sábado, 7 de agosto de 2010

Promotores de Justiça estarão em Serra do Mel a partir da próxima semana para o "Pai Legal"


PROGRAMA "PAI LEGAL"

Terá início na próxima segunda-feira em Serra do Mel, o programa "Pai Legal", que visa legalizar o Registro de Nascimento de crianças e adolescentes que por diversos motivos não têm em seu registro o nome de seu verdadeiro pai.

Os Promotores com atuação nas Varas de Família, Dr. Hermínio Souza Perez Júnior, Leonardo Dantas e Daniel Robson Linhares de Lima virão atender às 136 mães que se inscreveram nessa primeira etapa do programa.

Inicialmente terá uma apresentação do programa e em seguida as mães serão atendidas, uma a uma pelos Promotores e serventuários da justiça e da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Habitação e Assistência Social, que disporá de toda estrutura para o atendimento.

Os atendimentos serão realizados na Câmara Municipal de Serra do Mel, a partir das 8:00 hs.

A Orientacao da Aprendizagem




De que modo o professor orienta a aprendizagem? Uma das principais tarefas do mestre é disponibilizar meios, técnicas e procedimentos para incentivar seus alunos. O educador não possui o poder de motivar os alunos, mas pode despertar-lhes o interesse por sua matéria ou conteúdo de aula. Qualquer educando só aprende se estiver interessado. O professor precisa cativar a atenção dos educandos a despeito de não atingir seus objetivos educacionais. Caso contrário, será tempo perdido.
Se o professor souber apresentar bem sua matéria ou tema de estudo a ponto de levar o aluno à compreensão inicial do assunto, certamente obterá êxito em seu ensino. A compreensão é o primeiro passo para se aprender qualquer coisa.
É necessário ao mestre saber orientar as atividades discentes com segurança e apurada técnica. Todo professor precisa saber aplicar o conhecimento ensinado, visto que é isso que assegurará a autêntica aprendizagem dos alunos.
Outro ponto importante na orientação da aprendizagem é a integração dos conteúdos. O intuito desse procedimento é proporcionar aos alunos uma visão de conjunto, bem concatenada e ordenada de tudo que já foi aprendido.
Finalmente, o professor também tem como tarefa essencial promover a fixação dos conteúdos de aprendizagem, visando consolidá-los em definitivo e torná-los uma conquista permanente para o aluno.

Por: Prof. Marcos Tuler

Olimpíada Brasileira de Robótica abre inscrições

 INSCRICOES ABERTAS

A Olimpíada Nacional de Robótica (OBR) está com inscrições abertas até o dia 27 de agosto. Voltada a alunos e professores do ensino técnico, médio e fundamental, a competição contará com provas teóricas e práticas ligadas à robótica e relacionadas ao conteúdo da série em que o estudante está matriculado.


Serão premiados os melhores desempenhos por escola, estado e de todo o país, que receberão medalhas e certificados. Os melhores classificados ainda ganharão a participação em um curso de robótica.

Em junho de 2011, os campeões brasileiros participarão de competição internacional da RoboCup Federation, em Istambul, na Turquia.
> Materia extraida do portal da seec/rn

Escolas da rede Estadual ficam acima da média no Enem

Equipe Da SEEC entrega premiação

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) homenageou as cinco escolas da rede estadual de Mossoró que ultrapassaram a média do Exame Nacional do Ensino Médio. A média do ENEM, em 2009, foi 4.00. As escolas homenageadas ficaram com médias acima de cinco e também receberam, da SEEC, um prêmio como forma de incentivo e reconhecimento a dedicação de professores, gestores escolares e alunos. A premiação ocorreu no Circo da Luz, montado na Estação das Artes Elizeu Ventania, em Mossoró, Durante a 6ª Feira do Livro.

As entidades homenageadas, circunscritas a 12ª Dired, regional de Mossoró, foram as Escolas Estaduais Prof. Hermógenes Nogueira da Costa (544,91), Profª. Maria Stela Pinheiro Costa (541,39), Prof. Abel Freire Coelho (533,16), Escola Estadual Padre José de Anchieta (535,23) e o Centro Integrado Eliseu Viana (536,35). O prêmio, doado pela SEEC, e entregue aos diretores, foi um Kit contendo uma câmera filmadora e um aparelho de DVD.

