terça-feira, 31 de maio de 2011

Projeto vai combater tabagismo nas ruas

A família do flanelinha Naldo Silva do Nascimento não tem o que comemorar hoje, no Dia Mundial sem Tabaco. O flanelinha, juntamente com um ex-cunhado e o filho de 11 anos, foram localizados pela reportagem do Diário de Natal embaixo do viaduto da Zona Norte de Natal fumando e não querendo deixar o vício. Os três são um exemplo de como uma família desestruturada encontra nas ruas e nas "drogas lícitas" um lenitivo para os problemas sociais. O adolescente, que há dois anos perdeu a mãe assassinada, divide com o pai e com o tio Rodolfo Rodrigues dos Santos, 22, não apenas o trabalho de limpar os pára-brisas dos carros nos sinais, mas também os tragos no cigarro e em bebidas alcoólicas.
O caso da família do flanelinha será um dos alvos do Projeto Consultório de Rua do Centro de Referência à Prevenção e Tratamento de Tabagismo no RN, do Departamento de Atenção Especializada (DAE) da Secretaria Municipal de Saúde. O projeto vai alcançar, até o final de junho,crianças, jovens e adultos que estão nos sinais e nas ruas em situação de vulnerabilidade ao uso de todo tipo de droga e, principalmente, as permitidas, como cigarro e bebida alcoólica. O Consultório de Rua será composto por equipes volantes em ambulatório móvel que vão a locais estratégicos buscar pessoas que, numa situação normal, não iriam aos Centros de Atenção Psicossocial. 

Após aceitarem participar do projeto e declarar querer deixar de fumar, as equipes a encaminham para o serviço especializado, onde recebem a assistência necessária com o tratamento, entrega de medicação e intervenção psicológica e social. O medicamento utilizado no tratamento, o "Champix", é de alto custo, gira em torno de R$ 900, e é distribuído nas Unidades de Saúde do Soledade I e Pirangi. Ele é receitado apenas para aquelas pessoas que realmente estão interessadas em deixar de fumar.
Já a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa de Controle do Tabagismo, promove uma ação de panfletagem em frente ao prédio da instituição para sensibilizar os profissionais em relação aos malefícios do cigarro.

Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário