sábado, 5 de março de 2011

Alunos do Projeto Despertar são Diplomados

SOLENIDADE
Alunos Concluintes do Projeto Despertar

O Projeto Despertar é fruto de uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio as Pequenas Empresas – SEBRAE e a Secretaria Estadual de Educação, executados pelas Escolas Estaduais e acompanhados pela Diretoria Regional de Educação – DIRED e o SEBRAE da região. O corpo docente é escolhido através de um processo seletivo e submetido ao um treinamento de 180 horas aulas.

O projeto Despertar procura estimular ao empreendedorismo entre jovens estudantes. Alunos do ensino médio, com idade a partir de 15 anos, ampliam sua visão de mundo, e passam a identificar suas potencialidades e a descobrir novas oportunidades. O jovem passa a ver sua realidade e sua escola de forma totalmente nova.
O Despertar causa impacto não apenas no seu público. Em cidades do interior, onde as escolhas são poucas, o projeto movimenta toda a comunidade, pois o empreendedorismo é transmitido no sentido de fortalecer a crença em um futuro melhor, onde cada um é capaz de construir e empreender.
A E E Pe José de Anchieta selecionou 34 alunos no ano 2010 para participar do Projeto, sob a coordenação do Prof. Roberto de Araujo, a instrução do Prof. Adailson Antonio  e o apoio da gestora Akinoã Costa. Dos 34 alunos selecionados 30 concluíram e obtiveram êxito. Os mesmos foram diplomados ontem pela equipe administrativa/pedagógica.
Vejam a Relação dos Alunos Diplomados
Adriana Cristina Nogueira de Lucena
Alany Thasy Fernandes
Alysson Bruno Rodrigues
Ana Rutty Santiago de Souza
Antonio Joarli Ferreira dos Santos
Brunna Poliany Albano Cosme de Souza
Cinthia Regiane Lucena Silva   
Dalyane Marques Bezerra
Eronildes Zacarias da Costa Filho
Francisco Wedson da Silva Costa
Gleidicilene Almeida Gurgel
Izabel Melo
Jerissa Almeida Silva
Julygleison Alves de Souza
Larissa Alana Pereira de Araujo
Larissa Kália Fernandes Costa
Lidia Damares de Paiva Fonseca
Ligia Maria de Souza Silva
Luana Pereira de Araujo
Maele Zacarias Soares
Maria Selma dos Santos
Mikael Costa Souza
Munisia de Lima Silva
Murilo Marques de Medeiros Neto
Rafaela Dalila da Costa Pinto
Raphaelly Santiago de Souza
Renato Italo de Melo
Ruberlania Bezerra de Oliveira
Vilma de Gois da Silva
Wanderleya Moura Mendonça

A solenidade de posse ficou sob a responsabilidade da cerimonialista Linduina Soares que conduziu o evento com muita classe. 
A mesa foi composta pelos professores Roberto de Araujo, Adailson Antonio, Meire Fernandes, Maria Alves, Erivaneide Zacarias, Terezinha Oliveira (presidenta da cooperativa dos beneficiadores da castanha de caju - coopercaju) e o aluno Murilo Marques (líder da turma do Projeto Despertar).
Após os discursos dos que compôs a mesa, a turma passou um vídeo mostrando todas as etapas do desenvolvimento do Projeto. Na seqüência foram entregues os certificados e servido o coffee break.

Vejam as fotos:
Adriana e Adailson Antonio
Alany e Terezinha Oliveira
Ruthy e Erivaneide Zacarias
Joarli e Maria alves
Dalyane e Murilo Marques

Wedson  e Adailson Antonio

Izabel e Terezinha Oliveira

Jerissa e Erivaneide Zacarias

Julygleison e Maria Alves

Larissa e Meire Fernandes
Poliane e Meire Fernandes
Cinthia e Roberto de Araujo
Ligia e Murilo Marques
 Maele e Hildevan  Araujo

Selma e Adailson Antonio

Mikael e Terezinha Oliveira
Munísia e Erivaneide Zacarias

Murilo e Maria Alves

Rafaela e Meire Fernandes

Raphaely e Roberto de Araujo

Renato e Murilo Marques

Ruberlania e Adailson Antonio

Wilma e Roberto de Araujo
Professores que compôs a mesa
Cerimonialista Linduina Soares

quinta-feira, 3 de março de 2011

Professor de escola pública poderá fazer curso superior sem pagar


OPORTUNIDADE

O Ministério da Educação (MEC) decidiu ampliar benefícios do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) para profissionais que já atuam na rede pública.

Desde o ano passado, o programa permite a estudantes de cursos de licenciatura pagar o financiamento atuando em escolas da rede pública após a formatura. Cada mês trabalhado em regime de 20 horas semanais abate 1% da dívida – o que permite quitar o valor em oito anos e quatro meses sem custo financeiro.