A diretora Evanice Fernandes Queiroz, da Escola Estadual Profª. Maria Stela Pinheiro - que fica no Bairro da Liberdade, Auto de São Manoel - destacou como principal diferencial para a conquista de uma boa média a dedicação dos alunos aliada ao trabalho pedagógico. Segundo Evanice, foi feito um trabalho diferenciado com as turmas, que consistiu em aulas apresentadas em vídeo direcionadas para as provas do exame. "É claro que já havia uma base, mas o material em vídeo complementou a preparação". Afirmou.

17 alunos da escola passaram no exame, apenas um deles para uma faculdade particular, alguns conquistaram notas para ingressar em mais de uma universidade. Para 2010, a diretora afirma que o trabalho vai ser intensificado e ampliado, uma vez que, os resultados incentivaram muitos estudantes e houve uma procura maior, a expectativa é de que a média aumente com um maior número de alunos aprovados no ENEM.

Evania Gurgel, diretora do Centro Integrado Eliseu Viana, também destacou a dedicação dos alunos, mas afirmou que, ao contrário da Stela Pinheiro, não houve nenhum trabalho diferenciado, porém, o ensino pedagógico por meio de projetos interdisciplinares - que consiste em integrar, em um mesmo contexto, disciplinas variadas – ajudou a melhorar a concentração e serviu como estímulo tanto para professores como para os alunos.

Célida Linhares, chefe da 12ª Dired, afirmou que apesar dos contra tempos os resultados foram muito satisfatórios e se colocou a disposição dos diretores para colaborar com trabalhos direcionados para o ENEM. Erileide Rocha, subcoordenadora do Ensino Médio no Estado, se mostrou muito satisfeita e feliz com os resultados das escolas do Ensino Médio no Enem, para ela as diversas ações da SEEC estão fazendo a diferença. "Os projetos de leitura como o Proler, Formação de Leitores e Prazer em Ler estão dando resultados. Precisamos agora evoluir com a discussão no sentido de qualificar cada vez mais a educação". Afirmou.   
> Materia extraida do portal da seec/rn

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

509º Aniversario do Estado do RN

A EEPJA FOI CONVIDADA E GANHOU PRESENTES!

O Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Educacao e da Cultura realizaram, na manha desta sexta-feira (06), na Praca da Bandeira, Centro Administrativo do Estado, a solenidade comemorativa ao 509º aniversario de fundacao do RN. O aniversario do Estado e comemorado no dia 07 de agostro, cmo cai em um sabado, a solenidade para comemorar os 509 anos de fundacao foi antecipado para a sexta e contou com a presenca de varias autoridades entre elas o Governado Ibere Ferreira de Souza e o Secretario de Estado da Educacao, prof. Otavio Augusto d e Araujo Tavares.

Sobre a educacao, o governador aproveitou para parabenizar a plateia formada por educadores pelo aumento do IDEB. Na avaliacao nacional, o Indice de Desenvolvimento da Educacao Basica do Estado atingiu todas as metas previstas pelo MEC, no Exame nacional do Ensino Medio, varias escolas da rede estadual ficaram acima da media. Para o governador essa foi uma grande conquista, porem ainda ha muito a se fazer "Vamos criar o IDEB estadual para fazer uma avaliacao mais precisa das nossas instituicoes. Vamos implantar a meritocracia, pois precisamos tratar as pessoas diferentes de maneira diferente". Afirmou.

O secretrio prof. Otavio Augusto observou que a gestao na SECC e feita de forma participativa e com prestacao de contas como exige a legislacao brasileira. Sobre as acoes que levaram um sensivel aumento nos indices do IDEB, ele destacou os programas sociais que facilitam o acesso as escolas e os programas que transferem recursos para as unidades de ensino, mas tambem lembrou que ha uma diferenca entre a avaliacao do IDEB e a do ENEM. O primeiro avalia as instituicoes e o segundo nao avalia as instituicoes apenas os alunos, mesmo assim, e preciso levar em consideracao os numeros do ENEM.

A solenidade de comemoracao tambem contou com a participacao do jornalista e escritor Crispiniano Neto presidente da Fundacao Jose Augusto que fez uma apresentacao poetica onde o tema foi a historia do RN e do repentista e escritor Amancio Sobrinho que com o mesmo tema fez uma bonita apresentacao ao seu estilo. As apresetacoes culturais tambem tiveram a participacao de bandas fanfarras das escolas estaduais e da orquestra Garibaldi Romano.

