a esta equipe forte e maravilhosa e desejamos muito sucesso e aplausos durante todas as apresentações diante do público.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Professora da EEPJA lança CD Evangélico

A cantora gospel Kamila Karen, professora estagiária da E E Pe José de Anchieta está gravando seu primeiro cd gospel na Gravadora Gideão Lima . 
O lançamento do cd que traz o tema O Poderoso Deus está programado para o dia 14 de janeiro de 2012 às 19:00 horas, na Igreja Evangélica Assembléia de Deus Milagres, na cidade de Serra do Mel/RN. A Igreja é presidida pelo Pr. Rubens Medeiros Xavier de Amâncio. 
Em breve estaremos postando uma entrevista com a professora/cantora sobre seu trabalho que está chegando nas lojas gospel no inicio do próximo ano.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Plano de Educação será apresentado no dia 6

O relator do Plano Nacional de Educação (PNE) na comissão especial da Câmara dos Deputados, Ângelo Vanhoni (PT), apresentará o projeto de lei na Comissão de Educação e Cultura (CEC) próxima terça-feira.
  A nova data foi anunciada por ele ontem no período da tarde durante reunião da CEC no plenário dez da Câmara dos Deputados. A presidente da Comissão, deputada federal Fátima Bezerra (PT), fez um apelo aos parlamentares para que o relatório seja aprovado ainda este ano.
  Vanhoni trabalha no PNE desde o início do ano e precisou analisar quase três mil emendas que os membros da CEC apresentaram ao projeto - apenas Fátima Bezerra propôs 532 modificações, boa parte indicadas por movimentos sociais. Uma das emendas pela qual a presidente da CEC tem se empenhado mais é a que determina que os salários dos professores sejam equiparados aos dos demais profissionais com mesma formação acadêmica.   
  O PNE, que orienta as políticas públicas para a área pelos próximos dez anos, ampliou as metas e ficou mais arrojado. Os deputados federais entendem que para conseguir executar o novo projeto é preciso aumentar também o financiamento para a área, previsto inicialmente pelo Governo Federal em 7% do PIB. Atualmente o investimento é de 5% do PIB.
  "O Governo Federal deu um grande passo colocando os 7%, mas precisamos avançar mais", disse Fátima Bezerra, durante a reunião desta quinta-feira. Os movimentos ligados à educação, a exemplo da Campanha Nacional pela Educação e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, estiveram presentes no plenário. Eles também promoveram tuitaço. "É muito importante que essa mobilização continue para aprovarmos um PNE pra valer", disse a deputada federal.
  Ela participou com Vanhoni e outros deputados do PT anteontem, 30, em uma reunião no Palácio do Planalto com os ministros Gleisi Hoffman (Casa Civil), Guido Mantega (Fazenda), Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Fernando Haddad (Educação) para discutir o assunto.


Rogério Marinho critica morosidade na apreciação
O deputado federal Rogério Marinho (PSDB), coordenador da bancada do PSDB na Comissão de Educação da Câmara, lamentou mais um adiamento da apresentação do relatório do Plano Nacional de Educação. O projeto deveria ter sido ontem, mas foi remarcado para a próxima segunda-feira após pressão do governo. Diante do novo constrangimento, imposto ao relator do projeto, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), que já adiou por várias vezes a leitura do seu trabalho nos últimos 20 dias, Rogério Marinho demonstrou solidariedade ao parlamentar.
  "Não estamos entendendo a lógica do governo. Quero me solidarizar com o relator, mas acho que mais importante que a palavra do governo é a vontade da sociedade. Mais importante que a vontade da presidente, é a do povo brasileiro, que espera que os parlamentares cumpram seu dever", disse. Ainda de acordo com Rogério Marinho, toda a Comissão se sentiu "constrangida" com o fato. "Alguém passa todo o ano fazendo um trabalho, elaborando um projeto, e é impedido de fazer seu dever regimental, como se o governo não tivesse tido tempo, como se fosse se debruçar sobre o problema na hora que ele vai acontecer. Ora, nós passamos um ano inteiro discutindo isso", criticou.
  Angelo Vanhoni agradeceu as palavras do líder do PSDB na Comissão de Educação e admitiu sua "angústia" e seu "constrangimento" com a situação. "Se dependesse da minha vontade nós já teríamos votado o PNE. Tenho tentado fazer a leitura e passado constrangimentos junto com vocês, mas o meu limite é segunda-feira, porque estou convencido que preciso fazer a leitura ainda este ano, para a comissão poder decidir se vota em dezembro ou deixa para 2012".




Fonte: Gazeta do Oeste

Representante do Ministério da Agricultura fala sobre o seminário

Representantes de entidades ligadas ao agronegócio no Rio Grande do Norte participaram da 44ª edição do Seminário do Agronegócio para Exportação. O evento, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), foi realizado na quinta-feira e teve como sede o auditório do Hotel Villa Oeste.
O representante do Ministério da Agricultura, Luiz Cláudio de Santana e Caruso, explicou que o seminário é realizado oito vezes por ano em diferentes cidades do Brasil, escolhidas pelo Ministério devido ao seu potencial para exportar, ou através da demanda de locais que pedem para sediar o evento.
Segundo Luiz Cláudio, o seminário tem como objetivo disseminar a cultura exportadora entre os produtores locais. 
"Tão importante quanto disseminar a cultura de exportação, é justamente o contato direto com produtores, proposto pelo seminário para que eles percebam que existem setores do governo federal preparados para dar o apoio que os produtores brasileiros precisam", enfatiza. 
Luiz Cláudio, que é analista de Comércio Exterior do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio (DPI), ministrou a primeira palestra do seminário, que teve como tema, "Oportunidades e desafios às exportações do agronegócio brasileiro".
Entre os cerca de 100 participantes do evento, estavam representantes de Associações de Produtores, comunidade acadêmica, órgãos públicos ligados à área produtiva. 
A programação contou com nove palestras ministradas por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Interior (MDIC), além de representantes de casos de sucesso do setor privado.
Segundo o representante do Ministério da Agricultura, Luiz Cláudio, entre as palestras que merecem destaque estão: "Principais exigências sanitárias e fitossanitárias do mercado Internacional", "Aspectos relevantes do processo exportador", "Caminhos para exportar: o passo a passo para a exportação do agronegócio". 
O Ministério da Agricultura contou com a parceria de algumas entidades para a realização do Seminário do Agronegócio para a Exportação em Mossoró, como o Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE), Prefeitura de Mossoró, Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN, Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Prefeitura de Mossoró, Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN) e outros.


Fonte: Jornal de Fato