A partir de uma portaria que deve ser publicada hoje (3) no Diário Oficial da União, a medida será estendida a professores que já atuam na rede pública e querem cursar alguma licenciatura. Para aqueles que já estão na carreira, o tempo em que estiver fazendo o novo curso e trabalhando em escola pública passa a contar para o abatimento da dívida.

Fonte: blog do aldo

Dilma passará o carnaval na Barreira do Inferno no Rio Grande do Norte

A presidenta Dilma Rousseff passará o carnaval coma  família dela na Base da Barreira do Inferno, pertencente à Força Aérea Brasileira, em Natal. A informação foi publicada na edição de hoje do Jornal O Globo. A assessoria do Palácio do Planalto, por outro lado, não confirmou a informação.

Segundo o jornal, ao contrário do ano passado, quando, às vésperas da campanha presidencial, Dilma vestiu a fantasia de foliã e fez um tour pelas principais festas de carnaval do país, este ano a presidente preferiu algo mais reservado. Dilma viajará com a família na próxima sexta-feira(4) para um paraíso isolado do resto do mundo.


A Barreira do Inferno é uma base da Aeronáutica onde são feitos lançamentos de foguetes e pesquisas aeroespaciais. É o primeiro centro de lançamento de foguetes espaciais da América do Sul, inaugurado em 1965. Dilma poderá descansar à vontade porque não há acesso para a população por terra, ar ou mar à base. O nome Barreira do Inferno foi dado por pescadores da região porque, ao entardecer, os reflexos do sol tornam as falésias do local vermelhas como fogo.

A presidenta Dilma Rousseff é a convidada de Ana Maria Braga no “Mais você” desta terça(1º), às 8h30m. A gravação ocorreu nesta segunda-feira pela manhã. Dilma chegou ao Projac de helicóptero, por volta das 11h20m e foi recebida com um abraço daapresentadora.

Na entrevista, Dilma falou que um dos momentos mais difíceis de sua vida foi quando recebeu a notícia de que estava com câncer linfático.

"É interessante quando esperam de nós, mulheres, uma fragilidade. Isso decorreu do fato de que a mulher, quando assume um alto cargo, é vista fora do seu papel. As pessoas vão se acostumar com cada vez mais mulheres conquistando espaço", disse ela, em nota divulgada pela Central Globo de Comunicação.

Em outro trecho da entrevista, Dilma ouviu gravações de comentários da população e em seguida explicou o por quê do uso do termo presidenta.

"É para enfatizar que existe uma mulher no mais alto cargo do país", explicou ela.

Na gravação, a candidata derrotada à Presidência Marina Silva perguntou num vídeo gravado sobre a falta de igualdade de oportunidades. Dilma, por sua vez, enfatizou a necessidade de políticas públicas sérias não só inserindo cada vez mais a mulher no mercado de trabalho, como no trato da questão salarial.

Governadora acompanha Ministro da Ciência e Tecnologia em visita ao Instituto Internacional de Neurociências


A governadora Rosalba Ciarlini visitou junto com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, as instalações do Instituto Internacional de Neurociências de Natal – IINN, na manhã desta quinta-feira (03). Primeiro a comitiva foi ao Centro de Estudos e Pesquisa Professor César Timo-laria, localizado na Candelária.
Ciceroneados pelo professor Miguel Nicolelis, idealizador e diretor científico do IINN, os visitantes ouviram as explicações sobre as atividades do instituto que tem como proposta promover pesquisas avançadas para ampliação do conhecimento científico com resultados que irão contribuir para o desenvolvimento educacional, social e econômico do Rio Grande do Norte e de toda região nordeste do Brasil.
Depois a comitiva seguiu para o distrito de Jundiaí, em Macaíba, onde visitou as obras de construção do Campus do Cérebro e o Centro de Pesquisa de Macaíba. O Campus do Cérebro, que faz parte do Instituto Internacional de Neurociência e deverá ficar pronto em 2012, terá 25 laboratórios e uma escola regular, onde, a princípio, serão atendidos 1.200 estudantes. No Campus do Cérebro também serão acompanhadas gestantes.
fonte: blog do robinson pires

Secretária firma parceria com o TRE visando projeto para alunos de escolas públicas

A secretária de educação Betânia Ramalho participa de reunião na sede do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), na tarde dessa terça-feira (1º), para tratar de parceria em projeto voltado para jovens estudantes e professores de escolas públicas.

Na oportunidade, foi discutida a parceria envolvendo a Secretaria Estadual de Educação, Unicef, TRE/RN, a UFRN, e o IDE (Instituto de Desenvolvimento da Educação), no projeto Eleitor do Futuro.