Para encerrar o evento a equipe gestora da SEEC entregou kits de premiacao aos diretores das escolas da rede estadual que obtiveram bons resultados no IDEB e no ENEM, o maior destaque foi para a Escola Estadual Barao do Rio Branco, do municipio de Parelhas/RN que tirou nota 5.8 no IDEB, uma nota bem proxima da pretendida pelo MEC para o ano de 2022 que e 6.0. Ja o ENEM  a escola mais bem avaliada foi a Escola Estadual Joao Soares de Souza do municipio de Venha-Ver.
materia extraida do Portal da SEEC.

NOTA DO BLOG

A Escola Estadual Padre Jose de Anchieta do municipio de Serra do Mel atingiu IDEB 3.5 no Ensino Fundamental series finais enota 5.4 na avaliacao do ENEM. Esteve presente a solenidade o vice-diretor prof. Roberto de Araujo onde representou a ESCOLA e recebeu as homenagens e os premios pelo avanco da educacao da Serra do Mel atraves da Escola Estadual.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Cartão Eletrônico do Livro beneficia 164 escolas da rede estadual

Secretária adjunta Salizete Freire fez abertura do evento
O Governo do Estado,através da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), fez a entrega do Cartão Eletrônico do Livro as escolas da rede estadual, circunscritas as Direds de Assu, Apodi, Angicos e Mossoró. O Cartão é um projeto destinado a ampliar o acervo das bibliotecas de escolas estaduais e consiste em um crédito, que varia de 670 a 1.500 reais, para as unidades de ensino adquirir livros durante a Sexta Feria do Livro de Mossoró.

O Cartão foi entregue aos diretores das escolas durante a abertura da feira, nesta terça-feira (03), na Estação das Artes&nbspElizeu Ventania, em Mossoró e faz parte da política de leitura adotada pelo governo do estado. O projeto além de fomentar a Feira do Livro de Mossoró, com um investimento de 300 mil reais, tem como objetivo viabilizar a construção de uma cultura de leitura no estado. Foram beneficiadas 164 escolas da rede estadual de ensino.

Para Evanice Queiros, diretora da Escola Estadual Maria Stela Pinheiro Costa, de Mossoró, um dos benefícios do Cartão Eletrônico do Livro é que a compra é feita pelo diretor, orientado pelos professores. "A participação e orientação do professor é muito importante na escolha do material. Eles conhecem a necessidade didática", afirmou.

Célida Linhares, chefe da 12º Dired, destacou a importância da participação dos diretores na política educacional do estado, agradeceu a participação de todos no evento e destacou o apoio da Secretaria de Educação com a entrega do Cartão Livro, uma ação que vai ajudar a enriquecer ainda mais o acervo das bibliotecas e cumprir também a lei 12.244/2010, que estabelece um prazo de dez anos para toda a rede publica de ensino disponibilizar bibliotecas para os alunos. Com o Cartão Eletrônico do Livro, que substitui o Cheque Livro, a rede estadual de ensino antecipa o cumprimento desse prazo.

Para Domingos Sávio, coordenador da CODESE (Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação) o Cartão Livro é uma das ações da política educacional desenvolvida pelo governo do estado que mostra para a sociedade uma evolução da qualidade da educação. Segundo ele, a melhoria dos resultados no IDEB, onde a rede estadual alcançou todas as metas estabelecidas pelo MEC, é uma evolução lenta, mas consistente e permanente.

Salizete Freire, Secretaria Adjunta de Educação do Estado, apresentou números da ação do governo, por meio da SEEC, em parceria com a União. De acordo com ela, o estado do Rio Grande do Norte nunca doou tantos livros para as escolas da rede, este ano já foram doados mais de 12 milhões de livros para o ensino médio. Para ela, a política de incentivo a leitura é importante para a sociedade porque o livro media a história. "Uma sociedade, sadia se faz de homens de bem e livros de qualidade". Afirmou.

A Feira do Livro de Mossoró é o maior evento do seguimento da Região Oeste Potiguar. Para os empreendedores da área, significa o período de maior faturamento do ano. Daniel Câmara, gerente de marketing da Poty Livros, empresa com duas lojas em Mossoró, destacou que o maior parceiro do evento é o governo do RN com o investimento de R$ 300 mil. Para ele, o recurso disponibilizado por meio do cartão eletrônico é o que sustenta a feira. "A Feira gira em torno do cartão. As vendas para o público ainda são muito pequenas. O público participa, mas em termos de venda são as escolas da rede estadual que matem o negócio". Afirmou.