O projeto tem o objetivo de oferecer ao jovem uma formação que valoriza a cidadania e o exercício do voto. Estão previstas atividades de formação de professores e de apoio aos grêmios estudantis. O TRE já conta com gibi enfatizando a importância da consciência de eleitor cidadão, para ser distribuído nas escolas do Rio Grande do Norte.

 A secretária Betânia Ramalho mostrou interesse em fazer com que ações do projeto também sejam incorporadas a política educacional do Estado. "Isso pode representar um grande ganho de inclusão social", afirmou. A reunião contou com a participação do diretor da Escola Judiciária Eleitoral, juiz Marco Bruno Miranda, do presidente do TRE/RN, desembargador Vivaldo Pinheiro, do vice-presidente do TRE/RN, desembargador Saraiva Sobrinho, da diretora geral do TRE/RN, Lígia Limeira, e da coordenadora do IDE, Cláudia Santa Rosa.

A visita da secretária decorreu de convite feito pelo TRE/RN a Secretaria Estadual de Educação em contato inicial feito para divulgar o projeto da Escola Judiciária Eleitoral.


fonte: seec/rn

NASA divulga erupção solar registrada em vídeo

Atividade solar poderia ter afetado comunicações por ondas de rádio e danificado satélites caso tivesse ocorrido.



O Observatório Dinâmico Solar da Nasa divulgou as imagens da enorme erupção solar que aconteceu no último dia 24 de fevereiro. O fenômeno teve duração real de cerca de 90 minutos.
A atividade solar é uma explosão na superfície do Sol causada por mudanças no seu campo magnético. É bastante comum, porém tem se intensificada nas últimas semanas. Segundo a NASA, os gases que emergem da superfície solar chegam a atingir temperaturas de mais de 1,5 milhão de graus centígrados.
Esta não foi a maior erupção solar já registrada, entretanto caso ela tivesse acontecido na face que estava voltada para a Terra, poderia ter danificado satélites e comunicações por ondas de rádio.
fonte: blog do prof. sezimar

Blog do Aldo Araújo: Torre de energia eólica é derrubada em Porto do Ma...

Blog do Aldo Araújo: Torre de energia eólica é derrubada em Porto do Ma...: "ATO DA CONCORRÊNCIA?No último dia 21 de fevereiro, a empresa Bioenergy, que atua no ramo da produção de energia eólica, teve uma torre da em..."

Prefeitura conclui reforma da E. M. Vila RN

INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO


A prefeitura Municipal de Serra do Mel concluiu no último dia 28 de Fevereiro, a reforma da Escola Municipal Vila Rio Grande do Norte, onde a mesma  investiu aproximadamente R$ 150.000,00. As aulas do 6º a 9º ano da rede municipal iniciou no dia 01 do mês em curso com o quadro completo de professores. 
A Escola Municipal atende 490  alunos divididos entre 15 turmas nos turnos  matutino e vespertino.
Os professores passaram por uma capacitação no início de fevereiro durante a semana pedagógica, onde foi refletido sobre a prática pedagógica e uma forma adequada para trabalhar a família na escola.

quarta-feira, 2 de março de 2011

C O N V I T E



Temos a honra de convidar você que participou do Projeto Despertar em 2010, em nossa escola, para a diplomação da I Feira de Negócios do Projeto Despertar realizada pela Escola Estadual Padre Jose de Anchieta, que realizar-se-á no dia 4 de Fevereiro de 2011, a partir das 19:00 h, na a escola acima citada, na Vila Rio Grande do Norte, s/n.

Serra do Mel/RN, 02 de Março de 2011.


Atenciosamente,


Prof. Roberto de Araujo
Coord. do Projeto Despertar da EEPJA

I URSAP vai distribuir 93 mil camisinhas no carnaval


Por Assessoria Sesap

A II Unidade Regional de Saúde Pública - URSAP, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Ministério da Saúde, realiza a Campanha contra AIDS no Carnaval 2011. A campanha terá como público alvo as mulheres entre 15 e 24 anos, especialmente de baixa escolaridade e menor poder aquisitivo. Serão distribuídos 93 mil preservativos para os dias oficiais do Carnaval nos municípios da região oeste.


"A campanha mobiliza mulheres jovens na prevenção da AIDS e sugere que elas incentivem o parceiro a usar a camisinha nas relações sexuais" disse a gerente da II Ursap, Iranilde Oliveira Campos. O público foi escolhido porque a infecção entre os jovens tem aumentado significativamente nos últimos anos. Há uma tendência de crescimento da infecção entre os segmentos mais pobres da população e para a feminilização da AIDS. "A medida objetiva tê-las como aliadas da Saúde para sensibilizar a geração atual a se cuidar e fazer sexo protegido", concluiui Iranilde.