Além da Feira do Livro de Mossoró o Governo do Estado também vai apoiar a Feira do Livro de Caicó, que será realizada na última semana de outubro. O governo vai investir 200 mil reais no evento.

Projeto que discute evasão escolar é trabalhado por professores na rede municipal pelo CRAS

ASSÚ
- Com o tema "Evasão escolar: suas consequências e fatores", foi iniciado na terça-feira, 3, um projeto que deverá ampliar-se por toda a rede pública municipal de ensino. A atividade é executada pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), vinculado administrativamente à Secretaria de Desenvolvimento Social, e vivenciou sua primeira experiência na Escola Municipal Monsenhor Júlio Alves Bezerra, na localidade rural de Nova Esperança.
De acordo com informação prestada pela secretária municipal de Desenvolvimento Social, professora Maíra Leiliane Oliveira Almeida, a base fundamental do projeto é levar informações e esclarecimentos a respeito das consequências danosas da evasão escolar às famílias e aos estudantes. Outro objetivo é apresentar aos educadores, famílias e adolescentes a importância da educação formal, e assim fazer da relação aluno-escola uma relação de amizade e não de obrigação.
No arco de propósitos do projeto ainda se inserem orientar as famílias sobre a responsabilidade em relação à educação dos adolescentes e mostrar aos alunos a relevância da educação para os desafios que terão pela frente quando ingressarem no mercado de trabalho. A programação foi iniciada às 8h e se estendeu até as 16h. A primeira etapa de tarefas, entre 8h e 9h20, foi marcada por uma apresentação a cargo dos participantes do programa ProJovem Adolescente local. Entre 9h20 e 9h40 houve um intervalo nas atividades agendadas.

Materia extraida do Jornal O Mossoroense

RN investirá R$ 118 milhões na estrutura da educação

INVESTIMENTO NA INFRAESTRUTURA DA EDUCACAO INCLUI A EEPJA SERRA DO MEL

O Governo do Estado está fazendo um dos maiores investimentos da história da Educação do Rio Grande do Norte. Estão sendo investidos R$ 118 milhões em obras de construção, reforma e ampliação de 78 escolas da rede estadual e mais dez centros de ensino profissionalizante.

Os investimentos em obras de reformas, ampliação e construção de escolas são da ordem de R$ 63 milhões. Já na construção dos centros de ensino profissionalizante, o Governo está aplicando recursos que somam R$ 55 milhões.


As obras de construção, reforma e ampliação de 48 escolas já estão em andamento beneficiando os municípios de Pedro Avelino, Afonso Bezerra, Lajes, São João do Sabugi, Brejinho, Canguaretama, Parnamirim, Ipueira, Natal, Bom Jesus, São Vicente, Serra do Mel, Tabuleiro Grande, São José de Mipibu, Mossoró, Alto do Rodrigues, Almino Afonso, Frutuoso Gomes, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Nova Cruz, Passagem, Caraúbas e Serra Negra do Norte.

Em Natal, já estão adiantadas as obras de reforma e ampliação da Escola Estadual Walfredo Gurgel, Escola Professora Maria Queiroz, Escola Professor Luiz Antônio, Escola Berilo Wanderley, Escola Professor Luís Soares, Escola Professor Reginaldo Teófilo (Caic Geração 2000) e Escola Estadual Floriano Cavalcanti.

Em Mossoró, estão sendo feitas as obras de ampliação e reforma da Escola Estadual Professor José Nogueira, Escola Professor Abel Coelho, e Centro Educacional Jerônimo Rosado. Em Caicó, já começaram as obras da Escola Estadual Calpúrnia Caldas Amorim e Centro Educacional José Augusto.

As obras, já em andamento, estarão concluídas ainda neste semestre. As outras 30 escolas previstas fazem parte de lotes que estão em processo licitatório e contemplam diversos municípios do Estado. Os recursos que estão sendo aplicados fazem parte de convênio firmado pelo Governo do Estado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar com o objetivo de ampliar e qualificar a oferta de Educação Profissional e Tecnológica na rede estadual.

"Estamos dando início a um histórico processo que irá mudar a face da Educação do Rio Grande do Norte. Vamos oferecer Educação Profissional em todas as regiões do Estado - com escolas amplas e devidamente equipadas com laboratórios. Estamos trabalhando também para contarmos com professores especializados para o ensino profissionalizante. O que queremos é oferecer escolas que influam diretamente na melhoria de vida dos alunos", afirmou o governador Iberê Ferreira de Souza.

Estado instalará dez centros de ensino profissionalizante

O Governo do Estado já deu início à implantação de dez centros de ensino profissionalizante em várias regiões do Rio Grande do Norte. Os investimentos nos dez centros são da ordem de R$ 55 milhões (cada um terá o custo de R$ 5,5 milhões).

Já foram iniciadas as obras de construção dos centros profissionalizantes de Mossoró, Parnamirim e Alto do Rodrigues. Já foi também dada ordem de serviço para o início das obras do Centro de Ensino Profissionalizante de Tibau do Sul. Esses quatro centros deverão estar concluídos em dez meses. Ainda neste semestre, serão dadas ordens de serviço para o início das obras nos outros seis centros.

Os dez centros profissionalizantes serão implantados em Mossoró, Alto do Rodrigues, Natal (no conjunto Parque dos Coqueiros e no bairro Pitimbu), São Gonçalo do Amarante (nos bairros Golandim e Santo Antônio), Tibau, Extremoz e Ceará-Mirim. As escolas profissionalizantes serão dotadas de toda a infraestrutura necessária para o aprendizado teórico e prático de segmentos profissionais como computação, mecânica e informática.

Cada centro terá 4.200 metros quadrados de área, dez salas de aula com capacidade para atender 1.500 alunos; três laboratórios; salas para coordenação; auditório; anfiteatro com capacidade para 400 pessoas; quadra de esportes e será dotado de estrutura de banheiros e refeitório.

Até o final do ano, o Governo do Estado deve abrir também concurso público para os professores que atuarão nos centros de educação profissional e tecnológica e nas escolas que foram ampliadas e modernizadas para o ensino profissionalizante.

Materia extraida do Jornal O Mossoroense

Festival de Dança Escolar será evento paralelo à etapa regional dos Jogos Estudantis do RN

ASSÚ
- Prossegue até o dia 18 de agosto o calendário de inscrições com vistas a um acontecimento de cunho sociocultural que acontecerá de modo paralelo à realização das competições da edição de 2010 dos Jogos Estudantis do Rio Grande do Norte (Jerns) no Vale do Açu e proximidades. Trata-se do 1º Festival de Dança Escolar dos Jerns, pré-agendado para o dia 20 de agosto no interior do complexo poliesportivo Arnóbio Abreu, em Assú. O festival viverá sua primeira experiência dentro da história dos Jogos Estudantis potiguares.

De acordo com informação do professor Túlio César de Medeiros Almeida, coordenador da etapa regional dos Jerns no âmbito das 6ª e 11ª Diretorias Regionais de Educação (Direds), localizadas respectivamente em Macau e Assú, o festival tem por objetivo "valorizar, divulgar e socializar as construções coreográficas produzidas nas escolas das regiões Vale do Açu, Central e Salineira". O coordenador ressaltou que o evento disponibiliza somente 15 vagas, abrangendo a área de jurisdição das duas Direds e, ainda, a 8ª Dired, com sede no município de Angicos.

IMPORTÂNCIA - O professor Túlio César adiantou que a inscrição é totalmente gratuita. Os representantes escolares que tenham interesse em participar podem manter contato com ele próprio, de segunda a sexta-feira, na sede da 11ª Dired, em Assú, onde também poderão adquirir, igualmente sem ônus adicional, o regulamento do Festival de Dança Escolar. Justificando a inclusão do festival na programação dos Jerns, ele declarou que a dança faz parte dos conteúdos da disciplina de Educação Física. "Entendemos que iniciativas desta natureza podem contribuir para o intercâmbio e integração sem o cunho competitivo dessa arte", concluiu o professor.

materia extraida do Jornal O Mossoroense.