A coordenadora do Programa DST/AIDS da II URSAP Magnólia Solano informa que a campanha de carnaval vai ter duas fases. Antes da folia, o foco vai ser na importância do uso da camisinha e na ideia de que cada folião já chegue à festa com seu preservativo no bolso. Depois do período de carnaval, o objetivo será estimular os foliões que tiveram relação desprotegida a fazer o teste HIV.
Dos 27 municípios da 2ª Ursap, 17 foram à sede da unidade para receber a cota extra de preservativos para o carnaval. O técnico do Programa Regional de DST/AIDS Jorge Mota espera que até o dia 03 de março todos os demais municípios compareçam para adquirir o insumo. 

No município de Areia Branca, um dos principais carnavais do RN, a Secretaria Municipal de Saúde espera chamar a atenção da população sobre a AIDS, reforçando o trabalho de prevenção à doença. "Iremos realizar um trabalho de educação em saúde tendo em vista o grande número de visitantes no nosso município no período de carnaval. Haverá entrega de preservativos nos prostíbulos, cais, praias, avenidas, camarotes e outros pontos de folia da cidade", informa a secretária municipal de Saúde, Lidiane Campos Garcia. 

Na cidade de Apodi, que conta com cerca de 100 mil foliões, sendo um dos maiores carnavais do Estado, a Secretaria Municipal de Saúde realizará, no corredor da folia, um trabalho de esclarecimento sobre DST/AIDS com distribuição de preservativos e panfletos. Na cidade-praia de Tibau haverá a distribuição de preservativos aos foliões e turistas.

Já em Patu, serão realizadas diversas atividades educativas durante as festividades. De acordo com a secretária adjunta da Saúde do município, Ediana Dantas de Medeiros, "o município apresenta um elevado número de pacientes portadores do vírus HIV e nos últimos anos esse índice vem crescendo, o que requer estratégias capazes de orientar à população quanto à prevenção da doença".

Em Carnaubais, as equipes da Estratégia Saúde da Família - ESF - terão o papel de orientar e sensibilizar os foliões sobre o uso de preservativos para o sexo seguro. Serão distribuídos preservativos, panfletos e divulgação da ação na mídia.

Sethas promove seminário em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher - 8 de Março, a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social - Sethas realizará dia 11 de março, o seminário "As Mulheres no Mercado de Trabalho no RN". O evento acontecerá a partir das 9h, no Auditório do Sebrae-RN.

O seminário terá palestra do secretário da Sethas, Luiz Eduardo Carneiro, e da Dra. Maria Virgínia Ferreira, do Observatório do Trabalho/RN, além de debate sobre as políticas de valorização da mulher no mercado de trabalho.

O objetivo é divulgar a situação atual da mulher potiguar no mercado de trabalho e sugerir a criação de políticas públicas para apoiar as profissionais que também são chefes de família. Atualmente, o mercado de trabalho formal no Rio Grande do Norte conta com mais de 500 mil empregados, de acordo com a Relação Anual de Informações Sociais - RAIS de 2009, sendo que 42,6% são mulheres (229.367 trabalhadoras). Dados que reforçam a tese de que o apoio às trabalhadoras potiguares é fundamental.

fonte: Seec/RN

terça-feira, 1 de março de 2011

Mel de Serra do Mel ganha sêlo internacional

CERTIFICAÇÃO
As mais de 200 toneladas de mel produzidas a cada ano no município deSerra do Mel, terão mais chances de chegar a mercados consumidores da Europa a preços mais competitivos. 

A Associação de Apicultores da Serra do Mel (Apismel), conquistou na sexta-feira passada o certificado em Comércio Justo para o mel. A Certification for Development (Certificação para o Desenvolvimento) foi concedida pela Fairtrade Labelling Organizacions (Flo-Cert) e o grupo já tem pedido de uma empresa italiana interessada em comprar o mel potiguar.

A certificação é fruto de um trabalho desenvolvido pelo Sebrae-RN desde 2002, disponibilizando para os apicultores da região consultorias, estimulando a adoção de boas práticas e repassando técnicas de manejo das colméias e dos pastos, além da estruturação do grupo em cooperativa. 

As ações resultaram na preparação dos produtores para a conquista do certificado, que posiciona o Rio Grande do Norte como o segundo estado brasileiro a ter mel com o selo Fair Trade. Antes, apenas a Casa Apis, no Piauí, detinha essa certificação no País.

Blog do Aldo Araújo: Banco do Nordeste regulariza dívidas rurais com at...

Blog do Aldo Araújo: Banco do Nordeste regulariza dívidas rurais com at...: "OPORTUNIDADE Observando o que dispõe a Lei nº 12.249, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) vem efetuando a remissão e liquidação de dívidas ..."