12ª Festa do Bode será aberta hoje no Parque Armando Buá

A Gerência Executiva de Agricultura, Abastecimento e Recursos Hídricos (GEAARH) abre hoje a programação da 12ª edição da Festa do Bode, no Parque de Exposições Armando Buá. A festa faz parte do processo de fortalecimento da cadeia da caprinovinocultura no município, estimulada pela Prefeitura Municipal.
A Festa do Bode contará com exposições de ovinos, caprinos e bovinos, torneio leiteiro, leilões de animais, feiras de animais, shows com artistas da terra no palco interno do evento, festival gastronômico com comidas de ovinos e caprinos, entre outras atrações.
A Festa do Bode 2010 contempla ainda cursos técnicos e oficinas ligados à área rural. "Teremos ainda exposição de artesanato feito pelos moradores das comunidades rurais de Mossoró, e outras atrações para o público", revela o gerente Rondinelle Santos.
A Prefeitura Municipal realiza a Festa do Bode em parceria com Governo do Estado, a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), a Associação dos Criadores de Caprinos de Mossoró (ASSCOM) e a Associação Nacional dos Criadores de Caprinos (ANCOC).

TORNEIO LEITEIRO — A Festa do Bode se transformou no principal evento do gênero no Oeste do Rio Grande do Norte, atraindo pequenos criadores e produtores rurais de cidades da região e de outros Estados do Nordeste. A programação contempla várias atividades, uma delas é o Torneio Leiteiro, cuja primeira ordenha será realizada no dia 7, às 7h, no Galpão da Ordenha.
No dia 7 também ocorrerá desfile de caprinos e ovinos, a partir das 8h30, com julgamento e valendo premiação. Será na Arena de Desfiles. Ao meio dia do sábado, 7, os animais serão terão recepção exclusiva para o leilão até às 12h, no Curral da Recepção.
materia extraida do Jornal Gazeta do Oeste.

A EEPJA Convida Docentes Para Planejar

C O N V I T E


Senhores(a) Professores(a)


Convidamos todos os Professores que compõe o quadro docente deste estabelecimento de ensino, a participar do Planejamento das Atividades do 2º Semestre, que realizar-se-á partir das 13:00 horas no dia 09 (segunda-feira) do mês de agosto de 2010 nas dependências desta unidade escolar.
A sua presença é de fundamental importância para a troca de experiências pedagógicas e a discussão sobre as atividades a serem planejadas para o 2º semestre letivo.
Contamos com a sua compreensão e agradecemos antecipadamente a sua presença.

Serra do Mel/RN, 05 de Agosto de 2010.


Akinoã Costa dos Santos
DIRETORA

MAIS EDUCAÇÃO, MENOS DIAS NA PRISÃO

CCJ do Senado aprova projeto que reduz pena de preso que estudar

 

 

O condenado submetido a regime fechado ou semiaberto poderá diminuir sua pena se decidir estudar, assim reduzindo um dia de privação de liberdade para cada 12 horas de freqüência escolar. A medida foi aprovada nesta quarta-feira (4), em Decisão Terminativa, tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado.

A aprovação aconteceu na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), após ter sido votada, em julho passado, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

 

Como Orientar seu FILHO a estudar

DIA A DIA DE SEU FILHO/ESTUDANTE

* Cultive o hábito da leitura em sua casa.

* Ajude seu filho a conservar o livro didático. O material servirá para outros alunos futuramente.

* Acompanhe a freqüência da criança ou do adolescente às aulas e sua participação nas atividades escolares.

* Visite a escola de seus filhos sempre que puder.

* Observe se as crianças ou adolescentes estão felizes e cuidadas no recreio, na hora da entrada e da saída.

* Verifique a limpeza e a conservação das salas e demais dependências da escola.

* Observe a qualidade da merenda escolar.

* Converse com outras mães, pais ou responsáveis sobre o que vocês observam na escola.

* Converse com os professores sobre dificuldades e habilidades do seu filho.

* Peça orientação aos professores e diretores, caso perceba alguma dificuldade no desempenho de seu filho. Procure saber o que fazer para ajudar.

* Leia bilhetes e avisos que a escola mandar e responda quando necessário.

* Acompanhe as lições de casa.

* Participe das atividades escolares e compareça às reuniões da escola. Dê sua opinião.

* Participe do Conselho Escolar.

Reconhecimento

GESTOR VAI AMANHÃ AO CENTRO ADMINISTRATIVO EM NATAL

O vice-diretor Prof. Roberto de Araujo viaja amanhã ao Centro Administrativo em Natal/RN, representando a nossa Escola para receber prêmios e homenagens do Governo do Estado do Rio Grande do Norte Iberê de Souza e do Secretário Estadual de Educaçao prof. Otávio Augusto, pelo reconhecimento da atuação da nossa Escola no ENEM. Postarei as notícias do evento após...

Postado por Akinoã Costa dos Santos (diretora)

Gestão da EEPJA é convidada à participar do Programa Vivendo e Aprendendo

O Programa Vivendo e Aprendendo, dirigido pelo colono sr. José Varela, homem de um grande exemplo de força, fé e luta na história de Serra do Mel, responsável pela corrida atlética que ocorre todos os anos no mês de dezembro na Vila Amazonas.
O mesmo convidou a Gestão da nossa Escola para participar do Programa Vivendo e Aprendendo do próximo domingo dia 08. Onde iremos divulgar o trabalho da nossa Escola, e o que temos planejados para o 2º semestre, falar sobre educação de forma generalisada, além de levarmos a nossa mensagem para felicitarmos o dia dos pais.
Contamos com a audiência e a participação dos moradores da Vila Amazonas.
Até lá.
Prof. Roberto de Araujo

Serra do Mel ultrapassa meta prevista no ENEM

ESCOLA GANHA PRÊMIO NA FEIRA DO LIVRO


Uma câmara digital filmadora, um aparelho DVD e um microfone profissional. Estes foram os prêmios conquistados pela Escola Estadual Pe. José de Anchieta, pela boa performance na média atingida no ENEM.
A meta para as escolas pertencentes à 12ª DIRED (da qual faz parte a Serra do Mel) foi estimulada em 4,0. Destas, somente 5 escolas conseguiram atingir a meta; e, dentre estas, a Escola Pe. Anchieta, que atingiu a meta de 5,4 no ENEM, ultrapassando a meta prevista, sendo que das cinco escolas, alcançou o 3º lugar.
Por ocasião da realização da feira do livro (em Mossoró), a escola (através da Diretora Akinoã) recebeu o cartão-livro (para compra de livros na feira) no valor de R$ 1.550,00.


NOTA DO BLOG:

Não há melhor prêmio a se ganhar que o crescimento em educação. Nada é mais importante para um povo que isso. O crescimento educacional é a prova mais concreta de evolução; em todos os sentidos.
Postado por Aldo Araújo Tel: 8707-0022 às 06:21

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

ESCOLA ESTADUAL PE JOSÉ DE ANCHIETA É PREMIADA NA 6ª FEIRA DO LIVRO

A Feira do Livro chega a sua sexta edição em Mossoró. A cada ano o evento supera expectativas de público e crítica. Com isso, consolida-se como um dos eventos literários mais importantes do Estado, com a presença dos principais autores nacionais e locais. Ano passado, o escritor e jornalista Fernando Morais ressaltou que a Feira do Livro de Mossoró não deixa nada a dever, em conteúdo das palestras, para eventos semelhantes de São Paulo. Este ano, o evento será realizado entre os dias 3 e 8 de agosto, no mesmo local que as edições anteriores, a Estação das Artes Elizeu Ventania.  
A Escola Estadual Padre José de Anchieta esteve presente na solenidade, representada pela sua diretora, Akinoã Costa dos Santos, que foi surpreendida durante a programação de abertura. Das 78 escolas que pertecem a jurisdição da 12ª DIRED, cinco delas  foram homenageadas e premiadas, entre elas a Escola Estadual Padre José de Anchieta de Serra do Mel/RN. A nossa Escola conseguiu ultrapassar a meta estabelecida pelo Ministério da Educação - MEC, que tinha estabelecido uma média de 4,0 pontos no ENEM e ela conseguiu atingir 5,4 pontos. No ranking das cinco escolas homenageadas fomos a terceira.
Além de fartos elogios, pelo Sec. Estadual de Educação Prof. Otávio Augusto, da Diretora da 12ª Dired, Célida Linhares e do representante do MEC, a Escola recebeu uma câmara digital filmadora, um aparelho de DVD e um microfone como incentivo pelo desempenho obtido.
A Equipe Gestora e Pedagógica parabeniza todos os Alunos do Ensino Mèdio, os Professores e toda a Equipe de Apoio que fazem a Escola Estadual Padre José de Anchieta pela conquista da homenagem e da premiação.